Geladeira Congelando? 4 Causas e Soluções com a MGParts!

Imagine só ter que jogar fora todas as sobras de alimentos que não fossem comidas depois de prontas. Pois é assim que as pessoas viviam antes da invenção dos refrigeradores.

Preservar os alimentos com sal por exemplo, era uma das poucas formas de diminuir o tempo de ação das bactérias. Por isso a geladeira se torna um equipamento essencial em qualquer lar.

Um exemplo muito simples é o leite, que estraga em torno de 2 ou 3 horas quando em contato com o ar. Quando resfriado, seu consumo pode se estender a uma semana ou mais.

O problema é que se os alimentos ficarem abaixo de 0º C eles acabam congelando e, quando descongelados, ficam esponjosos e moles. Pensando nessa questão, a MGParts elencou algumas causas para quando sua geladeira começa a resfriar em excesso os alimentos. Continue a leitura e confira!

Como a geladeira funciona

Antes de ver porque a geladeira congela os alimentos, é preciso entender como funciona um refrigerador. De maneira geral o equipamento refrigerador faz um produto químico mudar do estado líquido para o gasoso.

Nesse processo, o líquido absorve calor e resfria a parte interna do equipamento. Os problemas na refrigeração podem estar relacionados tanto aos componentes desse sistema, quanto a fatores como temperatura ambiente e quantidade de produtos no interior da geladeira. Veja:

1- Temperatura incorreta do termostato

Se a temperatura do termostato estiver muito baixa e a quantidade de produtos na geladeira for pouca, o equipamento vai acabar congelando esses produtos. Verifique essa quantidade e ajuste a temperatura.

Outro fator que contribui para o congelamento dos alimentos é a temperatura do ambiente. É comum encontrarmos nossas frutas e bebidas congeladas na geladeira principalmente no inverno.

Isso acontece porque as temperaturas nessa época diminuem bastante, e caso o termostato esteja muito baixo, é possível que os alimentos ultrapassem os 0º C e causem muita dor de cabeça.

2- Problemas na passagem de ar frio

Esse problema é relativamente simples. Basta algumas observações e mudanças dentro da geladeira e pronto. Veja se os alimentos que estão congelando se encontram na frente das saídas de ar.

Essas saídas internas normalmente ficam na parede do funda da geladeira, na parte de cima. Isso acontece porque o ar frio é mais pesado e tende a descer, resfriando todo o compartimento.

O problema é que, quando há alguma coisa muito próxima dessas saídas, o ar que deveria descer pela geladeira acaba se concentrando nesses produtos, que vêm a congelar.

Se você percebeu que só os produtos dispostos à frente da saída de ar estão congelando, reorganize esses itens e deixe uma distância de no mínimo 12 centímetros. Observe por um período de tempo para ter certeza de que o problema foi solucionado.

3- Lugar de cada alimento

Essa dica é mais para prevenir o congelamento dos produtos. A distribuição dos alimentos dentro da geladeira deve ser feita de forma inteligente.

O compartimento para legumes e verduras fica na parte de baixo porque ela recebe menos ar frio e, consequentemente, resfria menos. Esses alimentos têm muita água em sua composição, o que facilita seu congelamento.

Você pode colocá-los em potes ou sacos plásticos para ter certeza que não vão congelar. Os outros alimentos também devem ser colocados em recipientes fechados.

Nunca coloque alimentos que ainda estão quentes na geladeira. Isso não só estraga o equipamento como aumenta a temperatura dentro da geladeira, afetando os outros produtos.

4- Problemas Técnicos

Os problemas técnicos já são um pouco mais difíceis de resolver. Se você regulou a temperatura do termostato e concluiu que o congelamento continua, então chegou a hora de chamar ajuda especializada.

O motivo do congelamento pode ser um problema no próprio termostato, que pode estar desregulado ou mesmo quebrado. Outros detalhes técnicos na parte interna também podem causar o congelamento dos produtos.

É preciso contactar um técnico especializado em eletrodomésticos para averiguar as possíveis soluções, que podem variar desde uma simples manutenção até a troca de alguma peça.

Chame um técnico de sua confiança para o serviço e não espere seu equipamento para de funcionar para realizar a manutenção do equipamento.

Por que manter a manutenção em dia?

A manutenção periódica da geladeira é um ponto muito importante tanto para o seu uso correto quanto para a economia de maneira geral. Essa manutenção pode ser considerada um investimento.

Quando o equipamento apresenta defeitos no funcionamento, é porque algo já está incorreta a algum tempo. A manutenção preventiva resolve esses problemas antes mesmo deles começarem.

A MGParts quer que você use seus equipamentos com segurança e praticidade. Por isso estamos sempre trazendo conteúdos com dicas e informações relevantes para te ajudar a usar seus eletrodomésticos da melhor forma.

Confira nosso post sobre a temperatura ideal para sua geladeira e tenha o melhor desempenho com esse equipamento tão necessário. Obrigado e até o próximo post!

Avalie post

Deixe um comentário