Ar Condicionado com Cheiro Ruim? Saiba Como Resolver!

O ar-condicionado já é um aparelho indispensável em lares e empresas. Responsável por refrigerar o ambiente com ar de qualidade, é um dos aparelhos – se não o maior! – quando o assunto é driblar do calor. Dentre os muitos problemas que podem ocorrer em um ar condicionado, o mal cheiro é um dos indicativos que mais nos incomodam e preocupam.

Se o seu ar-condicionado está exalando um cheiro ruim no ambiente, é bem provável que ele precisa de uma limpeza. Mas também existem outros fatores para o odor indesejável além da sujeira, que podem estar causando essa situação. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra!

Cheiro de mofo

De maneira geral, sempre pensamos que o cheiro ruim vem direto do aparelho que “condiciona” o ar e resfria o ambiente, mas talvez, mesmo após uma limpeza eficiente, ele ainda apresente odor. Se esse for o seu caso será preciso verificar outras partes.

Imagine que você joga um pouco de perfume na frente do ventilador, logo aquele odor se espalha por todo o local. Da mesma forma pode acontecer com o ar-condicionado quando ele está em modo de ventilação.

Verifique se a parede ou o teto apresentam indícios de mofo, essa pode ser a raiz do cheiro desagradável. Para resolver basta seguir com os procedimentos de limpeza e ficar atento para não deixar o mofo voltar.

Cheiro de queimado

No caso de o ar-condicionado apresentar cheiro de queimando, o melhor a fazer é desligá-lo imediatamente! A causa desse cheiro ruim normalmente é uma falha na parte interna do aparelho e só pode ser resolvida por um profissional.

Uma pane elétrica ou a sobrecarga do aparelho pode acabar danificando os componentes internos do ar-condicionado, que pode acender uma luz de alerta indicando a falha. O técnico irá realizar a inspeção no aparelho e a troca de componentes, caso seja necessário.

Cheiros ruins em geral

Por último vale citar os cheiros ruins de maneira geral, que podem variar na intensidade e ir desde um cheiro de mofo estranho até um odor que a gente não consiga reconhecer. Nesse último caso é possível que algum inseto ou outro animal tenha entrado no aparelho e morrido lá.

Animais pequenos como ratos, insetos, morcegos e até mesmo esquilos podem ser a fonte do cheiro ruim. Verifique o aparelho e se tiver uma unidade de janela, retire a peça para fazer a higienização.

Como já foi dito anteriormente, a causa mais comum para o mau cheiro no ambiente ao ligar o ar-condicionado é a sujeira. É preciso limpar o aparelho de forma regular para manter o bom desempenho, veja algumas partes que precisa de atenção redobrada na limpeza:

  • Dreno;
  • Aletas;
  • Filtros (quando reutilizáveis);
  • Unidade de janela (quando houver).

A instalação incorreta do aparelho também pode acarretar em cheiros desagradáveis, mas essa condição é bem incomum em comparação as outras. Se você observou todos os pontos anteriores e não acho a fonte do cheiro ruim, chame um técnico de sua confiança para averiguar a situação.

Por que a limpeza do ar-condicionado é tão importante?

O cheiro ruim causado por falta de limpeza, componentes queimado ou problemas externos vai muito além do simples desconforto. O odor desagradável pode comprometer a saúde respiratória dos moradores ou pessoas presentes no local.

O caso do mofo por exemplo, pode agravar ou causar uma crise de asma, além de irritação nos olhos e até mesmo sangramento pelo nariz. Ao cuidar do seu aparelho você garanta a sua saúde e das pessoas que você ama.

Outro motivo para ficar de olho na limpeza é a conta de luz, que pode vir mais alta que o habitual quando a limpeza não é feita da maneira correta. A sujeira fará com que o ar-condicionado precise fazer mais força e, consequente, utilizar mais energia.

Como não esquecer a data da limpeza

Se você esquece regularmente a data da próxima limpeza utilize o Google Agenda para lembrar a data ou mesmo uma forma clássica como colar um post-it na geladeira ou marcar no calendário.

Quando um cheiro ruim vindo do ar condicionado é sentido, quer dizer que já é tarde para fazer uma limpeza preventiva, não espere o odor desagradável no ambiente para fazer a limpeza no equipamento.

O período para fazer a higienização do aparelho varia de acordo com o uso, um tempo interessante para quem precisa muito do ar-condicionado é de 15 em 15 dias. Lembrando que essa é uma limpeza simples.

Pelo menos uma vez por ano deve-se chamar um técnico ou uma empresa especializada na limpeza de ar-condicionado para realizar um cuidadoso processo de higienização, que inclui desmontagem e verificação.

Esperamos que esse post tenha te ajudado a resolver seu problema. Aqui no blog da MGParts estamos sempre trazendo dicas e informações relevantes para você utilizar seus aparelhos de forma seguras e com o máximo de eficiência!

Veja nosso post com 6 dicas para utilizar o ar-condicionado de forma econômica e diminua o valor da sua conta de luz sem abrir mão do conforto. Obrigado e até a próxima!

Avalie post

Deixe um comentário