Mesmo havendo uma revolução do sistema de refrigeração de geladeiras, com destaque para modelos Frost Free, ainda há equipamentos que possuem sistema de gás mais evidente. O que acontece muitas vezes é que esses refrigeradores começam a apresentar problemas que muitas vezes são relacionados a falta do elemento gasoso.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, refrigeradores não “consomem ou se alimentam” de gás! Sabemos que essa informação pode estar te gerando uma dúvida agora nesse momento: então, por que algumas geladeiras ficam sem gás? E a gente te explica!
Continue a leitura e entenda o motivo de sua geladeira estar perdendo gás!
Geladeira perdendo gás? Conheça as causas!
Mesmo nas geladeiras mais novas, o funcionamento correto – para permitir que ela gele com eficiência – ainda ocorre por meio de gás, mas não somente dele. Como assim? Bem, além desse elemento muito importante para a boa desenvoltura do equipamento, há duas peças que também podem ser consideradas protagonistas na mesma função: o condensador e o evaporador.
O processo é um pouco complexo, mas tentaremos te explicar de uma forma bem simples. O que ocorre é o seguinte, para que seu refrigerador funcione perfeitamente, o condensador precisa fazer a circulação do gás no interior do equipamento, sendo transformado em líquido e transitando pelo tubo capilar – que faz a ligação da peça à geladeira.
Contudo, não termina aí! Ainda sobre o sistema de refrigeração, o evaporador é o grande responsável por manter os alimentos sempre frescos – além de atuar fazendo com que o gás volte ao estado gasoso – já que a peça atua retirando ar quente das comidas e o transforma em frio, fazendo com que toda a geladeira fique resfriada. Conseguiu entender?
Tá, mas onde entra a perda de gás nessa situação toda? Bem, como você deve ter percebido, nesse processo toda a geladeira não consumiu o gás, mas sim o usou de maneira “reciclável”.
O que pode acontecer então, por algum motivo que necessita ser investigado, é o vazamento do elemento. Então o gás não acabou, mas sim vazou por conta de alguma perfuração, por exemplo! Dessa forma, para corrigir o problema é preciso verificar onde está ocorrendo a perda e efetuar o reparo.
Como verificar vazamento de gás na geladeira?
Com já vimos, todas as geladeiras fazem o resfriamento por meio de algum gás – as mais antigas usam freon 12 e as mais novas tetrafluoretano (HFC-134a). Por isso, observar alguns aspectos pode te ajudar a entender se o vazamento está ocorrendo ou se existe outro tipo de problema. Confira nossas dicas para fazer a verificação:
Verifique a eficiência do congelador
Um dos primeiro pontos, que podem te ajudar a identificar se está ocorrendo vazamento na sua geladeira, é observar o funcionamento do congelador. Na maioria dos casos ele pode estar perdendo a propriedade de gelar e irá começar a não ter potência suficiente para manter os alimentos e água congelados.
Outro ponto que você pode avaliar em conjunto a isso é a temperatura do condensador. Para isso, encontre-o – normalmente atrás da geladeira – e coloque a mão sobre a superfície para ver se ele continua quente. Em caso afirmativo, o problema não está ali, mas em outra parte. Contudo, se ele estiver frio ou relativamente frio então pode ser que esteja ocorrendo vazamento.
Analise a mangueira de conexão
Se o vazamento não estiver no condensador, pode ser que ele esteja ocorrendo na mangueira de conexão. Para ter certeza disso, você pode preparar uma mistura de água e sabão em um recipiente, e colocá-lo embaixo dela. Isso fará com que bolhas apareçam e será possível verificar onde está acontecendo a perda.
Aliás, tente notar qualquer mudança no cheiro da sua casa e principalmente na geladeira. Quando ocorre vazamento é possível notar a mudança, já que o gás possui um “aroma” diferente e bastante típico de ser notado.
Avalie a limpeza do condensador
Agora, se você observou tudo isso e contatou que não há indicio de vazamento, pode ser que o problema ocorra por conta da falta de limpeza do condensador. Na verdade, esse é um dos grandes motivos de aumento na conta de luz, então fique de olho para ver se você anda pagando mais do que o costumeiro, certo?
Você pode fazer a limpeza a cada seis meses e ela é bastante fácil. Caso você tenha um aspirador de pó, basta passá-lo do condensador para retirar a poeira e demais resíduos e depois passar um pano úmido com sabão neutro. Lembre-se de efetuar todos o processo com a geladeira desligada, certo?
Agora, caso você faça tudo isso e o problema continue persistindo, o melhor a fazer é buscar ajuda de um profissional técnico de confiança. Ele poderá, não somente informar o que está ocorrendo e fazer a identificação do problema, como também efetuar os reparos necessários. Pense nisso!
Quanto tempo dura o gás da geladeira?
É muito comum ouvirmos “eu tinha uma geladeira antiga e nunca tinha tido problemas com vazamento de gás, essas novas não são tão boas” e, realmente, geladeiras mais antigas possuem sistema de cobre, uma estrutura que vedava com maior propriedade as conexões, contudo, hoje não é mais permitido usar esse tipo de tecnologia.
Por isso elas aparentavam não acabar o gás nunca. Mas isso também não ocorre em refrigeradores mais novos! Ou seja? O gás nunca acaba, o que ocorre é que, com o tempo e condições do seu equipamento, ele pode estar mais suscetível a escapar.
Por isso, o gás da sua geladeira irá continuar ali enquanto ela funcionar com desenvoltura e não apresentar problemas técnicos. Na verdade, até percebermos que está ocorrendo vazamento demoram anos, e por isso a limpeza periódica é tão importante!
Agora que você já sabe o que pode estar acontecendo para o gás da sua geladeira “acabar” tão rápido, que tal continuar entendendo mais sobre esse importante equipamento? Aqui no blog nós temos um conteúdo que pode ser perfeito para você! Corre lá e confira os maiores mitos sobre refrigeradores!
Aqui no blog da MGParts nós sempre trazemos conteúdos como esse! Continue conferindo nossas atualizações semanais sobre tudo o que envolve assistência e eletrodomésticos.