Dentre os muitos tipos de fogão, há opções que variam entre quantidade de bocas, tamanhos, cores, funções e se são de embutir ou não. Escolher entre essas opções é uma tarefa difícil, uma vez que cada modelo oferece atributos únicos e que se adaptam às necessidades de diferentes pessoas.
Por isso, para escolher a opção ideal, a recomendação é sempre analisar os modelos que combinam com o que você procura para trazer organização e praticidade para a sua cozinha.
Além disso, a sua comida é preparada com mais rapidez, colaborando também para haver uma limpeza simples e sem complicações. Para a aquisição correta, você descobrirá os tipos e os melhores modelos para adquirir. Continue sua leitura e confira nossas opções mais comuns!
Tipos de fogão por forma de alimentação
Para cozinhar de maneira rápida e com qualidade, ter um fogão adequado é fundamental para a comida ser esquentada ou preparada em poucos minutos. Para além da funcionalidade do fogão, é necessário também ter um eletrodoméstico que combine com a sua decoração e não estrague as suas panelas. Conheça as opções mais procuradas:
Fogão a gás
Um dos modelos mais tradicionais do mercado e com preço mais em conta é o fogão a gás, que funciona por meio de um botijão. Não é necessário ter panelas que funcionam por indução (o que geraria gastos elevados) e você não precisa gastar na conta de energia. Além disso, esse modelo possui benefícios que fazem as pessoas o comprarem com frequência:
- Não gera gastos extras;
- É mais barato;
- Necessita apenas do botijão de gás;
- Acompanha forno;
- Acendimento automático ou manual;
- Não precisa comprar um conjunto novo de panelas.
Por mais que se trate de um dos tipos de fogão mais comuns no Brasil, é necessário ter muita atenção quanto ao processo de instalação. Principalmente, com o odor de gás, o que significaria um vazamento prejudicial à segurança e à saúde de todos os que vivem com você.
Além disso, a limpeza é fundamental para evitar problemas de corrosão ou ferrugem que possam aparecer em poucos meses de uso. O ideal é usar um pano de flanela e um detergente neutro, ideais para conduzir uma higienização rápida.
Aproveite e leia também: Saiba como instalar a mangueira de gás no seu fogão!
Fogão elétrico
Este se tornou um dos modelos de fogões mais procurados no Brasil por ser moderno, bonito e arrojado. O diferencial é o fato de trabalhar com base na eletricidade ao invés do gás.
O tipo elétrico é perfeito para aquecer a comida em pouco tempo, o que evita que você fique um longo período parado na frente do fogão. Você consegue se alimentar rapidamente, garantindo qualidade na comida por meio de uma preparação segura. No entanto, é necessário ter características como estas em casa:
- Cozinha planejada para encaixar o fogão no local correto;
- Forno adquirido à parte.
Quem tem preferência por eletrodomésticos mais modernos, o ideal é investir nos estilos elétricos, que tornam o ambiente harmonioso e funcional.
Fogão de indução
Ideal para ser usado com panelas de fundo ferroso, este é um tipo de fogão que esquenta os alimentos através da transferência de calor. Evita o gasto desnecessário de eletricidade, um dos principais e maiores problemas de quem observou um aumento considerável na conta de luz. Além desta vantagem, o produto é muito procurado porque oferece:
- Redução de gastos de energia;
- Facilidade na hora de cozinhar;
- Uso de pouco espaço na cozinha;
- Segurança.
Assim como o caso da indução, apesar de ter muitas qualidades significativas, esse modelo apresenta algumas desvantagens que precisam ser conhecidas:
- Não possui forno;
- Exige panelas específicas.
Se você é uma pessoa que cozinha com excesso de panelas, o ideal é investir em modelos de 6 bocas, como o elétrico ou a gás, que oferecem um trabalho completo sem gastar muito.
Modelos de fogão
Para cozinhar com alta qualidade e atender todas as demandas das refeições com um fogão, abaixo você conhecerá os mais comuns, os tradicionais, aqueles que são próprios de piso e os feitos para serem encaixados entre as bancadas.
Fogão de piso
Como eletrodoméstico tradicional e facilmente encontrado nos lares brasileiros, temos o fogão de piso, que contém forno, com tamanhos variados de largura, com 4, 5 ou 6 bocas, e cores diversas, como o branco, a mais comum.
Se você vive sozinho e não cozinha para mais ninguém além de si, o ideal é investir no modelo de duas a quatro bocas. Assim, você gasta pouco gás, cozinha o suficiente para a semana e não tem a necessidade de realizar uma limpeza geral no eletrodoméstico. O modelo é vantajoso por possuir:
- Forno;
- Mais opções de bocas;
- Não exigir panelas específicas;
- Ser mais simples de limpar;
- Apresentar diversos tamanhos;
- Ser automático ou manual.
Se você já tem o hábito de usar modelos como esse, a recomendação é usá-lo e escolher apenas cores que agreguem à decoração da cozinha. Vale lembrar que, como desvantagem, é necessário sempre removê-lo do lugar para limpar na parte de baixo, pois tirar as sujeiras que ficam presas no piso pode ser um processo desafiador.
Fogão de embutir
Este é o tipo de fogão recomendado para ser instalado apenas em cozinhas planejadas, pois o fato de atender à característica de embutir requer um espaço destinado a ele. O encaixe não pode ter sobras do lado e nem ser pequeno demais, caso contrário, você terá mais dificuldades ao trabalhar com o produto. Dentre suas qualidades, podemos citar:
- Parecido com o de piso;
- Possui forno;
- Tem mais variedade de bocas;
- Não exige a remoção do fogão de onde está;
- Faz menos sujeira.
Se você enjoar da decoração, terá de iniciar um processo de reforma, pois não há como modificá-lo de posição quando desejar. Dessa forma, ao reformar, o ideal é conversar com uma equipe capacitada e perita no planejamento de cozinhas.
Fogão com mesa de vidro
De superfície espelhada, o modelo de vidro temperado promove uma cozinha muito mais moderna e elegante, fácil de limpar e que esquenta a sua comida com rapidez. Pode ser acoplado em qualquer parte do cômodo e é possível encontrá-lo em modelos diferentes, como os tradicionais, de pés, que possuem características elegantes. Os benefícios são:
- Praticidade na hora de limpar;
- Harmonia com a sua decoração;
- Traz modernidade;
- É bonito;
- Pode ser acoplado.
Ideal para você que tem uma rotina mais corrida e precisa de um eletrodoméstico eficiente, bonito e organizado e que tenha uma boa quantidade de bocas. A depender da sua escolha, é possível fazer a aquisição de um produto com forno ao invés de comprá-lo à parte, o que promove mais economia.
Leia também: Veja como limpar a tampa e o forno de seu fogão de vidro!
Fogão industrial
O modelo é maior, robusto e feito para locais visitados raramente, como as casas de praia. No caso, isto se deve ao fato de que o fogão não enferruja como acontece com os tradicionais.
Ele deve ser usado com um botijão de GLP, embora possa ser modificado para receber o estilo de gás encanado.
Além disso, você consegue economizar porque muitos destes produtos vêm acompanhados de forno. Portanto, no momento de passar alguns dias na sua casa de praia ou de campo, conseguirá assar as suas carnes com qualidade e sem perder o sabor.
Cooktops
Há três modelos de cooktops para escolher e modernizar a sua cozinha com eletrodomésticos de alta qualidade. Cada um tem a sua própria característica, que os tornam perfeitos para qualquer momento e você conhecerá quais são:
- Cooktop elétrico: não tem grades, vem com mesa plana e é resistente;
- Cooktop por indução: este é um modelo que precisa de panelas por indução;
- Cooktop a gás: mais acessíveis, necessitam de gás para funcionar. Exige um balcão para ser instalado.
Os tipos de fogão tornam a rotina de qualquer pessoa mais organizada e prática, simples e mais funcional. No entanto, é preciso escolher o modelo certo ao que você precisa, afinal, como visto por aqui, existem vários modelos diferentes e que podem te deixar em dúvida.
Esperamos que tenhamos ajudado a escolher o fogão adequado para você, para que sua cozinha fique prática, funcional e, acima de tudo, do seu jeito. Sua decoração ficará conforme o que você busca, tornando a sua rotina no cômodo perfeita.
O que achou deste conteúdo? E já que o tema deste post foi fogões, que tal ler também nosso post sobre fogão com chama muito alta ou baixa e aprenda a regular de uma vez!
Agradecemos sua leitura e até a próxima!