Saiba como descongelar sua geladeira corretamente

Você já abriu o compartimento do congelador da sua geladeira e se deparou com uma grossa camada de gelo revestindo suas bordas? Nesse cenário o gelo quase compete pelo espaço junto com os outros alimentos armazenados ali, não é mesmo?

É importante saber como descongelar a geladeira pois um congelador limpo e bem cuidado, além de permitir mais espaço de armazenamento de alimentos para o dia a dia, contribui para a conservação de seu refrigerador.

Além disso, os refrigeradores são equipamentos relativamente caros. Você certamente deve se preocupar com sua preservação para não ter gastos indesejados com sua manutenção ou, até mesmo, a substituição desse aparelho.

Por isso, a MGParts preparou esse post que vai te ensinar a limpar seu congelador da maneira correta e mais segura, evitando grandes dores de cabeça e que vai contribuir para a manutenção preventiva da sua geladeira. Aprenda abaixo:

Como descongelar a geladeira sem dor de cabeças?

Muita gente tem pavor de descongelar a geladeira: afinal, esse processo pode significar muita água escorrendo pelo aparelho e molhando todo o chão da cozinha – um grande inconveniente!

Existem os chamados modelos Frost Free, que dispensam o descongelamento. Ideais para quem não quer mais se preocupar com essa limpeza. No entanto, como mudar de modelo de geladeira talvez não seja sua primeira opção, aprenda aqui como descongelar sua geladeira.

Com um bom planejamento e fazendo a limpeza de forma correta, esse processo pode ser muito mais rápido, simples e fácil. Confira as dicas:

Se programe para fazer o degelo

Uma dica que pode facilitar – e muito – a hora de descongelar e fazer a limpeza de seu congelador é simplesmente se programar.

O congelador é importantíssimo para conservar alguns alimentos como carnes, peixes, sorvetes, restos de comida e mais. Quando for fazer a sua limpeza será necessário tirar todos os alimentos dali e conservá-los em outro lugar.

Por isso, você vai querer fazer esse processo quando o congelador estiver o mais vazio possível: imagine fazer a limpeza dias depois de ter feito a compra do mês?

Planejar com antecedência o dia em que fará o descongelamento te permitirá se preparar para esse momento: você pode consumir durante a semana os alimentos que estão ali congelados e ir gradualmente esvaziando o compartimento.

Passo a passo simples de como limpar o congelador

Chegou o dia: hora de arregaçar as mangas e descongelar sua geladeira. A última coisa que você quer é água escorrendo pelo chão da sua cozinha, não é mesmo? Ou, pior ainda, danificar seu aparelho na tentativa de limpá-lo.

Siga o passo a passo abaixo para evitar qualquer inconveniente:

  • Tire o aparelho da tomada: o primeiro cuidado que você deve ter é o de tirar o refrigerador da tomada antes de começar a sua limpeza. Assim, você evita que a água do derretimento entre em contato com qualquer componente elétrico e cause danos ou curtos circuitos.

  • Retire todos os alimentos do congelador: antes de iniciar a limpeza você deve, também, retirar do compartimento do congelador todos os alimentos que estejam armazenados por ali. É importante armazená-los de forma correta para que não estraguem. Você pode colocá-los na pia com um saco de gelo, guardá-los em bolsas térmicas ou caixas de isopor ou até mesmo pegar emprestado aquele espaçozinho no congelador do vizinho.

  • Retire as prateleiras e peças removíveis: o congelador normalmente tem prateleiras, gavetas internas e outras peças removíveis que também devem ser lavadas. Retire essas peças e lave-as com uma esponja macia, água e sabão. Você pode ainda deixá-las de molho em água morna e detergente para facilitar a sua limpeza.

  • Remova o gelo: esperar o gelo derreter é o passo mais demorado e o que pode causar mais bagunça. Entretanto, existem alguns macetes que vão te ajudar a minimizar as dores de cabeça aqui:

  • Para acelerar o derretimento do gelo você pode contar com a ajuda de um borrifador de água e, com ele, espirrar água morna ou quente pelo congelador para acelerar o derretimento.
      • Com uma espátula de plástico sem pontas afiadas, retire as pedras de gelo que vão se soltando das bordas do congelador e coloque-as em um recipiente – como um pote de sorvete –, assim você evita a água escorrendo!
      • Use um pano para esfregar o congelador durante o derretimento para absorver a água que for se juntando. Tenha ao lado um balde em que você possa torcer este pano e continuar o seu trabalho.
  • Limpe o congelador: com todo o gelo fora do caminho, enxugue o compartimento com um pano seco. Feito isso, limpe o congelador com um uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Esfregue um pano ou uma esponja molhada com essa solução, limpando manchas e sujeiras do congelador. Por fim, enxugue o congelador mais uma vez com um pano seco.

      • Não se esqueça de limpar bem as borrachas de vedação da porta do congelador. Se o seu congelador ou geladeira não congelam, borrachas sujas, desgastadas ou mal encaixadas podem ser o motivo!
  • Pronto! Agora o seu congelador está limpo e pronto para armazenar novos alimentos. Retorne as peças removíveis para seus lugares, ligue o aparelho na tomada e guarde novamente todos os alimentos que foram retirados do congelador.

Cuidados ao descongelar sua geladeira

Na intenção de limpar o aparelho muitas pessoas cometem erros que podem custar caro na manutenção do refrigerador.

Evite usar objetos afiados e pontiagudos para remover o gelo do congelador. Eles podem causar arranhões nas superfícies do aparelho e, também, danificar alguns componentes essenciais para o funcionamento do congelador.

Não limpe o congelador com produtos de limpeza como álcool, vinagre, detergentes e outros produtos químicos e abrasivos que podem deixar cheiros. Apenas a mistura com água e bicarbonato de sódio é o bastante para limpar o compartimento.

Você pode, ainda, espalhar uma fina camada de glicerina com uma toalha de papel na superfície congelador quando finalizar sua limpeza. Com isso, remover o gelo será muito mais fácil da próxima vez que for limpá-lo.

“E quando será a próxima vez de limpá-lo?” você pode se perguntar. A frequência ideal é que descongele sua geladeira duas vezes ao ano ou, ainda, sempre que a camada de gelo que se juntar por ali atingir níveis excessivos.

E já que estamos limpando o congelador, que tal dar aquela geral na geladeira toda também? Aqui no blog da MGParts já fizemos um post explicando a maneira correta de limpar a geladeira, confira!

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários abaixo desse post que logo te respondemos!

Para mais posts e dicas relacionadas aos eletrodomésticos e seus reparos, continue no blog da MGParts. Toda semana temos um post novo com informações que vão te ajudar a tirar o melhor dos aparelhos que tem em casa.

Até o próximo post!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x