Ar Condicionado Faz Barulho? Entenda Com a MGParts!

O ar-condicionado pode emitir sons devido ao funcionamento do motor do aparelho. Entretanto, quando o barulho começa a ser diferente do comum é necessário ficar em alerta, já que ele pode estar com algum problema. Entre os danos mais recorrentes podemos ressaltar a quebra de alguma peça, acúmulo de sujeira e também a falta de manutenção.

Dessa maneira, é muito importante saber diferenciar os barulhos normais daqueles que chegam a nos incomodar quando desejamos dormir ou nos concentrar. O indicado é chamar um profissional da área ou colocar a mão na massa se for algo simples de resolver, como higienizar os filtros do ar.

Para que você possa entender um pouco mais sobre a dinâmica desse equipamento, preparamos um Guia MGParts completo sobre ares-condicionados que fazem barulhos estranhos.

Quer ficar por dentro? Então continue conosco!

Por que o ar-condicionado faz tanto barulho?

As próprias peças do ar-condicionado podem acabar emanando alguns ruídos. Por isso, não fique desesperado. Tenha calma e analise se há, realmente, algo prejudicial. Um indício de que algo não vai bem é quando, além dos barulhos estranhos, o ar-condicionado não gela.

Aí sim é para se preocupar.

Mas antes de qualquer coisa, ainda mais quando estamos enfrentando o calor brasileiro, conheça algumas das causas mais comuns que levam o aparelho apresentar sons incomuns:

Problemas relacionados à instalação

Se o seu ar-condicionado é novo, mas já está apresentando sonoridades um pouco preocupantes, fique atento à instalação do produto. Por vezes, ela pode ter sido realizada de maneira incorreta, o que oferece maiores chances de algo não estar bem encaixado.

Peças soltas no aparelho

Outro problema bastante comum, as peças soltas podem ser efeito de inúmeros motivos. Por exemplo, se o eletrônico já tiver um bom tempo de uso é normal que um elemento outro esteja frouxo ou fora do lugar ideal.

Quanto a isso, é preciso que você abra o ar-condicionado de forma superficial, caso você não saiba montá-lo de volta, e coloque os componentes em seu devido local.

Acúmulo de Sujeira

O acúmulo de sujeira é um dos grandes vilões. Porém, é totalmente normal que isso aconteça com passar do tempo, já que o aparelho possui filtros que aglomeram poeira e alguns resíduos que ficam no ar. Aliás, essa é uma das funções dessas peças.

Falta de Manutenção

Claro que a falta de manutenção não poderia faltar em nossa lista de possíveis motivos que fazem o ar-condicionado emitir barulhos estranhos. Isso porque, manter a assistência em dia pode prevenir que algo de prejudicial venha a acontecer.

Sendo assim, chame um especialista para limpar e arrumar o seu equipamento. Ele vai identificar pontos de melhoria para deixá-lo ainda mais potente e, acima de tudo, é uma maneira de não perder a garantia do produto.

O que fazer para diminuir o barulho do ar condicionado?

A primeira ação é abrir o aparelho e tentar identificar a causa do problema. Logo, você terá algumas opções a serem descartadas.

Verifique se as peças estão bem encaixadas, caso a resposta seja negativa troque-as ou simplesmente aperte-as com auxílio de uma chave de fenda. Normalmente, as pás e as hélices costumam se desencaixar devido a intensa movimentação no interior do aparelho.

Se o problema estiver relacionado aos filtros, tire-os com cuidado. Em seguida, leve-os até a água corrente e remova toda a poeira que pode estar impregnada no utensílio. Além de evitar ruídos, você perceberá uma grande diferença ao inspirar o ar que vem do aparelho.

À vista disso, será evidente a mudança de temperatura, porque o aparelho não terá nada que dificulte a passagem do vento. Assim, é mais fácil esfriar o local.

Por fim, caso os danos estiverem ligados a falta de lubrificação, adquira produtos específicos para esse uso e passe ao redor das peças. Agora, se nenhuma dessas ações resolver o problema, chegou a hora de telefonar e pedir auxílio para um especialista técnico.

Como prevenir o aparecimento de barulhos no ar-condicionado?

As ações preventivas são as que mais agregam resultados quando nos referimos a problemas em eletrônicos. Assim, organize períodos específicos para realizar a limpeza superficial do aparato e, pelo menos uma vez ao ano, contrate um profissional para higienizá-lo por completo.

Isso é uma forma de gastar menos com o ar-condicionado e também que a vida útil se prolongue, além de diminuir os custos referentes à troca de materiais. Assim, você verá a diferença que esses pequenos atos oportunizam para o funcionamento do seu aparato. Devido a isso, manter a periodicidade na manutenção faz-se necessário para que ele funcione de maneira correta por muito mais tempo.

E aí, quer saber mais sobre os problemas – e soluções – que acometem os aparelhos, tal como a dificuldade em ligar o seu ar-condicionado? Então continue acompanhando cada uma das postagens da MGParts, você vai ficar atualizado sobre vários assuntos técnicos que envolvem não só o ar-condicionado, mas vários outros eletrônicos de uso doméstico.

Ficamos por aqui, nos vemos no próximo post!

Avalie post

Deixe um comentário