Geladeira organizada: confira dicas para mantê-la limpa e arrumada

De que vale uma casa limpa e arrumada se nossa geladeira não reflete essa organização, não é mesmo? Guardando e refrigerando os alimentos que precisam de tal conservação, as geladeiras são um dos eletrodomésticos fundamentais nos lares brasileiros.

Neste post, você encontrará dicas de como organizar a geladeira. Afinal, já que ela cumpre um papel tão importante na nossa vida, mantê-la organizada pode mudar — para melhor! — a sua rotina.

Muito além de apenas arrumar a disposição dos alimentos ali dentro, para manter esse eletrodoméstico sempre em dia é preciso também fazer o armazenamento correto dos alimentos, ter uma rotina de limpeza e estar sempre atento aos alimentos estragados ou vencidos. Tudo isso você aprende com as nossas dicas: continue a leitura e descubra!

Onde colocar cada alimento

Onde colocar cada tipo de alimento na geladeira

Um dos pontos chave para ter o espaço da geladeira organizado e bem aproveitado é entender quais tipos de alimentos devem ser armazenados em cada prateleira. Você sabia que na maioria dos refrigeradores os espaços em níveis mais altos recebem maior refrigeração e, portanto, os espaços mais baixos da geladeira são menos refrigerados?

Por isso, é importantíssimo entender onde estocar cada item e, assim, garantir a conservação ideal dos alimentos evitando que eles estraguem por puro descuido.

O que guardar na primeira prateleira

O que guardar na primeira prateleira da geladeira

Na prateleira superior da geladeira coloque os alimentos que precisam de mais refrigeração para serem conservados. São eles: leites, iogurtes, manteiga, requeijão, sobras de comida bem tampadas e ovos. Se quiser suas bebidas bem geladas, aqui é o lugar para deixá-las também.

E atenção: lugar de ovo não é na porta da geladeira! O constante movimento da porta causa mudanças rápidas de temperatura nos alimentos ali e isso pode ocasionar o apodrecimento dos ovos. Guarde-os na primeira prateleira em sua embalagem original ou, se preferir, em uma vasilha com tampa.

Prateleiras intermediárias

O que colocar na prateleira intermediária da geladeira

Aqui devem ser armazenados os alimentos que não precisam de refrigeração máxima. São exemplos de itens que você pode arranjar pelas prateleiras intermediárias: doces, bolos, sobremesas, alimentos enlatados, garrafas de suco e vinhos. As caixinhas de leite e os ovos também podem ser armazenados neste espaço.

É importante se atentar às embalagens que você utiliza para o armazenamento. O ideal é sempre colocar os alimentos em recipientes com tampa de boa vedação. Uma ideia é utilizar embalagens transparentes e, assim, ficar de olho nos alimentos que estão ali e não se esquecer de nenhum.

As comidas enlatadas, se forem voltar para geladeira após abertas, não devem ser armazenadas em suas embalagens originais. O metal das latas pode oxidar facilmente e comprometer a qualidade dos alimentos. Uma opção sustentável é utilizar recipientes de vidro, que não pegam cheiro e conservam bem esse tipo de alimento.

Gavetão

O que guardar na gaveta da geladeira

Chegamos à parte mais baixa do refrigerador e aqui devem ficar os alimentos que precisam de menor refrigeração para serem mantidos. O gavetão é ideal para armazenar os itens de hortifruti que são mais sensíveis às temperaturas baixas.

O ideal é armazenar verduras e legumes fechados em sacos, para garantir a conservação destes.

No tampo do gavetão, praticamente a última prateleira da sua geladeira, você poderá colocar os alimentos que pretende descongelar, pois é ali que vão receber menos refrigeração. Legumes e frutas já cortados também se encaixam aqui, mas atente-se ao uso desnecessário do espaço na geladeira: muitas frutas não precisam ser conservadas em refrigeração!

E o que deixar na porta da geladeira?

o que guardar na porta da geladeira

Esse é o espaço reservado para molhos e condimentos como ketchups, maioneses, mostardas, molhos ingleses, temperos para salada, molho shoyu e vinagres. Além desses, as garrafas de refrigerante e sucos industrializados também têm seu lugar por aqui.

Como organizar o freezer

Como organizar o freezer da geladeira

Neste espaço, armazenamos os alimentos que precisam de temperaturas baixíssimas para serem conservados. Carnes, peixes, alimentos prontos para consumo e sorvetes são exemplos do que armazenamos aqui. Por conta dessa variedade de alimentos, o correto é ter espaços específicos para cada um deles, separando-os bem uns dos outros.

O que NÃO precisa ser guardado na geladeira

o que não precisa ser guardado na geladeira

Para manter a geladeira organizada, um dos cuidados que devemos ter é o de não ocupar o espaço do refrigerador de forma desnecessária com alimentos que não precisam da refrigeração para serem conservados e não a sobrecarregar. Abaixo você encontra uma lista com os principais alimentos que não precisam ir para a geladeira:

  • Frutas inteiras: maçãs, melões, melancia, abacates, bananas;
  • Café;
  • Pães;
  • Óleos e azeites;
  • Tomates;
  • Batatas;
  • Mel;
  • Alhos;
  • Cebolas;
  • Molhos de pimenta.

Armazenando-os fora da geladeira você irá, além de economizar espaço no eletrodoméstico e mantê-lo livre para os itens que realmente necessitam de refrigeração, conservar estes alimentos da forma que realmente precisam para manter seus aspectos e sua qualidade.

Dicas para organizar a geladeira

Muito além de apenas armazenar os itens nos lugares apropriados, para manter a sua geladeira arrumada é preciso também criar hábitos e rotinas que contribuam para a organização constante desse eletrodoméstico. Por isso, abaixo você encontra algumas dicas que você pode começar a qualquer dia:

Utilize vasilhas e outras embalagens

Você pode padronizar o estoque de alimentos dentro da sua geladeira utilizando potes, vasilhas e outros frascos. Se guardados da melhor forma, tampados corretamente, você também garantirá a melhor conservação dos alimentos e impedindo a proliferação do mau cheiro.

O ideal é utilizar embalagens transparentes porque, assim, você consegue visualizará facilmente todos os alimentos que estão guardados por ali.

Use etiquetas para identificar os alimentos

Se não for possível estocar em embalagens transparentes ou, ainda, para aqueles que gostam das coisas organizadas ao máximo, a dica é utilizar etiquetas para identificar os alimentos.

Existem etiquetas reutilizáveis e com elas é possível, por exemplo, indicar os alimentos que estão armazenados e suas datas de validade. Dessa forma, fica mais difícil esquecer dos alimentos ou deixar que apodreçam no refrigerador.

Cheque semanalmente se há alimentos vencidos ou estragados

O ideal é que rotineiramente façamos uma inspeção geral do refrigerador para identificar se existem por ali produtos vencidos ou estragados. Encontrando um destes, é possível rapidamente descartá-los e evitar diversas dores de cabeça: o mau-cheiro que eles podem levantar ou, ainda, infecções ou mal-estar causados pelo consumo desses alimentos.

A frequência indicada para essa vistoria é que ela seja semanalmente e, a cada 15 dias, seja realizada uma limpeza mais profunda, retirando todos os alimentos e limpando as superfícies da geladeira com um pano e álcool.

Seguindo as dicas desse post você terá uma geladeira mais organizada, terá alimentos mais bem conservados e também cuidará do seu eletrodoméstico para ter o melhor uso deste e garantir a sua durabilidade e usabilidade.

É preciso ficar atento aos sinais que nossos eletrodomésticos dão. Você sabe por que as geladeiras suam? Essas dicas e outras informações você confere sempre aqui no blog da MGParts.

E aí, gostou do post? Então, continue de olho! Por aqui, estamos sempre respondendo suas principais dúvidas, dando dicas e sugestões práticas para o seu dia a dia. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.