Meu micro-ondas não esquenta: saiba como resolver!

Ele chegou devagarinho e aos poucos foi se tornando essencial em nossa cozinha. Sim, estamos falando do micro-ondas! Um eletrodoméstico essencial em nosso dia a dia. Mas o que fazer quando o micro-ondas não esquenta?

Por ser uma alternativa super versátil e prática, o aparelho ganhou nossos corações. Seja para aquecer a comida no trabalho, para descongelar algo de última hora ou para elaborar uma super refeição: ele é uma excelente opção.

Por ter esse caráter tão válido no dia a dia, quando essa máquina demonstra qualquer tipo de problema, temos em mãos uma situação um tanto aborrecedora. Principalmente se precisamos de rapidez.

Leia mais e descubra porquê sua máquina de lavar não enche!

É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Continue a leitura para conferir.

Saiba como proceder com um micro-ondas que não esquenta.

Seu eletro pode ter deixado de aquecer pelos mais variados motivos. O uso incorreto é um deles. Mas, nesse caso, é mais fácil resolver o problema do que você imagina. Veja!

Verifique a alimentação de energia

cozinha com micro-ondas conectado na tomada

Aqui no blog da MG Parts, sempre começamos por essa dica quando o assunto é defeito em eletrodomésticos. Pode parecer muito básico porém, ainda assim, muita gente acaba não se atentando a esse pequeno detalhe.

Portanto, lembre-se de verificar se o fornecimento de energia não está comprometido de alguma forma. Veja também se a tomada não está danificada ou se a rede elétrica está sofrendo oscilações.

Além disso, é importante que seu micro-ondas não divida a tomada com nenhum outro aparelho. Essa pode ser a causa do seu mau funcionamento, sem falar que é perigoso.

Observe as condições da porta do micro-ondas

A porta é um dos fatores que mais impedem que o eletro funcione corretamente. Entretanto, é comum deixarmos para observá-la apenas no momento em que ela realmente já não trava mais.

O fato é que existe um dispositivo de segurança em todos os micro-ondas que garante que ele não irá iniciar o aquecimento se a porta não estiver devidamente fechada. Isso é algo muito bom para garantir a segurança.

No entanto, caso ela esteja estragada, o eletrodoméstico terá problemas para começar seu funcionamento. Em alguns casos, o próprio micro-ondas sinaliza que a porta está aberta.

Ainda com relação à porta, há outras explicações plausíveis: se ela estiver amassada ou empenada, ou se os trincos e dobradiças estiverem quebrados ou soltos.

Caso perceba algo parecido, é possível que seja isso que esteja causando o mau funcionamento, pois se a trinca da porta não acionar corretamente os sensores de segurança, ele não irá iniciar o seu funcionamento.

Disponha os alimentos de forma correta

micro-ondas com porta aberta com tigela de arroz temperado

Esse é um dos problemas mais comuns no uso do micro-ondas e não tem nada a ver com falhas técnicas. Na verdade, todos os alimentos precisam estar posicionados da maneira correta no aparelho, do contrário ele não conseguirá esquentá-los.

Então, não se esqueça: o prato não deve encostar nas paredes internas do eletrodoméstico, pois isso irá diminuir seu alcance. Procure colocar os alimentos sempre de forma circular, se preciso, mexa-os de tempo em tempo.

Aqueles que costumamos levar ao fogo com as tampas, também precisam ser fechados no micro-ondas, lembrando que jamais devemos colocar recipientes metálicos dentro do micro-ondas, afinal, o vapor funciona igualmente. Ele apressa o cozimento e permite que todo o recipiente receba o mesmo nível de aquecimento ou descongelamento.

Verifique se as saídas de ar estão obstruídas

cozinha com micro-ondas

Se você já verificou todos os passos anteriores e não conseguiu encontrar o que tem impedido seu micro-ondas de aquecer, muita calma antes de chamar o técnico. Seu último recurso pode ser observar as saídas de ar do aparelho.

A ventilação do forno é fundamental para que todo o recipiente receba fontes de calor. Por isso, lembre-se de analisar se as saídas de ar não estão obstruídas. Cada modelo de micro-ondas possui uma recomendação específica do fabricante quanto às distâncias exigidas entre o aparelho e os objetos ao redor.

Seguindo essas orientações simples, é possível que você identifique quais são os problemas que estão interferindo o aquecimento do seu eletrodoméstico. Porém, se essas medidas não forem suficientes, é provável que alguma peça esteja danificada.

Nesses casos, é hora de reparar as peças necessárias ou trocar as que estiverem danificadas. Sendo assim, vale a pena levar alguns fatores em consideração:

  • Aposte em uma loja confiável;
  • Busque sempre por peças originais;
  • Entenda como funciona o processo de troca das peças;
  • Não hesite em pedir ajuda profissional caso necessário.

E então, gostou do post? Esperamos que agora seja mais fácil entender melhor o funcionamento do seu micro-ondas e os problemas que podemos encontrar no dia a dia de uso desse equipamento.

Leia mais: 5 motivos que podem ter feito sua geladeira parar de funcionar!

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros posts sobre a manutenção de eletrodomésticos! Por aqui, estamos sempre trazendo novidades, dicas e esclarecimentos sobre esse assunto. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.