Meu ar-condicionado não gela, o que fazer?

Quando o ar-condicionado não gela, é comum se preocupar com a integridade do aparelho, mas muitas vezes o problema pode estar relacionado com fatores que você mesmo pode identificar ao contratar serviço técnico ou mesmo algo que você pode adiantar e, quem sabe, até resolver sozinho. O importante é saber perceber os sinais do tipo de problema para entender como proceder.

Possíveis razões porque o ar-condicionado não gela

Começaremos pelas causas mais externas e observáveis, tente notar esses pontos:

Arte de uma prancheta com alguns pontos marcados e um desenho de uma pessoa ao lado

Observe o disjuntor de seu ar-condicionado

Para proteger o aparelho e por causa de sua grande demanda, o ar-condicionado é instalado com um disjuntor individual, e instabilidades ou curtos ocasionados na rede podem desarmá-lo. 

Observe também se a tomada está bem encaixada, pois o mal contato pode fazê-lo funcionar apenas parcialmente, ligando seu ventilador mas não o sistema de refrigeração.

Há alguma obstrução nas saídas de ar?

Os ares-condicionados possuem entradas de ar e dissipadores do gás, e quando estes espaços estão bloqueados, o ar- condicionado poderá funcionar de forma inadequada.

Remova qualquer tipo de coisa que esteja encostada tanto na parte interna quanto na externa do aparelho.

O ambiente está com portas e janelas abertas ou a potência é insuficiente

A refrigeração de um ambiente demanda quantidades diferentes de potência de seu aparelho. É necessário medir com um técnico ao comprar seu aparelho para ter certeza de que a potência em BTUs selecionada é compatível com o volume de metros quadrados a serem refrigerados.

Muitas vezes acabamos querendo aproveitar promoções especiais e não nos atentamos neste fator, o que pode causar certos transtornos posteriormente ou exigir um trabalho muito intenso do aparelho.

O ideal é sempre utilizar o ar-condicionado com todas as portas e janelas fechadas, para atingir mais rápido um nível satisfatório de refrigeração, do contrário o ar refrigerado provavelmente será dissipado, dificultando o processo.

Se for fraco demais, por mais que esteja funcionando adequadamente, o ar-condicionado não gela o suficiente para as dimensões do ambiente. Você pode conferir listas para acompanhar melhor essa proporção.

A manutenção está em dia?

Nem toda manutenção do ar-condicionado depende necessariamente de um grande processo técnico; uma vez ao mês (ou num prazo menor caso o uso seja mais intenso, como em ambientes comerciais), remova o filtro externo do aparelho e faça uma boa limpeza.

Arte dando check em uma prancheta em algumas coisas que precisam prestar atenção

Caso o dissipador estiver obstruído poderá causar mal funcionamento, o filtro para o ar igualmente e, mais do que isso, sua limpeza é uma importante questão de saúde. É importante trocar dentro de certo tempo o filtro, optando preferencialmente por versões antibacterianas.

Uma vez ao ano é importante também contatar um técnico para que faça uma análise interna do aparelho, verificando se não há avarias nos tubos e serpentinas.

Essa prevenção pode te poupar de dores de cabeça e gastos inesperados com o aparelho.

Vazamento de gás

Este pode ser um dos principais motivos pelo qual o ar-condicionado não gela. Quando há algum tipo de avaria em qualquer parte do recipiente de gás do aparelho, seja nos tubos, seja na serpentina, o gás começa a ser perdido com muito mais velocidade do que é lançado, diminuindo a incidência do gás ou o gastando muito antes do tempo, tendo uma perda irreparável de temperatura.

É muito importante, não havendo outros sinais listados acima, chamar um técnico o quanto antes, pois alguns tipos de gases, como o R-22, podem ser potencialmente tóxicos para as pessoas no ambiente.

Outros sinais para se observar no ar-condicionado

  • Observe se o ar-condicionado está pingando. Caso esteja, isso também pode ser sinal de alguma avaria interna ou de desnivelamento do aparelho, o que indica potenciais danos;
  • Note se o aparelho tem feito barulhos incomuns ao operar, muito mais altos ou mesmo baixos, isso pode ser sinal de falha no ventilador, ou no compressor, assim como porcas afrouxadas e potenciais vazamentos;
  • Observe o termostato do aparelho, se suas informações são condizentes com o ambiente;
  • Experimente resetar o painel do aparelho. Geralmente isso é feito através do controle. Quando muitas funções são ditadas e acumuladas muito rápido, pode acontecer de a placa precisar de um reset.

Para isso, tire o ar-condicionado da tomada por alguns minutos, então depois, com o ar já reconectado, abra a tampa das pilhas no verso do controle, encontre um objeto pontiagudo e pressione o botão pequeno que fica escondido atrás das pilhas até que o controle dê um sinal. Então remova e recoloque as pilhas no controle e religue o aparelho.

Não tente mexer nos componentes internos sem auxílio técnico, e sempre que for manusear qualquer coisa no aparelho, tire-o da tomada.

Conseguiu resolver o problema do porquê seu ar-condicionado não gela? Na MG Parts oferecemos todo o suporte de peças para ares-condicionados, inclusive filtros e refis. Entre em contato com nossa equipe de profissionais e tire suas dúvidas sobre a manutenção de seu aparelho, estamos sempre prontos para te atender!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.