Conheça os benefícios, e como funcionam as geladeiras frost free

A evolução dos eletrodomésticos causa mudanças na nossa rotina desde sua primeira invenção. A inserção das geladeiras na vida cotidiana proporcionou avanços de consumo, até mesmo nas questões alimentares, e essas mudanças não param de acontecer. Uma dessas novidades levanta a seguinte pergunta: o que é uma geladeira frost free?

Apesar de não ser mais tão comum, há alguns anos era um hábito durante a faxina separar um tempo muito longo para preparar a geladeira durante a madrugada para realizar seu descongelamento convencional. Era necessário esperar no mínimo 8 horas para que todo o gelo derretesse, e aí sim dar início a higienização do eletrodoméstico.

Essa prática, além de muito trabalhosa, acabava sendo também um risco para a durabilidade dos alimentos presentes naquela geladeira. Com o degelo tão longo, alguns condimentos acabam estragando, e por consequência, acabam contaminando os moradores da casa, além do desperdício de comida, é claro.

Com a chegada do frost free essa realidade já não faz mais parte da rotina de limpeza de muitos lares brasileiros. Se você ainda tem dúvidas sobre a tecnologia, e ainda não sabe se vale a pena investir em uma geladeira que ofereça essa possibilidade, confira as dicas que a equipe MG Parts separou para você.

O que é a geladeira frost free?

O termo frost free é original da língua inglesa, e pode ser traduzido, de forma livre, como algo “livre de congelamento”. O novo sistema de refrigeração começou a ganhar fama aqui no Brasil em meados de 2009, e apesar de ser considerada um item importado e de luxo, logo se tornou uma queridinha entre as famílias brasileiras.

O sistema foi desenvolvido com base no objetivo de evitar que ocorra um acúmulo indevido de gelo dentro do congelador. Também conhecida como “non-frost”, ela ganhou seu espaço com a promessa de diminuir o tempo dedicado a sua limpeza, na melhor preservação dos alimentos, e até mesmo na facilidade da manutenção das peças da geladeira.

É importante frisar que a tecnologia frost free não elimina a limpeza periódica da geladeira, essa higienização é super importante para que seu eletrodoméstico continue funcionando com o máximo de potência. Para conferir as melhores dicas de como limpar sua geladeira da forma certa, confira o post especial do nosso blog.

Como o sistema frost free funciona?

geladeira frost free aberta

A tecnologia frost free possui dois dispositivos distintos dentro do seu sistema, e o funcionamento dessas duas forças pode variar conforme o modelo escolhido para seu aparelho. Essas duas possibilidades podem ser divididas, basicamente, em uma bomba de calor, ou uma resistência elétrica.

As potenciais são ativadas por um temporizador eletrônico, em intervalos de tempo durante o funcionamento cotidiano. Essa resistência, ou a bomba, tem o objetivo de gerar calor dentro do congelador da sua geladeira. Ela derrete o gelo das paredes laterais, evitando que ele possa ficar acumulado nesses locais.

A água que resulta desse descongelamento regular é transportada para um mini reservatório do eletrodoméstico por meio de um sistema de canalização interno. O segredo desse processo está exatamente na posição que o reservatório ocupa dentro do sistema da geladeira, exatamente acima do compressor.

Ali, a temperatura da água é elevada e, por consequência, ela começa a evaporar para dentro de algumas ventoinhas presentes no congelador. A circulação dessa vapor dentro do refrigerador trabalha em prol de um sistema auto sustentável de resfriamento e descongelamento equilibrando o nível de gelo.

Qual a diferença entre cycle defrost e frost free?

relógio analógico

A tecnologia das geladeiras evolui para pensar novas formas de levar praticidade e conforto. Os sistemas de degelo influenciam diretamente nessa facilidade necessárias para incluir a higienização dos eletrodomésticos na rotina de limpeza da casa, e elas podem ser um importante ponto de consideração para comprar novos aparelhos.

Uma das tecnologias mais presentes no mercado atual é o Cycle Defrost que, em uma tradução livre, adiciona um ciclo de degelo para seus sistema. Essa capacidade busca refrigerar de forma natural seus alimentos. Por acumular pouco gelo durante esse ciclo, essa capacidade exige um descongelamento semestral durante o ano.

Por contar com um sistema auto sustentável que não permite o acúmulo de gelo nas paredes do congelador, o sistema Frost Free é o que apresenta mais vantagens, se comparado àqueles presentes no mercado atual. Além da praticidade cotidiana, esse tipo de evolução também ajuda a diminuir os odores do congelador.

Mais praticidade para sua família!

Apesar das funções que facilitam na hora da faxina, a tecnologia frost free foi pensada para atingir seus consumidores em vários aspectos da vida. Afinal, quanto menor o tempo dedicado a limpar uma geladeira, maior o tempo para aproveitá-la com a família.

Receber convidados, organizar um jantar mais saboroso, dedicar mais atenção aos nutrientes que estão sendo consumidos pelos seus filhos, e até mesmo pensar em alternativas para uma nova dieta. Tudo isso só é possível quando se vive para além de funções de limpeza exaustiva.

E agora que você conhece todas as vantagens desse sistema, essa rotina mais tranquila e produtiva também pode fazer parte da sua vida!
Gostou da dica? Acompanhe as próximas postagens do nosso blog e não deixe passar nenhuma novidade do mundo dos eletrodomésticos!

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] geladeiras mais modernas, do tipo Frost Free, em vez do termostato, são equipadas com o […]

[…] Outro ruído bastante frequente produzido pela geladeira é o que ocorre por causa da circulação de ar, ou seja, é causado pelo fluxo de ar em sistemas de refrigeração Frost Free. […]

[…] os chamados modelos Frost Free, que dispensam o descongelamento. Ideais para quem não quer mais se preocupar com essa limpeza. No entanto, como mudar de modelo de […]

Luana

Eu comprei uma geladeira assim e estamos gostando muito pois facilita não ter que esperar descongelar,recomendo .

Matheus Mendes

Oi Luana,

realmente as geladeiras frost free são muito mais práticas.
Obrigado por deixar seu comentário!

Atenciosamente,
Matheus Mendes.
Suporte – MG Parts

5
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x