Dicas para desentupir fogão: sem prejuízo e sem stress!

Fogão entupido é sinônimo de muita dor de cabeça e atraso na hora de preparar as refeições. Quem cozinha em casa com frequência precisa lidar com gordura, sujeira e até alimentos que acabam entupindo as bocas do fogão.

Na verdade, são os furinhos de cada injetor do fogão que se obstruem pela sujeira, o que impede a saída do fogo. Essa situação não apenas danifica o eletrodoméstico, mas também tira todo mundo do sério.

Como impedir que seu fogão entupa?

quais ferramentas para desentupir fogão

O certo é que sua cozinha esteja sempre limpa e organizada. O acúmulo de alimentos e de gordura deve ser evitado diariamente e a melhor maneira de fazer isso é desenvolvendo uma rotina de limpeza.

Sempre que cair algum resíduo na boca do fogão, o ideal é retirá-lo na hora. Com cuidado para não sofrer queimaduras, não deixe a sujeira secar naquele espaço e impregnar.

No entanto, se não for possível no momento e você notar que o fogo não está passando direito, veja então, como desentupir seu fogão.

O fogão está mesmo entupido? Entenda os sinais!

Muitas vezes esse não é o problema real para que as chamas do fogo não saiam corretamente. Em alguns casos, o fogo está baixo porque o gás está acabando. Mas existem alguns sinais que podem indicar que o eletrodoméstico não está operando normalmente.

Quando você sentir o cheiro do gás, mas não conseguir acender o fogo, fique atento. Pode ser que a boca do fogão já esteja totalmente entupida, o que significa que uma ação urgente precisa ser feita.

Além disso, é possível que ocorra interferência no caminho do gás até a saída e, por essa razão, as chamas do fogo ficam amareladas. Quando isso acontecer, prepare-se para limpar seu fogão, pois ele está parcialmente entupido.

Isso não é motivo para grande preocupação, na verdade, quando pensamos em manutenção de eletrodomésticos de qualidade, podemos considerar a limpeza do fogão como uma atividade simples e fácil!

O que você vai precisar para limpar seu fogão:

passo a passo

Tudo o que você precisará para desentupir seu fogão é uma agulha de costura. Você também vai encontrar agulhas próprias para limpeza dos bicos injetores no mercado. Mas, se preferir, uma de costura, fina e longa, já será eficiente.

Vale lembrar, entretanto, que as agulhas específicas também são bem baratas e podem ser um bom investimento, já que possuem o tamanho e a largura exata, o que facilita o trabalho ainda mais.

Primeiro passo: retire as grades e as trempes

Antes de começar o trabalho, é preciso tirar as trempes, queimadores e espalhadores. É importante retirar todas as que não estão funcionando corretamente. Feito isso, limpe-as cuidadosamente.

Tire toda a sujeira acumulada ali. Para isso, utilize água e sabão neutro, ou um produto de limpeza especializado, como um desengordurante. Limpe e seque totalmente cada compartimento.

Segundo passo: limpando seu fogão

Com a agulha em mãos, insira-a em cada um dos buraquinhos do queimador com cuidado. Em seguida, faça o teste e veja se eles foram desentupidos. Caso ainda não tenha sido suficiente, gire a agulha em cada orifício, até perceber que eles foram devidamente desobstruídos.

Terceiro passo: aproveite para limpar o forno também!

Se os queimadores do fogão estavam entupidos, é bem provável que os do forno também estejam, pelo menos parcialmente ou iniciando o processo. Por isso, a melhor alternativa é já aproveitar para limpar o forno.

A boa notícia é que você consegue limpar o forno com as mesmas técnicas utilizadas no restante do fogão. É muito simples: retire a chapa do forno e use a agulha para desentupir o acendedor do forno.

Conserve seu fogão com cuidados diários

No caso dessa limpeza corretiva, o processo realmente é bem fácil e simples. Porém, nem sempre é possível. Para evitar que seu fogão chegue a níveis críticos, o ideal é garantir sua higienização todos os dias.

Em algumas situações mais complexas, talvez seja preciso desmontar partes do aparelho, trocar algumas peças e, muitas vezes, até contar com a ajuda de algum técnico especialista em procedimentos corretivos da marca do fogão.

Para evitar que isso aconteça, é recomendado ter sempre um desengordurante em mãos, usar um protetor para fogão em seu aparelho e limpar a grade da trempe diariamente também .

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes em nosso dia a dia, por isso, é importante verificar se existem problemas de vazamento de gás, se a mangueira está em boas condições e se o rotulador está bem ajustado.

Tudo isso deve ser averiguado sempre que necessário, assim, evitamos problemas mais sérios e extinguimos situações de risco de segurança doméstica.

E então, gostou deste post? Esperamos que agora seja mais simples desentupir seu fogão! Para mais dicas como essa, continue acompanhando nosso blog! A MGParts está sempre trazendo dicas, sugestões e novidades sobre manutenção de eletrodomésticos, fique de olho.

Deixe um comentário