A geladeira é um equipamento de suma importância para a nossa sobrevivência, afinal, trata-se de um eletrodoméstico que conserva os alimentos que consumimos diariamente e, por isso, está presente em praticamente todos os lares do Brasil.
O quanto esse aparelho é essencial, você já sabe. Mas e quando ele para de trabalhar de repente? O que significa? No post de hoje, você vai entender os motivos que podem ter feito a sua geladeira parar de funcionar. Continue a leitura e confira!

7 motivos para a geladeira ter parado de funcionar
Existem várias causas para uma geladeira que não esteja funcionando, desde uma borracha desgastada até uma peça queimada. Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 situações que podem ter causado a parada do seu eletrodoméstico. Confira abaixo!
1. Borrachas desgastadas
O desgaste das borrachas é algo muito comum, principalmente se o eletrodoméstico já tiver anos de uso. Uma geladeira com essa peça desgastada começa a não gelar corretamente, gerando aumento na conta de energia e forçando o motor, reduzindo o tempo de vida útil consideravelmente.
Por isso, se conseguir identificar esse problema antecipadamente, fica muito mais fácil de resolver. Esses sinais podem ser, o enrijecimento das borrachas, pequenas trincas e até mesmo rasgos.
Caso isso seja identificado, basta comprar um jogo novo de borrachas que sejam compatíveis com a marca e com o modelo, e realizar a troca antes que o aparelho queime de fato.
2. Relé queimado
O relé (ou relê em algumas regiões) pode ser uma das coisas que esteja atrapalhando o funcionamento do eletrodoméstico. Na verdade, se essa peça estiver com problema, a geladeira não irá nem ligar, pois se trata de um interruptor eletromecânico totalmente necessário.
Esse é um problema simples, é só substituir por um novo. Mas lembre-se de comprar uma peça com voltagem compatível com o seu eletro.
3. Problema no damper
Existem vários tipos de geladeiras e em alguns modelos mais modernos, como os Frost Free, em vez do termostato, são equipados com o damper.
Essa peça também é conhecida como damper termostático, já que funciona de maneira parecida. Porém, ela é responsável por controlar a liberação do ar do congelador para a parte do refrigerador, controlando a temperatura interna do equipamento.
Dessa forma, se essa peça queimar, o aparelho não funciona corretamente, sendo necessário efetuar a troca. Mas lembre-se, escolha um componente que seja próprio para a sua geladeira.
4. Termostato queimado
No caso das geladeiras um pouco mais antigas, o item fundamental para o seu bom funcionamento é o antecessor do damper, o termostato. Ele é o dispositivo que mantém o eletrodoméstico na temperatura ideal. Quando a peça queima, o aparelho para de funcionar ou não desliga, causando o congelamento dos alimentos.
Para resolver isso, basta comprar uma nova peça e realizar a troca em seu eletro.
5. Gás vazando da geladeira
Outro motivo para que a sua geladeira não esteja gelando é o vazamento do gás. O sistema do equipamento é fabricado para nunca acabar. Então, talvez o vazamento tenha ocorrido por algum furo ou rompimento da tubulação, devido ao mau manuseio do aparelho, muito comum em mudanças.
Outro fato que pode ocorrer, é a corrosão da tubulação, geralmente em aparelhos com mais anos de uso. Em todos os casos, é preciso acionar a assistência técnica autorizada e chamar um técnico para verificar, pois ele pode reparar o sistema e repor o gás que vazou.
6. Extensão de energia danificada ou falhando
Caso você use o seu refrigerador ligado em uma extensão de energia, o problema pode não estar no eletrodoméstico, mas na extensão. Para verificar se esse é o problema, conecte o seu eletro diretamente na tomada da sua casa.
Se após isso, o aparelho voltar a funcionar, realize a troca da extensão de energia.
7. Filtro sujo e entupido
A poeira também pode ser uma das causadoras de problemas em seu eletrodoméstico. O filtro secador, ao ficar sujo, pode acabar entupindo e barrando o gás, dificultando o resfriamento. Para resolver esse tipo de situação, é indicado chamar um técnico especializado, pois ele poderá fazer a limpeza corretamente.
Uma dica para evitar o acúmulo de poeira, é manter seu refrigerador bem organizado. Confira em nosso blog como organizar a sua geladeira e se prevenir desse tipo de problema!
Como saber se o motor da geladeira queimou?
Se nenhum dos casos anteriores é o seu, então o problema pode ser mais grave. Caso seu refrigerador esteja fazendo barulhos estranhos e o ar gelado não esteja sendo preservado na parte interior do equipamento, o defeito provavelmente está no motor compressor.
Nessa situação, o ideal é realizar a troca do eletrodoméstico, pois o motor compressor é seu principal componente e na maioria das vezes não vale realizar a substituição, sendo uma peça muito cara de se trocar. Porém, sempre conte com o acompanhamento de um técnico para decidir qual é a melhor solução.
Outro problema bem comum de se encontrar, é a geladeira congelando embaixo. Confira aqui em nosso blog como resolver esse transtorno e deixar o seu refrigerador funcionando como novo!