Porque sua geladeira está estalando? Veja os possíveis motivos

Desde muito tempo se ouve reclamações referente a ruídos, mais especificamente estalos, na geladeira e em outros eletrodomésticos como lavadora, aspirador e televisão. 

O que se vê é uma característica em comum e para muitos, considerada até normal: a emissão de ruídos

Sendo assim, já podemos descartar que seja algum problema específico do produto, pois a emissão de barulhos altos ou baixos acontece com frequência em quase todos os aparelhos domésticos. 

Mas se não é um problema específico o que de fato causa esses estalos? Pensando em sanar sua dúvida sobre essa questão presente em várias gerações, a MG Parts preparou esse post para explicar o assunto. 

Possível causa dos estalos

Quando falamos especialmente de estalos na geladeira encontramos as seguintes causas:

Existem moléculas que compõem os eletrodomésticos e o grau de agitação delas podem sofrer alterações de acordo as variações de temperatura do ambiente, uma vez que, durante a noite, a cozinha pode estar fria, e durante o dia ela pode estar mais quente. 

Então, quanto maior a temperatura, mais agitadas ficam as moléculas e mais o eletrodoméstico dilata. Por outro lado, quanto menor a temperatura, mais o aparelho se contraí. 

O estalos vão ocorrer com o material expandido e contraído, pois a dilatação atinge todos os materiais causando esses barulhos incômodos e também acontecem os ruídos quando o material se contrai devido as moléculas estarem mais próximas entre si. 

Isso significa que podem haver ruídos durante o dia todo, mas eles serão frequente mais durante a noite, pois é quando o ambiente está mais silencioso. 

Outros tipos de ruídos e causas

ruídos na geladeira

Às vezes, o ruído produzido pode ser tachado apenas como estalo, mas nem só de estalos se vive uma geladeira. 

Esse ruído pode ser um chiado, um ruído específico do compressor, de expansão de gás, de fluxo de água, de circulação de água ou até do barulho da gaxeta. 

O que deve ser entendido é que certos ruídos vão ser causados devido ao funcionamento do produto, então, o que deve ser feito é aceitar que o refrigerador não é isento de barulhos. 

Vamos apenas entender melhor cada ruído citado, começando pelo chiado. Que geralmente é executado quando a porta da geladeira está aberta. 

Isso acontece por causa da expansão do fluido refrigerante dentro da placa fria o que não se caracteriza como um defeito.  

Pode ocorrer também ruídos vindo do compressor. Esse ruído é bastante similar ao barulho de um motor. E isso não quer dizer que a geladeira está com problema e sim que o compressor está funcionando. 

Isso vai ocorrer devido ao compressor trabalhar em alta rotação para obter maior desempenho e menor consumo de energia. Então, no final das contas, podemos considerar que um chiadinho pequeno na geladeira pode até ser algo bom, certo?

O ruído que ouvimos da geladeira também pode ser semelhante ao barulho gerado quando se enche um balão de gás, já que é causado pela expansão de gás no sistema de refrigeração.

Pode ocorrer o ruído causado pelo fluxo de água, que como o próprio nome diz reproduz o barulho característico de fluxo de água.

Esse som acontece quando a geladeira está repondo os reservatórios para produção de gelo ou dispensando água.

Outro ruído bastante frequente produzido pela geladeira é o que ocorre por causa da circulação de ar, ou seja, é causado pelo fluxo de ar em sistemas de refrigeração Frost Free.

Nos refrigeradores Frost Free é comum escutar estalos quando a geladeira está fazendo o degelo, pois nesse processo há o derretimento do gelo e isso gera barulhos de estalos e ate mesmo de algo caindo, visto que ao se soltar do evaporador, há deslocamento interno. Podemos fazer comparativo desse barulho, com uma garrafa de água congelada, que quando deixada pra fora, começa a estalar.

Outro som que pode ser ouvido vindo da geladeira pode ser o barulho da borracha ou gaxeta que, geralmente, é ouvido ao fechar a porta da geladeira, semelhante ao barulho gerado quando se esvazia um balão de gás.

Como solucionar o problema

como solucionar geladeira estalando

Mesmo todos esses ruídos sendo causados simplesmente por causa do funcionamento da geladeira, existem algumas dicas de como esses barulhos podem parar.

As dicas incluem desencostar a geladeira da parede, nivelar a geladeira, observar como as gavetas e prateleiras de dentro da geladeira estão postas e o que está colocado sobre elas e também retirar objetos que estejam encostando na geladeira. Vamos entender melhor como cada uma dessas dicas funcionam.

Sempre vamos achar que o barulho feito pela geladeira pode ser solucionado apenas por um profissional, mas, às vezes, o barulho pode ser causado porque a geladeira está muito próxima da parede.

Então, de acordo com os fabricantes, dar uma distância de 15 centímetros entre a geladeira e a parede pode ser a solução para o problema.

Pode ser também que os pés da sua geladeira não estejam bem apoiados o que pode causar uma vibração no aparelho.

Nesse caso, o que deve ser feito é nivelar os pés, colocando um calço ou, em alguns aparelhos, ajustar os pés que já são próprios para rosquear e nivelar.

Já pensou que pode ser a disposição dos alimentos dentro das gavetas e em cima das prateleiras que estão causando os estalos?

Pois é, a má colocação dos produtos dentro da geladeira pode causar trepidação. Então, tente reorganizar os produtos até que o barulho pare.

Objetos encostados na geladeira também pode ser o causador do problema, pois quando o motor da geladeira funciona ele produz vibração que pode ser passada para outros produtos que estão encostados.

Portanto, veja se não há objetos encostados na sua geladeira. Talvez isso possa sanar o barulho.

Por tudo o que for dito, se os barulhos produzidos pela sua geladeira forem muito além de todos os citados aqui, você pode chamar um profissional.

Mas pelo que vimos, é difícil que algum barulho seja devido a algum problema de fato no seu aparelho.

Lembre-se que a sua geladeira está realizando funções que geram barulhos, mas são necessários para o seu funcionamento.

Se você tem mais dúvidas como essas, continue navegando pelo nosso blog e encontre tudo o que você precisa sobre conteúdo de eletrodomésticos.

 

2 comentários em “Porque sua geladeira está estalando? Veja os possíveis motivos”

  1. Bom dia, minha geladeira é da marca Consul, comprada a quase dez anos. No momento ela está estalando como se estivesse quebrando o gelo.
    A menos de um ano, foi preciso substituir o termostato.
    Por favor, me oriente quanto ao que pode estar acontecendo para que, caso precise chamar um técnico, eu não fique sem ter ideia do problema.

    • Olá, Cláudia 😁

      Caso os barulhos que sua geladeira fazem, sejam muito além do normal, sugerimos que procure uma assistência técnica para avaliar sua geladeira.
      Mas lembre-se antes de por em prática algumas de nossas soluções que falamos nesse post 😉

      Agradecemos pelo comentário e ficamos á disposição em caso de dúvidas!

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.