O gás encanado traz diversos benefícios para a sua rotina, porém, caso a sua instalação no fogão seja feita incorretamente, essa solução pode acabar virando um grande problema. Podem acontecer vazamentos capazes gerar grandes transtornos como um incêndio e considerável aumento no consumo.
Por isso, aprender como instalar essa mangueira da forma certa é fundamental para garantir a segurança de você e sua família. Continue a leitura e confira um passo a passo prático de como realizar esse processo!
Como colocar a mangueira de gás no fogão?
Fazer a instalação da mangueira de gás em seu fogão ou cooktop não é uma tarefa muito difícil, será preciso alguns materiais simples de encontrar e atenção para conseguir executar o processo corretamente. E seguindo o passo a passo que ensinaremos a seguir, ficará ainda mais fácil fazer isso!
Os materiais necessários para o trabalho serão:
- Arruela de vedação;
- Pasta para vedar;
- Mangueira metálica flexível de 1/2”;
- Adaptador para saída de gás (bico tipo “mamadeira”);
- Chaves de boca.
Agora é o momento de conferirmos o tutorial com todos os passos necessários para colocar a peça em seu eletrodoméstico! Confira a seguir:
1. Rosqueie o adaptador na mangueira
Nesse primeiro passo, você deve rosquear o adaptador junto da mangueira metálica, utilizando da pasta de vedação para deixar tudo bem fechado e seguro.
Esse procedimento é muito importante para evitar futuros vazamentos de gás que podem causar acidentes graves na cozinha e aumentar as despesas com o consumo no fim do mês.
2. Use as chaves de boca para fixação
Agora é preciso garantir a boa fixação do sistema utilizando as chaves de boca, coloque a porca do adaptador na entrada de gás e encaixe ele em seguida, após fazer isso, rosqueie a porca de fixação com a ajuda das chaves.
Pode apertar bem o sistema para garantir que tudo fique firme e fixo.
3. Coloque a arruela de vedação
No 3º passo será preciso colocar a arruela de vedação dentro da rosca que vai internamente na mangueira metálica. Ela ajudará a manter todo o sistema bem vedado, evitando os vazamentos.
4. Verifique o fechamento do sistema de gás
Veja se o registro está fechado e rosqueie a mangueira metálica nele com a ajuda das chaves de boca. Aqui também pode ser utilizada a pasta para vedação para vedar as partes, o ponto de abastecimento deve permitir que a peça seja instalada de forma que fique paralela à parede, evitando um estrangulamento do sistema.
5. Faça um teste de vazamento de gás
Para finalizar todo o processo, é muito importante fazer o teste de vazamento para verificar a segurança e eficiência de todas as partes.
A forma de realizar essa técnica é bem simples, basta misturar detergente neutro e água para fazer sabão, depois espalhe ele pela mangueira, suas conexões e parede.
Caso exista uma formação de bolhas em algum ponto, significa que o gás está vazando e você deve resolver esse problema imediatamente. Se for preciso, refaça todo o procedimento de instalação para tentar acabar com o escape do elemento no local.
Dicas para realizar a instalação corretamente
Além desse passo a passo para colocar a sua mangueira de gás no seu fogão, existem algumas outras coisas para se atentar na hora de realizar esse procedimento. Escolher o modelo certo de peça, verificar sua validade, encontrar a posição ideal e realizar uma boa limpeza são algumas coisas essenciais a se fazer para cuidar bem do seu sistema de gás.
Seguindo todos eles, você evita acidentes e prejuízos, garantindo que tudo funcione de forma eficiente e segura. Confira a seguir mais detalhes de como fazer isso!
Escolha o modelo certo de mangueira
Os melhores modelos de mangueira para esse tipo de uso são aquelas de alta pressão revestidas com cobre ou aço inox, com comprimento podendo variar conforme a distância entre a sua parede e fogão. Porém, ele não deve ser tão longo e seu valor máximo precisa ser de 1,25 metros.
Posição da mangueira
A posição de instalação é outro ponto importante ligado também ao seu modelo, pois ela não pode ficar totalmente esticada, tendo alguma folga para quando o eletrodoméstico precisar ser deslocado.
Além disso, evite entortar qualquer uma das conexões existentes para não acabar causando um vazamento.
Validade do equipamento
Verificar a validade também é fundamental para garantir a segurança dessa instalação e depois dela, sendo recomendado avaliar o estado em que sua mangueira se encontra a cada 5 anos.
Esses equipamentos se desgastam com o passar do tempo e podem acabar deixando o gás vazar por fissuras bem pequenas, dificultando a identificação de vazamentos antes de chegar em um estado mais grave.
Manutenção da limpeza
Faça a limpeza da peça regularmente, limpando ela com um pano seco — sem adicionar produtos ou outros aditivos — e passando cuidadosamente por todo o seu comprimento.
Não utilize panos úmidos, eles podem enferrujar a malha metálica e causar grandes problemas. Aproveite também para realizar a limpeza do fogão nesse momento e deixar tudo bem organizado na cozinha.
Agora que você já sabe como instalar a mangueira de gás e fazer corretamente a manutenção dela, sua casa estará livre de vazamentos e acidentes. Assim, é possível aproveitar todas as vantagens do seu eletrodoméstico sem preocupações.
Se gostou desse conteúdo, que tal aproveitar e conferir nossas outras postagens? Veja aqui como desentupir seu fogão de forma simples!