Problemas Com Ar Condicionado? 6 Causas Prováveis!

O ar condicionado está se tornando um aparelho indispensável na casa dos brasileiros, ainda mais em um país tipicamente tropical como o nosso. Para enfrentar o calor é preciso garantir que o aparelho esteja funcionando corretamente.

Alguns problemas com o ar condicionado são relativamente simples de resolver, já outros podem precisar de mais atenção. Veja algumas possíveis causas e soluções que a MGParts separou pra te ajudar com seu ar condicionado:

1- O ar condicionado simplesmente não liga

O aparelho não liga de jeito nenhum? Confira coisas simples como cabos, disjuntor e rede de energia, o termostato também deve estar ajustado corretamente. Para verificar o funcionamento do controle remoto utilize a câmera do seu celular.

A luz que ele emite é infravermelha e imperceptível aos olhos, mas quando você aponta o controle para a câmera e pressiona algum botão é possível verificar se a pilha não acabou. Em controles com display isso não é necessário.

Se não houve uma queda de energia e está tudo certo com a fiação e com o controle talvez seja preciso chamar um técnico pois o problema pode ser mais grave, defeitos no motor ou em outros componentes são alguns dos motivos.

2- O aparelho até liga, mas não gela

Os problemas que fazem o ar condicionado não gelar/esquentar normalmente estão vinculados a defeitos no equipamento. Mas existem algumas providências que podem ser tomadas antes de chamar o técnico, veja:

  • Verifique se as aletas não estão obstruídas;
  • Feche portas e janelas;
  • Veja se não há nenhuma fresta na parede ou no teto;
  • Verifique a temperatura do termostato;
  • Limpe filtros e dutos.

Se mesmo assim o aparelho não realizar a função do jeito que deveria não vai ter jeito, chame um técnico de sua confiança para fazer uma verificação. Em alguns casos pode estar havendo vazamento de gás, que deve ser corrigido o mais rápido possível.

3- Desempenho insatisfatório

Talvez você tenha percebido que há algum tempo seu ar condicionado já não funciona tão bem, mesmo que ele esteja gelando/esquentando existem alguns problemas que podem diminuir seu desempenho, confira:

  • Fluxo de ar obstruído devido a falta de limpeza dos filtros;
  • Fiação incorreta;
  • Motor da unidade externa com defeito;
  • Gelo na parte interna; (nesse caso, bem provável que haja algum vazamento na tubulação, pois uma vez que o ar condicionado trabalha com quantidade de gás insuficiente, ocorre a formação de gelo na unidade evaporadora).
  • Capacidade insuficiente para o tamanho do cômodo.

A manutenção preventiva e a limpeza programada evitam grande parte desses problemas, no último caso é preciso conferir se a capacidade do aparelho está adequada ao ambiente.

A medida usada é o BTU (unidade térmica britânica em inglês), que precisa ser superior à quantidade exigida pelo ambiente. Para encontrar essa medida multiplique os metros quadrados do lugar por 600 e adicione +600 para cada pessoa e aparelho eletrônico que fica no ambiente.

4- Mau cheiro durante o funcionamento

Um problema muito comum nas casas que possuem ar condicionado é o mau cheiro durante o uso. Isso está relacionado diretamente à sujeira em partes como tubulações, turbina, drenos e filtros. Nesse caso, é preciso estar determinados níveis, é necessário a desmontagem para uma limpeza mais profunda, limpeza essa que pode ser feita no local com equipamentos certos ou a retirada total do aparelho.

A sujeira é realmente uma dor de cabeça, seu acúmulo em partes como bandeja, filtro, serpentina e turbina podem fazer o aparelho pingar durante o funcionamento, problema que também pode ser causado pela instalação incorreta.

5- Ar condicionado está fazendo barulho

Adivinha só? Isso também pode ser causado pelo acúmulo de sujeira no ar condicionado. Mas também é possível que alguma coisa se prendeu nas aletas ou alguma peça da parte interna tenha se soltado.

Se você não conseguir identificar o problema, chame um técnico para analisar a situação. Conexões mal feitas e motor do ventilador, também podem ser a causa de problemas no funcionamento da ventoinha, fique atento!

6- Outros problemas no funcionamento

Alguns problemas como ventoinha funcionando devagar ou rápida demais, além problemas com as funcionalidades normalmente são defeitos na parte técnica e devem ser resolvidos por uma pessoa especializada.

A menos que você seja essa pessoa, nunca tente consertar ou trocar componentes do seu ar condicionado. Nesses casos, um profissional de confiança deve ser acionado para fazer as devidas correções com precisão e segurança, assim você obtém os melhores resultados com seu aparelho.

Lembre-se de fazer a sua parte e cuidar da limpeza do ar condicionado, lembrando sempre da manutenção preventiva. Se for constatado que algum componente precisa ser trocado, escolha sempre peças originais.

Essas peças podem ser consideradas um investimento por assegurarem qualidade e desempenho de fábrica, além de serem compatíveis com diversos modelos de uma mesma marca.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a alcançar todo o potencial do seu ar condicionado de forma prática e com o máximo de segurança. Compartilhe esse post para ajudar outras pessoas!

Temos um post com mais 5 dicas para usar o ar condicionado de forma econômica, assim você enfrenta as ondas de calor sem levar um susto com a conta de luz.

Obrigado e até o próximo post!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x