Entenda o que é e como funciona o cooktop por indução

Em alta, os cooktops por indução estão cada vez mais presentes nas cozinhas dos brasileiros. O eletrodoméstico é compacto e ideal para quem tem pouco espaço ou deseja construir um ambiente moderno.

Mas além das características externas, o que mais você sabe sobre esse tipo de fogão? Afinal, para ter certeza de que a compra vale a pena, é necessário conhecer ao máximo o produto. Por isso, preparamos um guia completo sobre o que é cooktop de indução.

Ao continuar a leitura, você entende como é o funcionamento do aparelho, vantagens, desvantagens e muito mais. Confira!

Cooktop por indução: como funciona?

O cooktop por indução é um tipo de fogão com alimentação elétrica, ou seja, ele não precisa de gás. A superfície do produto conta com um campo eletromagnético, responsável por conectar o fundo da panela com o fogão. A partir do momento que o contato ocorre, correntes elétricas são geradas e a panela é aquecida.

Tudo isso acontece sem chamas e sem deixar a estrutura do eletrodoméstico quente. Não à toa, a versão por indução é ideal para casas com crianças, já que ela não apresenta riscos de queimaduras no caso de contato direto.

O que é necessário para instalar cooktop por indução?

Agora que já sabe como funciona o cooktop por indução, chegou o momento de falar sobre a instalação. Esse modelo de cooktop depende da rede elétrica para ligar e precisa que a fiação da casa esteja diretamente conectada a ele.

Por se tratar de algo mais complexo, recomendamos que a instalação do item seja feita por um profissional capacitado. Caso tenha adquirido a versão a gás do produto, confira o passo a passo de como instalar o cooktop.

Quais são as vantagens e as desvantagens do cooktop por indução?

Assim como todo eletrodoméstico, o cooktop por indução conta com vantagens e desvantagens. A seguir, reunimos quais são elas.

Vantagens

  • Segurança, já que não produz chamas e não deixa a superfície quente;
  • Fácil limpeza;
  • Design moderno e elegante;
  • Alta capacidade para esquentar alimentos e líquidos;
  • Economia;
  • Pode receber coifa ou depurador — conheça as diferenças entre coifa e depurador;
  • Ocupa pouco espaço;
  • Melhor aproveitamento da bancada.

Desvantagens

  • Costuma ser mais caro do que os modelos a gás;
  • O fogão por indução só funciona com panelas específicas, o que pode encarecer o investimento inicial;
  • Só liga com energia elétrica, por isso, quando a luz acaba, você fica sem fogão utilizável;
  • Não acompanha forno elétrico.

Quando comparamos as vantagens e as desvantagens, é possível perceber que os pontos positivos sobressaem os negativos, fazendo valer a pena o investimento. Para garantir uma compra assertiva, nossa dica é listar quais são as suas atuais necessidades, assim, ficará mais fácil entender se o produto é a melhor escolha.

Quanto gasta um cooktop por indução?

O gasto total depende do tanto que o produto será usado. Por exemplo, se você utilizar o fogão de indução por, em média, 1 hora/dia, o consumo será de, aproximadamente, 0,963 kWh. Quando multiplicado por 30, o resultado será 28,89 kWh.

Mas quanto isso vale em dinheiro? Na conta de energia, isso significa um aumento de R$ 23,98. Vale ressaltar que esse total é um valor aproximado e pode variar para mais ou menos, tudo depende da região e da bandeira tarifária de energia.

Você também pode se interessar por: Qual a melhor marca de geladeira? Descubra e analise aqui!

Fogão por indução e a gás: qual o melhor?

A resposta depende da sua necessidade. Se você tem crianças em casa ou se está em busca de um cooktop seguro, a versão por indução será a melhor escolha e manterá a casa livre de problemas com queimaduras.

Para quem deseja comprar um cooktop sem gastar muito, indicamos a alternativa a gás. Afinal, o fogão por indução possui um custo mais elevado e necessita de produtos específicos para funcionar.

Em comum, os dois tipos não possuem forno e será preciso investir em uma opção à parte. Comprou um modelo com vidro e não sabe como limpar? Compartilhamos dicas de como limpar a tampa e o forno de vidro.

Posso usar qualquer tipo de panela no cooktop por indução?

Ao contrário da versão a gás, o cooktop por indução só pode receber panelas específicas, sendo elas: em ferro fundido, fundo triplo e aço inox. Os modelos em alumínio, cobre e vidro, por exemplo, não podem ser usados.

Caso esteja em dúvida se o material pode ou não ser colocado na superfície do fogão, atente-se à curvatura e ao fundo com metal ferroso. Quanto mais plana a base for, maior será a capacidade para esquentar.

Outra maneira de descobrir é colocando um ímã na parte de baixo da panela. Se o ímã grudar, significa que ela serve para o fogão de indução.

Pronto, agora que você já sabe o que é um cooktop por indução, como ele funciona e os detalhes do produto, temos certeza de que sua escolha será ainda mais assertiva. Se ainda restarem dúvidas sobre o eletrodoméstico, basta compartilhá-las nos comentários que nós responderemos para você.

Até o próximo conteúdo!

Avalie este post
MGParts

Autor: MGParts

Com mais de uma década de experiência, a MGParts é uma marca autorizada que garante grande disponibilidade de peças a pronta entrega, vindo dos maiores fabricantes do mercado nacional de eletrodomésticos. Aqui no blog, descomplicamos sua vida com dicas e esclarecimentos sobre manutenção e reparo. Vamos começar?

Deixe um comentário