O refrigerador é um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, afinal ele é o responsável por armazenar alimentos e outros itens que precisam de refrigeração para não estragarem. Portanto, uma geladeira desligando sozinha é algo preocupante.
Normalmente, o funcionamento de uma geladeira ocorre com ela ligando e desligando conforme a sua necessidade de manter a temperatura ideal. Mas há diferença entre desligar por um período breve e permanecer desligada, colocando seus alimentos em risco.
Por isso, é necessário descobrir o que acontece e solucionar o quanto antes, mantendo o eletrodoméstico apto para uso. Se você está passando por esse problema, continue sua leitura, pois podemos te ajudar!
Por que a geladeira está desligando sozinha?
São muitas causas que podem deixar a geladeira desligando sozinha. Vale lembrar que para constatar o que está acontecendo, é necessário chamar a assistência técnica para verificar detalhadamente a causa do problema e se é um problema de fato.
Apenas com o parecer de um técnico será possível descobrir o porquê a geladeira liga e desliga sozinha, mas geralmente alguns motivos podem estar relacionados a este mau funcionamento, confira os mais comuns:
Problemas elétricos
Este é um dos motivos mais comuns que podem fazer uma geladeira ligar e desligar sozinha. Acontece que os refrigeradores, especialmente os mais antigos, gastam muita energia para manter o seu pleno funcionamento, o que pode acarretar uma sobrecarga, se a geladeira estiver cheia de alimentos.
Dessa forma, por fazer muito esforço para manter tudo fresco e na temperatura ideal, o circuito elétrico do equipamento pode sofrer quedas, ocasionando o desligamento do eletrodoméstico.
Ciclo de degelo
As geladeiras geralmente possuem um processo de descongelamento. Em aparelhos mais antigos, enquanto o freezer está funcionando, o gelo é produzido, porém, o excesso de gelo pode prejudicar a refrigeração, e nesse caso é necessário remover essa quantidade extra.
Para realizar a remoção do gelo, o freezer desliga até que o degelo seja completamente feito, da mesma forma que funciona o termostato. Nesses casos, o desligamento da geladeira é normal e garante um bom funcionamento do refrigerador.
Bobinas do condensador sujas
Este é um tipo de manutenção que deve ser feita periodicamente. As bobinas, geralmente, ficam na parte de trás da geladeira ou na parte de baixo e servem para espalhar todo o calor, que é retirado da parte de cima do refrigerador.
Para que o funcionamento das bobinas aconteça da maneira correta, é preciso que elas estejam devidamente limpas e, para isso, basta desligar a geladeira da tomada e limpá-las. Isso pode ser feito com um pano ou uma escova.
Tenha cuidado ao limpar e certifique-se de que as bobinas estão frias para realizar a limpeza, o que manterá a geladeira funcionando por mais tempo.
Termostato
Problemas no termostato do refrigerador podem fazer com que a geladeira desligue sozinha. Os modelos mais antigos possuem essa peça, que se trata de um botão giratório dentro do refrigerador, em que é possível regular a temperatura.
Se o termostato estiver no mínimo, opte por colocá-lo no médio ou máximo, dependendo da temperatura para que os alimentos fiquem melhor armazenados. Quando esse botão estiver fora do lugar, pode ser que a geladeira tenha um mau funcionamento.
Borracha gasta
A borracha do refrigerador, que fica no entorno das portas, precisa ser verificada com frequência, pois, no caso de desgaste, ela pode fazer com que a vedação da geladeira não aconteça corretamente.
Uma vez que esse item estiver desgastado, é necessário que a troca seja feita por um técnico especializado, mas caso queira fazer por conta própria, temos um conteúdo sobre como trocar a borracha da geladeira — aproveite para ler.
. Isso porque ele pode ocasionar a falta de vedação necessária para manter os alimentos armazenados corretamente, causando ainda o descongelamento e sobrecarga da geladeira, o que pode fazer com que ela desligue.
Vazamento de gás
Este é mais um dos problemas que podem deixar a geladeira desligando sozinha, pois o fluido refrigerante é responsável por fazer com que ela resfrie.
Quando a mangueira responsável por transportar esse gás é danificada, o vazamento acontece fazendo com que o gás da geladeira se acabe, o que compromete o armazenamento dos alimentos da geladeira. Para realizar o reparo, é necessário chamar um técnico para que o problema seja constatado e solucionado.
Motor com falhas
O motor da geladeira também pode ser o responsável por ela ligar e desligar sozinha. E, mais uma vez, a assistência técnica será necessária para verificar a peça, já que, nesses casos, o eletrodoméstico começa a desligar mesmo estando conectado à tomada.
Com problemas no motor, o mau funcionamento do refrigerador pode ser observado com a lâmpada interna que se acende e apaga, além de ruídos gerados pelo defeito na peça.
Filtro sujo
Manter a limpeza do filtro em dia é essencial para que a geladeira funcione corretamente, pois, com o acúmulo de sujeira, o bom funcionamento do eletrodoméstico se torna cada vez mais difícil. Por isso, faça constantemente a limpeza do item para garantir um funcionamento adequado do refrigerador.
Alguns hábitos podem ajudar a manter a vida útil de sua geladeira por mais tempo, por isso, preste atenção aos sinais que ela demonstra.
Outros cuidados, como evitar a superlotação do equipamento, a fim de manter as portas fechadas, conservar os alimentos da forma correta e realizar a higienização da geladeira periodicamente, também podem ajudar na manutenção do eletrodoméstico por mais tempo.
Também é preciso ficar atento de que, em alguns casos, será necessário chamar um técnico especializado para identificar o problema. Opte sempre por esses profissionais para solucionar o problema e prolongar o bom funcionamento de seu refrigerador.
O que fazer quando a geladeira desliga e não liga mais?
Na maioria dos casos, quando uma geladeira desliga e não volta a ligar, trata-se de um problema do equipamento, seja no motor, ou vazamento de gás, termostato, entre outros problemas que podem acontecer.
Nesses casos, chamar um técnico se torna inevitável para se detectar o que acontece, providenciando assim o conserto do eletrodoméstico para que ele volte a funcionar corretamente.
Para se certificar, você pode verificar se o fio do refrigerador não foi desconectado acidentalmente da tomada. Isso pode acontecer quando a geladeira é trocada de posição, ou quando algo cai, fazendo com que a tomada seja desconectada.
Nesses casos, basta conectar o aparelho na tomada para que seu funcionamento seja restabelecido.
Leia mais: O que pode ter feito a geladeira parar de funcionar?
Outra dica é ligar a geladeira diretamente na tomada, evitando o uso de extensões, que podem falhar, gerando o desligamento da geladeira e comprometendo o armazenamento dos alimentos.
Em alguns casos, a geladeira desligada pode ser um problema da tomada onde está conectada. Faça o teste, ligando o aparelho em outra tomada, ou testando outro eletrodoméstico nessa mesma tomada, caso o problema seja nela, outros aparelhos também não funcionarão corretamente.
Por conta de seu tamanho, muitas pessoas acham que a geladeira é um eletrodoméstico mais robusto e plenamente resistente. E, na verdade, ela precisa de cuidados como qualquer outro item de sua cozinha para garantir um bom funcionamento.
Por isso, tenha hábitos de cuidado com o equipamento para deixá-lo sempre em boas condições de uso, mantendo o bom armazenamento de seus alimentos perecíveis com o máximo de qualidade.
Invista também em visitas de rotina de um técnico em refrigeração para verificar se toda a sua estrutura está funcionando corretamente. E caso precise de peças ou acessórios para seus eletrodomésticos, visite o site da MGParts.
Dessa forma, será possível garantir a vida útil de seu equipamento por muito mais tempo, auxiliando no dia a dia de toda a família. Esperamos que tenha gostado e aproveitado este conteúdo e que tenhamos ajudado a entender a possível causa do desligamento de sua geladeira.
Leia ainda nosso texto “Geladeira desligada estraga?” e confira alguns mitos e verdades sobre o eletrodoméstico. Até a próxima!