Como limpar o micro-ondas da forma correta?

O micro-ondas faz parte da rotina da sua casa? Ele já é uma peça essencial em muitas famílias, e ficar sem essa praticidade no dia a dia pode causar muitos problemas indesejados. A forma como você limpa o micro-ondas pode interferir na sua vida útil, por isso é tão importante fazê-la da forma correta!

Existem alguns produtos que foram feitos exclusivamente para a limpeza de eletrodomésticos, mas é importante sempre pesquisar a maneira certa de usar cada um deles para que o feitiço não se vire contra o feiticeiro e você acabe estragando uma peça muito importante do seu aparelho.

Nesse momento, é importante evitar abrasivos que não sejam indicados para esse tipo de componente, por isso o mais recomendado é ler o rótulo dos produtos com máxima atenção.

A atenção também deve ser redobrada quando pensamos na contaminação dos alimentos, por isso você deve conhecer todos os ingredientes que estão nessa mistura de limpeza. Existem muitas receitas caseiras para essa higienização, e elas são o método mais indicado para evitar problemas.

Busque soluções naturais para limpar o micro-ondas

A praticidade do forno de micro-ondas é indispensável na vida corrida, mas ela não precisa ser descuidada, é necessário prestar atenção em como você anda cuidando da limpeza do seu forno para evitar o uso de produtos indevidos.

Os abrasivos podem causar grande dano a pintura e aos componentes técnicos do seu equipamento, evite utilizá-los na limpeza. As esponjas de aço e os removedores também prejudicam a vida útil do aparelho, por isso o mais indicado para esse tipo de higienização são as toalhas macias e os limpadores feitos de forma natural.

Sua cozinha já oferece os melhores ingredientes para limpar seu micro-ondas com perfeição, como o sabão neutro artesanal, misturas preparadas com suco de limão, auto limpantes com vinagre e muitas outras opções, você só precisa entender qual deles é melhor para cada ocasião.

Limpeza na prática – Como fazer?

Para uma limpeza mais eficiente, primeiramente você precisa entender qual a necessidade que ela vai suprir. Seu micro-ondas precisa ser higienizado? Ou o purê de ontem espirrou para todos os lados? Assim fica mais fácil de escolher a receita mais eficiente para a situação.

Higienização na rotina

pessoa limpando parte interna do micro ondas de luvas

Respingos e alguns farelos são inevitáveis no uso diário do micro-ondas, mas isso não significa que eles precisam permanecer lá dentro por muito tempo. Comece a limpeza com um pano umedecido com água e detergente natural.

Após esfregar toda a superfície com a mistura – lembre-se de não encharcar o pano – seque o interior com outro pano seco, ou com duas folhas de papel toalha dobradas. É muito importante secar todos os cantinhos para não danificar as funcionalidades e não enferrujar nenhuma parte.

Tirando o cheiro indesejado

micro-ondas com pote de vidro com comida

Quem não ama uma pipoquinha de manteiga, ou de queijo, feita no micro-ondas? O lanchinho pode até ser uma delícia, mas o cheiro que fica depois não deixa o ambiente nada agradável.

Para eliminar esse odor desagradável, o truque é simples: Em uma xícara com água adicione duas colheres de sopa de vinagre e coloque a mistura para esquentar por 3 minutos, e depois deixe ela descansando lá dentro por mais 2.

A evaporação da água com vinagre ajuda a amolecer a sujeira, e ao mesmo tempo absorve o cheiro desagradável. Assim que o tempo estipulado chegar ao fim, passe o pano com detergente para tirar as impurezas e o papel toalha para secar tudo, e pronto!

Chega de sujeira velha

limão para tirar sujeira do micro-ondas

Faz quantos dias que você tomou seu último leite quente? Ele respingou todo no micro-ondas e a sujeira ainda está por lá? Esse tipo de alimento funciona como uma cola dentro do forno, vamos eliminar essa sujeira hoje mesmo!

Coloque entre 4 e 6 rodas grossas de limão em um pratinho pequeno com um pouco de água no fundo. Ligue o aparelho por um minuto e deixei mais 3 minutos depois que ele parar de apitar. A ideia aqui é a mesma do vinagre, mas a acidez do limão é mais potente nessa função.

Tire a parte mais grossa da sujeira com a parte amarela de uma esponja nova e limpe o que sobrou com um pano úmido de água. Não se preocupe com seu prato, ele pode ser lavado como uma louça normal.

A limpeza exterior também é importante

pessoa limpando micro ondas parte exterior com luvas

Assim como a limpeza interna preserva os alimentos e a vida útil do equipamento, a externa também tem esse mesmo necessidade de cuidados especiais. Não utilize abrasivos ou deixe de secar logo após a limpeza, a ferrugem do lado de fora também pode condenar o aparelho.

O micro-ondas exerce um papel fundamental no seu dia a dia? Então ele merece todos os cuidados necessários para trabalhar da melhor forma possível, e por todo o tempo que ele é capaz de trabalhar.

Cuidar do seu aparelho com atenção evita a manutenção constante, mas se mesmo assim ela for necessária, conheça os produtos da MG Parts feitos especificamente para micro-ondas e garanta qualidade para seu eletrodoméstico!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Se você já teve alguma surpresa com explosões de um alimento que não se pode por no micro-ondas, confira nosso post com dicas sobre como limpar o micro-ondas. […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x