Tomada esquentando: quais são as principais causas?

Tomada esquentando: quais são as principais causas?

A segurança de nossa rede elétrica, doméstica ou comercial, é uma responsabilidade importante com a segurança de todas as pessoas que ocupam o ambiente, e a falta de cuidados pode causar danos e prejuízos que poderiam ser evitados.

Um problema comum que observamos é a tomada esquentando em alguns aparelhos. Entenda o que pode causar esse problema e como resolvê-lo, na postagem de hoje.

Por que as tomadas esquentam? Veja as causas!

imagem ilustrativa sobre tomas esquentando

Muitas pessoas acham que é normal lidar com tomadas esquentando constantemente, especialmente em aparelhos que trabalham com aquecimento. Porém, na verdade, não é nada normal.

Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Temos sempre a ideia do uso de tomadas de 110V e 220V e de como é importante evitar confundir o uso dos aparelhos para não danificar eles, mas existe um outro tipo de padrão nas tomadas, que é o de ampéres.

O ampere é um padrão da grandeza da corrente de energia elétrica das tomadas da casa e, por mais que maioria não perceba, existe uma diferença sutil de tamanho entre diferentes tomadas em relação aos pinos dos conectores dos aparelhos, sabia?

As instalações comuns da casa são de 10 A (Amperes), isso significa que oferece uma corrente limitada, adequada ao uso comum de maioria dos eletrodomésticos comuns, mas existem outros que têm um consumo em Watts elevado, que é o caso das lavadoras de roupas, fornos elétricos, microondas e secadores de cabelo.

Esses e outros eletrodomésticos de alto consumo exigem uma corrente mais intensa, então para esses aparelhos, temos as tomadas que suportam até 20 A, o dobro da anterior. Então, ao usar um aparelho que exige corrente maior é de suma importância utilizar a tomada correta, pois desta forma se evita o super aquecimento da tomada e rede elétrica e o funcionamento correto do aparelho. Geralmente os aparelhos vem em seu cabo de energia um alerta de qual a tomada correta se deve ser utilizada.

Geralmente quando bem dimensionadas e projetadas, áreas como cozinha e área de serviços costumam já ter tomadas preparadas para o consumo de 20 A, e você deve usar sempre os aparelhos de acordo com seu consumo.

Cada tomada licenciada pelo INMETRO tem, dentro da parte de plugar, uma indicação de sua amperagem, e os aparelhos com consumo de 20A têm pinos mais espessos, que não entram nas tomadas de 10A. Isso serve para garantir que ninguém vai tentar conectar uma na outra. Por isso, se perceber que o plug não encaixa na tomada, não insista. Acredite: existe um bom motivo para isso.

Em alguns casos, não basta apenas trocar a tomada, é necessário que a rede elétrica seja dimensionada corretamente para suportar a carga dessa tomada e assim entregar de forma correta e segura os 20 A nominais.

As instalações de rede podem fazer as tomadas esquentarem!

Outro problema que pode estar acontecendo é algum tipo de dano na rede elétrica interna, o que não é incomum em casa com instalações antigas e com cabos de má qualidade.

Isso também tem grandes chances de causar aquecimento e aumenta consideravelmente o perigo de curto circuitos e incêndios pelo excesso de temperatura.

É muito importante fazer uma revisão da fiação da casa com certa prevenção e optar por tomadas que não contenham material inflamável.

Devo substituir minhas tomadas por 20A?

imagem ilustrativa sobre tomas esquentando

Os artigos de 20 A de consumo costumam ser muito específicos, por isso a maioria dos projetos não se preocupa em instalar muitas dessas tomadas para dentro da casa.

Se quiser ter aquela tomada específica para ligar o secador, por exemplo, certamente vale a pena preparar uma ou duas tomadas com mais de 10 A pela casa, mas fazer uma substituição grande por toda a casa pode acabar sendo um grande desperdício caso as demais tomadas estejam funcionando normalmente.

O importante é evitar usar tomadas com amperagens inadequadas e, ao perceber que a tomada tem esquentado, observar se está fazendo mau uso. Caso não, isso pode indicar um problema na rede, o que exige um cuidado especial e imediato.

Não espere até que seus eletrodomésticos sejam danificados pelo uso inadequado, isso pode inclusive anular a garantia de certos aparelhos. Então é importante verificar sempre a parte interna da tomada e do conector, pois no interior de cada uma você encontrará a indicação de amperagem adequada

Vale lembrar que qualquer alteração ou manutenção em sua rede elétrica, deve ser obrigatoriamente feito por um profissional qualificado.

Curtiu essa dica? Ela resolveu o seu problema? Então deixe um comentário abaixo, ou caso tenha alguma dúvida sobre o tema. Para outras dúvidas, é só conferir o nosso blog, certamente você vai encontrar diversas soluções e dicas para manutenção de aparelhos!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emerson

Olá, tenho um notebook e o pino da fonte é de 10A, mas mesmo assim acaba queimando um dos pinos, já troquei de tomada, já apertei os parafusos da tomada, já troquei o cabo da fonte´, mesmo assim continua queimando um dos pinos, não sei se o problema é na fonte ou na tomada. Já que troquei de tomada na minha casa e mesmo assim continua queimando o pino, já no trabalho isso não ocorre.

Matheus Mendes

Olá Emerson!

É uma situação que foge um pouco da nossa área de conhecimento, porém nesse caso, recomendamos que chame um profissional para realizar uma análise técnica da rede elétrica da sua casa.

Atenciosamente,
Matheus Mendes.
Suporte MG Parts

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x