Os micro-ondas são eletrodomésticos indispensáveis em qualquer cozinha. Esse aparelho é perfeito para as pessoas que amam esquentar a comida em segundos ou que preparam receitas rápidas. Mas existem casos do próprio eletrodoméstico desligar sozinho durante o processo de aquecimento.
Esse acontecimento pode ser a função de desligamento automático ou então alguma falha em algum componente do aparelho. Pensando nisso, a MG Parts traz para você algumas causas que podem estar fazendo o seu micro-ondas desligar sozinho!
Desligamento automático
Atualmente, as fabricantes têm instalado um controle de desligamento automático nos micro-ondas sempre que atingirem altas temperaturas ao esquentar algum alimento. O controle de desligamento existe para proteger a pessoa e ao próprio micro-ondas, já que o superaquecimento pode ocasionar uma falha mecânica ou elétrica.
Esse controle permite que, mesmo com o desligamento, o temporizador e o relógio funcionem normalmente. Mas caso esses dois itens parassem de funcionar junto da fonte, o motivo seria uma queda de energia elétrica.
Falha no micro-ondas
Para acontecer um resfriamento da fonte enquanto ela transmite as ondas eletromagnéticas para o cozimento dos alimentos, os micro-ondas possuem ventiladores. Sabe o som que você escuta ao ligar o eletrodoméstico? Pois é, a maior parte do barulho é devido a esse ventilador. Caso ele falhe durante o processo de cozimento, é muito provável que a fonte superaqueça rapidamente, ocasionando o desligamento automático.
Superaquecimento dos alimentos
Por mais que o micro-ondas tenha um recurso de desligamento automático, ainda pode acontecer de os alimentos ficarem super quentes. Sabe quando você coloca algo que já está quente ou fervendo no micro-ondas? Então, nesses casos, o sensor de temperatura pode não detectar, fazendo com que o alimento continue a esquentar.
Veja também: saiba como funciona o forno micro-ondas e o processo de aquecimento
Dicas de cuidado e segurança ao usar micro-ondas
Como todo aparelho doméstico, é importante ter alguns cuidados essenciais para que a vida útil do aparelho aumente. Por mais que o micro-ondas tenha a função de desligamento automático por segurança para que ele não superaqueça, algumas dicas de segurança para o micro-ondas evitam outros problemas futuros.
Confira abaixo mais detalhes sobre as dicas:
1. Sem objetos de metais ou alumínio
Jamais coloque objetos de metal ou alumínio no micro-ondas. Quando as ondas entram em contato com objetos metálicos, como garfos ou colheres, as faíscas geradas danificam o eletrodoméstico, além de provocar, até mesmo, explosões e incêndios.
2. Cuidado com líquidos
Sim, você pode esquentar líquidos no micro-ondas, mas é preciso de cuidado para não se queimar. Evite fazer o uso de recipientes mais estreitos e gargalos pequenos.
Sempre que esquentar algum líquido, deixe-o descansar por pelo menos 30 segundos dentro do micro-ondas antes de retirá-lo. No forno micro-ondas, os líquidos se aquecem por igual, diferente do fogão.
Por exemplo, mesmo que a água não esteja com bolhas na superfície, a temperatura pode chegar na fase de ebulição (100 °C) da mesma forma.
3. Atenção com a potência
Muitas potências mudam conforme o fabricante e o modelo do aparelho. Então, sempre que pensar em experimentar fazer uma receita, atente-se ao uso da potência. Dessa forma, você evita que os alimentos queimem e que o micro-ondas se desligue por conta de superaquecimento.
Leia também: meu micro-ondas não esquenta – saiba como resolver!
4. Coloque recipientes adequados
Você sabia que também é importante colocar os recipientes adequados dentro do micro-ondas? Existem tipos específicos que podem ser colocados dentro do aparelho, evitando a liberação de substâncias tóxicas no alimento. Até mesmo, com o recipiente de vidro, é preciso ter cuidado, pois ele também pode quebrar ou trincar.
5. Faça a manutenção preventiva do micro-ondas
Se já faz algum tempo que você tem o seu micro-ondas, cuidado para não ficar muito próximo ao aparelho. Todo aparelho tem uma borracha de vedação na porta para evitar que as ondas vazem.
Além da limpeza no micro-ondas, faça sempre a manutenção preventiva das borrachas de acordo com o manual do fabricante, pois com o passar do tempo, elas perdem a eficiência.
Então vimos que o micro-ondas desligar sozinho é devido à sua função que evita o superaquecimento do eletrodoméstico por segurança e para evitar possíveis danos à estrutura do aparelho. Ou então o desligamento ocorre por conta de alguma falha, como o ventilador estar danificado.
Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais para saber de tudo o que acontece aqui na MG Parts.
Esperamos que tenha aproveitado o conteúdo e não deixe de ler também o nosso conteúdo sobre como escolher a potência do micro-ondas!
Muito bom gostei das informações Muito obrigado