Congelador de geladeira não congela: saiba o motivo!

Já passou pela experiência de chegar em casa e se deparar com uma grande poça de água perto da geladeira? Normalmente, um congelador de geladeira que não congela pode ser o causador do problema. 

Porém, nem sempre a falha está neste compartimento em si. Por isso, verificar com cuidado os motivos que levaram sua geladeira a soltar água, é essencial para realizar a manutenção preventiva. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar secando o chão constantemente. 

Na maioria dos casos, sem que possamos perceber, o congelador acaba fazendo degelo e só conseguimos notar quando já é tarde demais. Além de consumir mais energia para repor o gelo perdido, essa situação ainda causa muita dor de cabeça para donas de casa. 

Para te ajudar a sair dessa situação, a MGParts elencou algumas das principais causas que levam o congelador da geladeira a não executar seu trabalho corretamente. Continue lendo esse post e identifique o motivo pelo qual seu freezer não gela! 

Problemas no congelador: Muitas coisas armazenadas

Se você é uma pessoa que evita o desperdício ao máximo, com certeza já chegou ao ponto de ter uma enorme quantidade de potes dentro de seu congelador. Isso é super comum, principalmente em épocas pós festas ou de preparativos para ocasiões especiais. 

Na grande maioria das vezes, mesmo trabalhando na superlotação, os congeladores dão conta de manter tudo que está armazenado na temperatura correta. Porém, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração. 

Isto é, quando compramos uma geladeira, toda a medida de espaço que o eletrodoméstico possui internamente é realizada por litros. Isso significa que esse espaço possui sim uma limitação de itens. 

Quando colocamos muitos compartimentos dentro desse espaço e ultrapassamos a quantidade que a geladeira suporta, o congelador começa a apresentar falhas. Caso esse seja o seu problema, a solução é muito simples, não é mesmo? 

Basta esvaziar um pouco a geladeira. Caso a sua estiver com uma boa quantidade de alimentos guardados, mas você ainda não tem certeza que essa é a razão do problema, vale a pena tirar alguns produtos e fazer um teste. 

Lembre-se de respeitar sempre a capacidade de seu refrigerador. De forma alguma eles foram criados para trabalharem com necessidades superiores à quantidade de litros que possuem. 

Observe a circulação de ar dentro do freezer

circulação de ar congelador

Assim como a situação anterior, o problema de circulação de ar no freezer também é algo simples de se resolver. Porém, é bem verdade que na maioria das vezes esse fator é algo que não damos muita importância. 

Em alguns casos, sequer conferimos se existe obstrução na circulação ao armazenarmos algum alimento. Porém, quando o ar não está circulando de maneira correta, o funcionamento do congelador fica gravemente comprometido. 

Nesse caso, para que a falha seja resolvida, observe se não existem problemas com o “ventilador” do congelador. Na hipótese dele estiver quebrado, será preciso substituir a peça. Além disso, veja também se não existem alimentos tampando a saída de ar. 

Por fim, veja também se não existe um grande acúmulo de gelo em seu freezer. Algo que fuja do normal. Assim, talvez uma simples limpeza e degelo seja suficiente para melhorar a circulação de ar interna. 

Problemas com o fechamento da porta 

congelador vazio

Pode ser que seu congelador não esteja conseguindo manter a temperatura interna por estar constantemente aberto e isso não esteja sendo notado. A borracha do congelador pode ser a grande causadora do problema. 

Geladeiras que possuem um grande tempo de uso tendem a apresentar desgastes nas borrachas. Sendo assim, para resolver essa falha, basta que o jogo de borrachas seja substituído por um novinho em folha. 

Leia aqui o nosso passo a passo de como trocar a borracha da sua geladeira

Regule a temperatura do congelador de forma correta 

congelador lotado

Existem três situações muito comuns que levam a problemas com a temperatura do congelador da geladeira. A primeira delas é a situação relatada anteriormente, o problema com as borrachas, que mantém o freezer aberto, impedindo a refrigeração correta. 

A segunda situação acontece como consequência das mudanças de clima, o tempo fica mais quente, os dias de verão chegam e nos esquecemos de ajustar a temperatura do congelador nos botões do próprio eletrodoméstico. 

Em dias muito quentes, esse procedimento precisa ser feito. Caso contrário, o freezer não irá conseguir vencer as altas temperaturas do ambiente externo. Além disso, em dias quentes é natural que essa parte da geladeira seja aberta mais vezes – sempre tem alguém buscando por uma água bem gelada ou um sorvete – o que também atrapalha. 

Além disso, existe também a terceira situação, que pode acontecer em casos de refrigeradores novos. Muitas vezes a temperatura que vem pré-configurado de fábrica por padrão, não atende sua necessidade, e isso pode fazer com que a geladeira trabalhe a mais do que realmente é necessário. Então, lembre-se de conferir isso. 

Viu como é fácil identificar os problemas que podem causar o mal funcionamento de seu congelador? Checando esses simples pontos você pode solucionar o problema! 

Continue acompanhando o blog da MG Parts. Por aqui, estamos sempre trazendo dicas e sugestões para te ajudar a solucionar pequenos problemas com eletrodomésticos. Nos vemos no próximo!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bárbara Celestino dos Santos

A minha geladeira é Consul fros Free e o congelador não está criando gelo nem no copo de água que coloco no freezer as carnes estragou porque não congelou e ultimamente ela tem dado uns estralos muito forte além do normal ,parece que está quebrando algo da medo é muito forte

Matheus Mendes

Olá, Bárbara, obrigado por deixar sua pergunta pra nós.

Caso você tenha verificado no nosso post os motivos que podem fazer com que seu congelador não gele, e nenhum deles estão acontecendo com o seu, sugerimos que chame um especialista para melhor avaliar a sua geladeira.

A respeito dos estalos, nós temos um post que abordamos esse assunto, segue link: https://blog.mgparts.com.br/geladeira-estalando-saiba-o-que-pode-ser/

Lembrando que se os estalos estiverem muito fortes, você precisa chamar um técnico com urgência.

Atenciosamente,
Matheus Mendes.
Suporte – MG Parts

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x