Essencial em todas as residências, as geladeiras compõem o grupo dos eletrodomésticos mais importantes de todo o lar. É nele que armazenamos bebidas e alimentos que precisam de refrigeração para se manterem conservados para o consumo posterior.
Por isso, a manutenção de uma geladeira é um processo necessário a fim de evitar que o eletrodoméstico estrague ou que entregue apenas parte de sua capacidade principal de congelar e conservar alimentos. Caso você perceba qualquer problema no congelamento, chegou a hora de analisar o que está acontecendo para buscar corrigi-lo o quanto antes.
Com a MGParts, você descobrirá o que fazer para aumentar o tempo de vida do refrigerador e usá-lo por muito mais tempo. Com boas práticas, o eletrodoméstico permanece funcional e se obtêm todas as suas vantagens sem ter que trocá-lo por um modelo novo e mais caro.
Vedação da porta
Verificar se a porta da geladeira está limpa na região da borracha é necessário para evitar a proliferação de bactérias e assim causar um fechamento incompleto, que atrapalha na vedação e isolamento do interior.
Nesse caso, quando a porta não se fecha corretamente, o congelamento dos alimentos no interior do refrigerador diminui por conta da temperatura baixa gerada pelo aparelho escapar pelos vãos. Assim, saiba o que fazer para conservar a gaxeta:
- Não abrir a geladeira a todo momento;
- Limpar a borracha;
- Realizar a troca, se necessário.
A manutenção de geladeira precisa ser conduzida com frequência para acompanhar se o eletrodoméstico está nos padrões de funcionamento. Se for um refrigerador novo, você precisa limpá-lo e ter cuidado para não ficar abrindo o tempo todo.
É graças à borracha que acontece o isolamento térmico, segurando a temperatura fria dentro do refrigerador e evitando que a temperatura externa entre. Caso isso aconteça, as chances de você diminuir o prazo de validade dos alimentos são maiores.
Aumento de eletricidade
Caso você não faça a troca da borracha após notar o seu desgaste, as chances de haver aumento na conta de energia são maiores. Isso acontece porque o sistema de vedação ineficaz faz com que a geladeira tenha que puxar mais energia para funcionar e conseguir gelar os alimentos.
Se houver um aumento repentino e brusco na sua conta elétrica, analise a geladeira e verifique a vedação. Caso esteja inadequada, significa que pode ter chegado o momento de substituí-la por um modelo novo.
Como fazer a manutenção da borracha?
A gaxeta, como também é conhecida, precisa de trocas regulares sempre que você perceber que os alimentos não congelam ou que a luz elétrica aumentou. Com isso, para realizar a troca em casa, siga os passos:
- Veja o tipo de geladeira que você possui e analise a borracha;
- Faça a compra do modelo adequado ao refrigerador que você tem;
- Encontre os parafusos da gaxeta e remova-os;
- Remova a borracha inteira devagar;
- Coloque a nova vedação pelas partes superiores e deslize-a pela porta;
- Feche a porta para testar se está bem instalada.
Esse é um processo que pode ser realizado na sua casa sem precisar chamar por um técnico ou funcionário responsável pelos serviços da marca. Tudo o que deve ser feito é ter atenção na hora de fazer a compra da borracha, a qual deve ser compatível com a sua geladeira.
Degelo
Todas as geladeiras mais antigas devem ser desligadas para realizar o processo de desgelo, a fim de remover a camada grossa de gelo no freezer. Se você não fizer este processo no refrigerador, haverá um bloqueio de ar nos dutos responsáveis por congelar, o que fará com que você leve o refrigerador ao conserto.
Mesmo que a sua geladeira seja de um modelo mais novo, é recomendável verificar se há a necessidade de fazer o processo de desgelo. Se você preferir realizá-lo, basta desligá-la e deixá-la descongelar sozinha, a fim de perder a camada grossa de gelo.
Saiba que hoje em dia, porém, é mais raro encontrar geladeiras que apresentem características como esta, que exijam o desgelo, caso sejam frost-free. Estes são os modelos mais recentes que conduzem o descongelamento de forma automática, sem necessidade de desligamento.
Parte elétrica
Se você notar que as luzes da geladeira não acendem ou perceber algum problema na parte elétrica, é recomendável chamar uma pessoa especializada em elétrica. Neste caso, se não for do seu conhecimento a parte de eletricidade, solicite a visita de um técnico para resolver qualquer problema que esteja presente no eletrodoméstico.
Por se tratar de uma parte mais perigosa, exige-se o devido conhecimento de um especialista, porém é recomendável entender quais são os principais causadores de falhas elétricas para solicitar auxílio. Confira abaixo:
- Lâmpada piscando ou desligada: sinal de que vai queimar ou já queimou;
- Barulhos estranhos: problemas no motor ou vedação incorreta;
- Sons no compressor: ideal chamar um técnico.
A respeito do gás refrigerador, é normal fazer alguns ruídos na geladeira, porém também pode haver vazamentos. Para verificar se há qualquer problema, é necessário conversar com um técnico especialista.
Leia também: Como saber quando o gás da geladeira acabou? Entenda com a MGParts!
Organização e retirada de alimentos
A cada 15 dias, dependendo do uso da geladeira, é recomendável reorganizá-la e retirar alimentos velhos que passaram do prazo de validade. Quando você esquece de fazer a limpeza, as chances de aparecerem odores fortes de podridão são maiores.
Após descartar os alimentos estragados, você precisa organizar todo o refrigerador em cada prateleira, a fim de evitar que haja uma bagunça. Os produtos não devem ficar amontoados, o que impede que fiquem gelados. Observe como a organização deve ser feita:
- Prateleira superior: laticínios, queijos, danones;
- Segunda prateleira: alimentos abertos;
- Terceira parte: consumo rápido, próprios para aquecer no micro-ondas;
- Gaveta: frutas, legumes e verduras;
- Porta: temperos, molhos, refrigerantes e conservas.
A porta da geladeira pode manter as bebidas geladas, mas se você quiser tomar bem gelado, a recomendação é colocar a garrafa no freezer. Além disso, nesta parte, você também deve fazer uma manutenção adequada.
Limpezas semanais com pano e produto adequado
Todas as geladeiras necessitam de uma limpeza regular e a sua não é diferente. Realize o processo uma vez por semana ou a cada 15 dias, no máximo, para evitar que a sujeira se propague ou fique grudada e mais difícil de remover. Veja os produtos para usar:
- Detergente neutro;
- Água;
- Pano limpo e macio;
- Faça movimentos circulares em todas as partes da geladeira;
- Use desengordurante para remover sujeiras grossas.
A manutenção da geladeira deve ser feita com frequência para não deixar o lado interno sujo e comprometer o seu funcionamento. Lembre-se de realizar este mesmo processo na borracha e devagar, pois ela também deve ficar higienizada.
Além disso, limpar requer atenção e você deve desligar o refrigerador, tirar todos os alimentos do lado interno e partir para a arrumação. Confira todas as datas de validade dos produtos, faça a troca dos queijos e potes bem fechados que não vazem cheiro e não comprometam a integridade do eletrodoméstico.
Quando compensa consertar geladeira?
Apenas se você perceber que o motor ou a parte elétrica começaram a dar defeitos que você não conseguiria resolver sozinho. Tenha atenção sempre quanto ao preço do conserto, que não deve ultrapassar 30% de um produto novo, caso contrário, se torna viável comprar um modelo mais atual.
A manutenção de geladeira faz com que você aumente o tempo de vida do eletrodoméstico por um período extra, onde não terá que se preocupar com avarias. No entanto, é recomendável e essencial que a limpeza periódica seja feita, e que você tenha atenção quanto à vedação da porta.
Se não for detectado nenhum problema, não há a necessidade de contratar um serviço técnico para investigar o que se passa no eletrodoméstico. Com bons cuidados, você conserva o seu aparelho e consegue usá-lo por bastante tempo.
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender mais sobre a manutenção de uma geladeira. E já que o tema do blog foi esse, que tal conferir também nosso conteúdo sobre geladeira congelando com 4 causas e soluções para você conhecer.
Até o próximo post!