Como limpar ar-condicionado? O Guia MGParts te ensina!

Saber como realizar a limpeza de um ar-condicionado pode parecer bem complicado, mas é muito importante que a gente entenda não só como limpar, mas também todos os benefícios por trás desse processo.

Todos sabemos o quanto essa máquina se torna o nosso melhor amigo nos dias quentes e ensolarados do verão! Nesses momentos, ter esse companheiro em qualquer cômodo de sua casa é um grande privilégio, principalmente por esse eletrodoméstico conseguir proporcionar bem-estar e conforto em qualquer dia.

Para garantir que o ar esteja bem geladinho, puro e que tenha uma excelente vida útil, diversos cuidados são necessários. Um deles é a limpeza do ar-condicionado, que deve ser feita constantemente, principalmente pela grande proliferação de ácaros, fungos e bactérias, quando o aparelho se encontra sujo. Por isso, confira todos os passos que separamos para facilitar essa ação no seu dia a dia!

Limpando o ar-condicionado em 5 passos práticos

Técnico realizando a limpeza do ar-concionando na parede.

Fazer a limpeza do ar-condicionado é extremamente importante para garantir que ele funcione em sua potência total, principalmente com os dias ensolarados chegando graças ao verão. 

O ideal é que ela seja feita de forma periódica, seja semanal ou mensalmente, ou seja, o importante é não demorar tanto tempo para limpar o aparelho, evitando, assim, o acúmulo da sujeira.

Infelizmente, muitos acham que limpar ar-condicionado é uma tarefa bem difícil e complexa de ser realizada, por isso, retarda o processo. Entretanto, ela é bem mais simples do que parece, principalmente quando feita periodicamente. Por isso, separamos 5 passos que tornam todo o processo prático e eficiente, confira:

1. Desligue o ar-condicionado da tomada

Pessoa deslisando o ar-condicionado da tomada

Antes de começar a limpeza, é importante desligar o aparelho da tomada. Afinal, é um risco mexer em seu interior e, até mesmo, passar o pano úmido no equipamento com ele ligado na rede elétrica, concorda? 

Certifique-se de que não há nenhuma condução de energia elétrica na hora de começar a limpeza, para evitar riscos e acidentes.

2. Retire o painel frontal

Técnico realizando a limpeza do ar-condicionado

Após remover o seu aparelho da tomada, é necessário retirar o painel frontal para expor o filtro e toda a superfície interna da máquina. Limpe todo o interior do painel frontal com um pano seco, entretanto, caso esteja bastante empoeirado, deixe o pano úmido com água morna — mas se atente para não encharcá-lo — e o passe em toda a superfície.

3. Passe um pano úmido na superfície

Na superfície interna do ar-condicionado, você poderá passar um pano úmido com água morna ou fria para remover toda a poeira da região.

4. Retire o filtro e o lave

Técnico realizado a retida do filtro do ar-condicionando.

Sem sombra de dúvidas, a lavagem do filtro é a parte mais importante a ser feita na hora de realizar a limpeza, afinal, é ele quem irá filtrar o ar e enviá-lo novamente para o ambiente. Por isso, deve estar devidamente limpo para manter um ar puro.

Portanto, após limpar o interior e a superfície do painel frontal, você deve remover o filtro e lavá-lo na água corrente, seja fria ou morna, de forma que toda a poeira e outras sujeiras presentes nele sejam devidamente removidas.

Você pode utilizar também sabão neutro e uma esponja ou bucha para esfregar bem o filtro e terminar sua limpeza.

5. Coloque o painel frontal e teste o aparelho

Técnico realizado a limpeza do ar-condicionando com um borrifador.

Por fim, para encerrar a limpeza, basta deixar o filtro secando no ar e, então, colocá-lo novamente no interior do aparelho, antes de fechá-lo com o painel frontal. 

Com o aparelho montado, é hora, então, de colocá-lo na tomada novamente, esperar cerca de 10 minutos para ligar o aparelho e testar, para conferir a potência e a qualidade do ar, agora livre de impurezas.

Por que é necessário limpar o ar-condicionado?

A limpeza deve ser feita de forma periódica e constante, pois ela é fundamental para garantir o bom funcionamento do aparelho e para estender sua vida útil o máximo possível.

Para entender mais da importância, é necessário antes compreendermos como ele funciona. O aparelho, em tese, serve para capturar todo o ar externo do ambiente, refrigerá-lo em seu interior e passar pelo filtro (onde as impurezas serão removidas) para, então, devolver ao cômodo refrigerado.

Com essa captura e liberação de ar constante, o filtro acumula poeira e muitos outros resíduos do ambiente. Eles podem prejudicar o funcionamento do aparelho e obstruir a saída de ar, de forma que o ar não saia tão refrescante como desejado, inclusive, o ar pode até vir com um cheiro ruim.

Além disso, ela também é fundamental para evitar a manifestação de ácaros e a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos no cômodo. Por isso, devemos sempre realizar a limpeza da máquina.

Quais produtos não usar na limpeza do ar-condicionado?

Há sempre diferentes dúvidas em relação à limpeza, principalmente no que diz respeito aos produtos que devem ser utilizados para remover a poeira do filtro ou, então, para limpar a superfície interna do aparelho de refrigeração.

É extremamente importante evitar o uso de polidores para a limpeza em sua superfície interna, além de produtos químicos no filtro ou, então, água quente. Tudo isso poderá danificar o aparelho de forma irreversível e prejudicar o seu funcionamento no dia a dia.

Vale lembrar que é sempre bom ler as instruções de limpeza do manual do fabricante atentamente. Lá estarão todas as dicas de como limpar ar-condicionado e outras recomendações específicas.

Quando chamar a limpeza especializada?

No geral, é recomendado que seja contratado o serviço especializado quando o usuário se sente inseguro de realizar o procedimento sozinho ou quando ela não é feita há muito tempo.

Há muitas vantagens e benefícios em contratar uma equipe especializada para realizar o serviço, principalmente em relação ao aparelho em si. No geral, podemos gerar bem menos problemas técnicos no ar-condicionado ao ter um profissional devidamente capacitado para limpar ar-condicionado de forma segura.

Além disso, ela se torna um investimento, uma vez que aumenta consideravelmente a vida útil do ar-condicionado, principalmente por evitar a oxidação das peças em seu interior, o acúmulo de ácaros e outros micro-organismos presentes no filtro. E, por fim, ainda garante uma redução no custo de energia e maior economia para a sua casa no fim do mês.

A limpeza é fundamental para garantir saúde e conforto para a sua família. Com um ar climatizado, refrescante e gelado, é impossível não ficar de bom humor nos dias quentes do verão. Invista em limpar ar-condicionado e garanta não só bem-estar, como uma maior vida útil para o seu aparelho.

Continue acompanhando nosso blog para mais informações úteis como essa!

Avalie este post
MGParts

Autor: MGParts

Com mais de uma década de experiência, a MGParts é uma marca autorizada que garante grande disponibilidade de peças a pronta entrega, vindo dos maiores fabricantes do mercado nacional de eletrodomésticos. Aqui no blog, descomplicamos sua vida com dicas e esclarecimentos sobre manutenção e reparo. Vamos começar?

Deixe um comentário