Saiba como funciona o forno micro-ondas e o processo de aquecimento

Ele é uma verdadeira mão-na-roda e, hoje em dia, se encontra disponível na maioria dos lares e em vários estabelecimentos comerciais: o forno micro-ondas é prático, eficiente e aquece alimentos e bebidas em pouco tempo.

Mas afinal, você sabe como funciona o micro-ondas? Se você não entende de elétrica, reparos ou física, ele pode parecer um tanto quanto complicado, porém, saiba que o processo é relativamente simples e descomplicado.

Para que você possa entender tudo sobre o assunto, o post de hoje é inteiramente dedicado a explicar a funcionalidade dos fornos micro-ondas e como eles são capazes de converter energia elétrica e térmica para cozinhar alimentos.

Acompanhe a leitura e entenda quais as partes envolvidas no processo, os conceitos científicos por trás de tudo e como eles trabalham para garantir o funcionamento do aparelho. Preparado? Acompanhe:

Quais as partes de um micro-ondas?

Os micro-ondas são basicamente, fornos especializados no aquecimento por meio de ondas eletromagnéticas. Diferentemente dos fornos convencionais, que transformam o gás de cozinha ou resistência em calor (combustão), os aparelhos de micro-ondas funcionam semelhantemente aos fornos elétricos, transformando energia elétrica em calor (mas de formas diferentes).

Graças a essas propriedades específicas, a construção dos micro-ondas também é diferenciada. Esses aparelhos possuem algumas outras partes que merecem destaque, tais como:

  • Painel

O painel é a parte exterior do forno que permite ao usuário o controle sobre todas as funções que o aparelho tem a oferecer. Ele pode ser formado por um teclado (que pode ser com botões ou capacitivo), e uma tela, por meio da qual os ajustes de tempo e funções ficam visíveis.

  • Porta com travas

A porta, juntamente com o painel, costumam ser as partes que mais apresentam defeitos nos fornos micro-ondas. A construção dessa parte é bastante complexa e envolve algumas partes: as travas, itens de segurança indispensáveis, o visor, por onde é possível ver o interior do aparelho e uma tela de metal, para evitar que as ondas escapem.

  • Cavidade de aquecimento

Em relação ao usuário, a cavidade é a parte mais importante dos micro-ondas. Ela é o local onde são posicionados os alimentos que serão aquecidos. Devido ao funcionamento dos fornos, a cavidade precisa ser metálica e ser revestida por um tipo específico de tinta.

Além disso, as cavidades precisam de constante manutenção higiênica, pois o acúmulo de detritos e substâncias podem causar problemas como mau cheiro e principalmente danos ao gabinete, que quando ocorrem, podem gerar faíscas dentro da cavidade. Aqui no blog, você encontra um post específico sobre como eliminar cheiro de micro-ondas, confira!

  • Magnetron

Em relação à parte técnica, o magnetron é a peça fundamental para o funcionamento do eletro. Isso porque ele é o responsável por converter a energia elétrica em micro-ondas que geram calor. O dispositivo é o “coração” dos fornos desse tipo! Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura:


Como os micro-ondas produzem calor?

Agora que você já sabe, o magnetron é o centro de funcionamento responsável pela geração de calor. O processo não é tão simples, mas descomplicamos a ciência por trás do assunto, para que você entenda melhor, confira:

Primeiro, a corrente elétrica chega até o magnetron, que faz as modificações necessárias para que possa operar adequadamente. O resultado disso é a geração de altas tensões e ondas eletromagnéticas (micro-ondas) de alta frequência – cerca de 2,45GHz ou 2.450.000.000 vezes por segundo.

Depois, essas ondas viajam por uma peça chamada guia de onda, um tubo metálico que as transporta até o interior da cavidade de aquecimento. Lá, essa imensa quantidade de ondas é refletida pelas paredes metálicas internas, dando início ao processo de aquecimento.

Existem dois principais efeitos que produzem calor:

 

  1. Ressonância: acontece quando as moléculas de água, açúcar ou gorduras dos alimentos e bebidas começam a circular na mesma frequência que as micro-ondas. Toda essa movimentação causa um outro processo – este, sim, causa o aquecimento;
  2. Efeito dielétrico: o nome pode parecer difícil, mas significa, basicamente, que, além da frequência, as partículas invisíveis da comida tenta se mover na mesma direção que as micro-ondas. Porém, como elas estão em vários sentidos, isso faz com que elas se trombem e gerem calor.

 

Toda essa ação acontece durante os segundos programados por você, quando seleciona-os no painel! Um outro fator que determina o grau de calor é a potência do microondas e a quantidade de água no produto aquecido – isso porque ela é uma das únicas substâncias que sofrem os efeitos de ressonância e dielétrico, sem os quais não acontece o aquecimento por micro-ondas.

E então, o que achou do nosso conteúdo? Aqui no blog MGParts, você encontra os melhores conteúdos sobre o universo dos eletrodomésticos e reparos. Aliás, confira nosso post sobre problemas de aquecimento em micro-ondas! Fique por dentro de todas as nossas atualizações – por aqui sempre tem coisa nova.

Até a próxima postagem!

Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] então, gostou do post? Esperamos que agora seja mais fácil entender melhor o funcionamento do seu micro-ondas e os problemas que podemos encontrar no dia a dia de uso desse […]

[…] Cuidar do seu aparelho com atenção evita a manutenção constante, mas se mesmo assim ela for necessária, conheça os produtos da MG Parts feitos especificamente para micro-ondas e garanta qualidade para seu eletrodoméstico! […]

[…] blog da MG Parts você aprende diversas técnicas e encontra dicas para cuidar de seus eletrodomésticos, mas caso precise de manutenção profissional, temos peças novas originais e assistência […]

[…] muitos eletrodomésticos na cozinha que precisam de atenção. O fogão e o micro-ondas, por exemplo, devem ser higienizados e cuidados com frequência, evitando transtornos que possam […]

4
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x