Como fazer a manutenção preventiva de geladeiras?

Não dá para imaginar ficar sem geladeira em cidades quentes, como é o caso das cidades na maioria das regiões do Brasil, até mesmo porque a geladeira é o eletrodoméstico mais importante da casa, que conserva os alimentos perecíveis, como carnes, frutas, legumes, leite, dentre outros.

O mesmo é válido para quem tem negócios no ramo de serviços de alimentação e necessita dos refrigeradores constantemente para trabalhar. Por isso, tem a consciência de que é necessário fazer a manutenção preventiva e corretiva desses equipamentos com certa regularidade.

Pensando nisso, a MG Parts veio trazer informações de como fazer a manutenção preventiva de geladeiras em cidades de alta temperatura. Confira agora!

Afinal, como fazer a manutenção preventiva em refrigeradores?

É bastante comum ocorrer colapsos em equipamentos de refrigeração nos períodos mais quentes do ano. Por isso, é vital que você, como proprietário de um restaurante, de algum serviço de alimentação, ou mesmo que queira cuidar da sua geladeira em casa, esteja sempre atento à manutenção preventiva dos seus equipamentos de refrigeração.

Para isso, segue uma lista de procedimentos de manutenção preventiva de refrigeradores para te ajudar a evitar possíveis dores de cabeça.

Lista de verificação de manutenção preventiva de refrigeração:

check list

Vamos dar uma olhada nas tarefas da lista de verificação de manutenção preventiva de geladeiras que você e sua equipe podem e devem realizar diariamente ou semanalmente.

Limpeza dos equipamentos

Embora seja um procedimento básico e óbvio, muitos esquecem de fazer uma limpeza completa nos refrigeradores. O ritmo acelerado de trabalho faz com que adiemos várias vezes a limpeza, contudo, é preciso encontrar um tempo para efetuar essa higienização.

Você deve ter em mente que esta limpeza deve fazer parte de seu cronograma de trabalho, principalmente se estivermos falando de manutenção de refrigeradores comerciais.

Tenha cuidado para não usar palha de aço e outros abrasivos que danifiquem o seu aparelho, assim como produtos químicos, como alvejantes, que podem danificar o acabamento do seu refrigerador.

Tenha em mente que quanto mais tempo você deixar a limpeza por fazer, mais difícil será para você limpá-lo sem o uso de um produto de limpeza potencialmente prejudicial à integridade do aparelho.

Sem contar que certos tipos de sujeiras podem ocasionar odores desagradáveis que pode contaminar o restante dos alimentos da geladeira, afetando a qualidade dos mesmos e abrindo possibilidade para o crescimento de fungos que podem comprometer a segurança de seus alimentos.

Verifique as configurações

Outro item simples na sua lista de verificação de manutenção preventiva é observar suas configurações e ajuste de temperatura.

Se a unidade estiver muito fria, pode formar gelo, especialmente em líquidos e queimar algumas verduras. Por outro lado, se a sua temperatura não estiver fria o suficiente, sua comida pode não estar sendo conservada da forma adequada.

Degelo no cronograma

Certifique-se de seguir as recomendações do fabricante para descongelar o congelador do aparelho, caso não se trate de um equipamento Frost Free. Descongelar sua unidade com muita frequência está criando um trabalho desnecessário para a sua geladeira, porém, quando o congelador está com uma camada de gelo muito grande, o seu funcionamento começa a ficar comprometido.

Organização dos alimentos dentro da geladeira

organização interna de alimentos

Ao elaborar uma lista de verificação de manutenção preventiva, inclua um lembrete sobre a superlotação. O ar não será capaz de circular livremente em um refrigerador superlotado, o que fará com que a unidade trabalhe mais para manter sua temperatura ajustada. Isso força o refrigerador e faz com que o motor precise trabalhar mais intensamente, superaquecendo e, assim, existe o risco de queimá-lo.

Cuidado onde você posiciona o seu refrigerador

fluxo de ar

Além do fluxo adequado de ar interno, não ignore os problemas de fluxo de ar externos. Infelizmente, as cozinhas costumam ser espaços apertados. Embora você possa ter pouco espaço sobrando, é importante não bloquear a entrada de ar e as aberturas de exaustão. Caso você fizer isso, sua unidade terá que trabalhar mais para resfriar os alimentos armazenados no interior.

Isso não só consome mais eletricidade, como também pode causar o fim prematuro do sistema. Por isso, ter atenção neste item na lista de manutenção preventiva de rotina é fundamental.

Inspecionar pontos críticos

Outra tarefa regularmente executada na lista de manutenção preventiva da sua geladeira é a inspeção de vazamento de ar. Quando as gaxetas ou borrachas em suas portas estão gastas ou soltas, o ar pode escapar, o que é outra razão pela qual sua unidade pode estar sobrecarregada e sua conta de eletricidade aumentando constantemente.

Além disso, certifique-se de que as dobradiças da porta da sua unidade e as travas estejam bem conservadas. Caso as portas não estiverem bem alinhadas, o ar frio provavelmente escapará. Esta deve ser uma verificação mensal.

Verifique as luzes internas

Um item da lista é a verificação das luzes internas da sua geladeira ou refrigerador. Pode parecer trivial, mas as luzes geram calor, o que novamente é outra razão pela qual suas unidades de refrigeração podem estar trabalhando mais do que o necessário. O ideal é que se a lâmpada do refrigerador não for mais a original, você use uma lâmpada fria no interior do seu aparelho.

Lâminas de ventilador limpo

Nessa tarefa, você pode escolher confiar nos profissionais, já que a limpeza das pás do ventilador, não é muito simples. As lâminas sujas forçarão os motores do ventilador a trabalhar mais para girar as lâminas. Ao limpar as lâminas, verifique se os parafusos estão apertados.

Todas estas são tarefas que você mesmo pode fazer, desde que você tenha alguma experiência com as técnicas de manutenção, que tenha o cuidado de usar os produtos, ferramentas e métodos de limpeza corretos. No entanto, alguns que são mais ocupados, podem optar por atribuir essas tarefas a profissionais, que pode fazer o trabalho com mais segurança e eficiência.

Mas, se você mesmo quer fazer as manutenções para economizar ou se necessitar fazer a troca de uma peça do seu refrigerador, você pode contar com a MG Parts. Trabalhamos com a venda de peças originais das melhores marcas de geladeiras do mercado. Confira a nossa lista de produtos e encontre a peça que você precisa!

Deixe um comentário