Quando se trata de geladeiras, um dos avanços tecnológicos mais notáveis é a tecnologia inverter. Se você está pensando em adquirir um novo refrigerador ou simplesmente quer entender melhor como ela funciona, este artigo é para você. Vamos explorar os benefícios da tecnologia inverter e como ela pode tornar seu dia a dia mais conveniente e econômico. Confira!
O que é a tecnologia inverter nas geladeiras?
A tecnologia inverter é um sistema avançado de controle de energia que permite que o motor da geladeira opere de forma mais eficiente e inteligente. Esse motor mantém-se em um funcionamento contínuo e ajusta a sua velocidade de acordo com a demanda de refrigeração.
Isso resulta em um consumo de energia mais eficiente e uma regulação de temperatura mais precisa. Basicamente, enquanto outras geladeiras utilizam movimentos e comandos específicos para controlar a potência de refrigeração, o sistema inverter usa sensores inteligentes para identificar os padrões de uso do eletrônico e fornecer refrigeração de acordo com esses registros.
Isso resulta em uma redução do consumo de energia de até 40%, já que a tecnologia inverter garante maior controle ao compressor da geladeira na hora de distribuir ondas frias pelo eletrodoméstico, evitando, assim, picos de energia.
Conheça os melhores tipos de geladeira inverter
A geladeira inverter é uma verdadeira revolução tecnológica para quem deseja economizar na conta de luz. A longo prazo, ela compensa o maior valor investido no ato da compra. Conheça os melhores tipos de geladeiras com essa tecnologia:
1. Geladeira duplex
As geladeiras duplex continuam a ser um sucesso, é a famosa fórmula que deu certo e, por isso, não precisa ser alterada. Estamos falando das geladeiras que trazem a porta para o congelador na parte superior do eletrodoméstico.
Há várias opções com a tecnologia inverter a preços mais acessíveis, já que outros modelos apresentam estrutura anatômica mais prática e costumam ser mais caros devido a essa característica.
2. Geladeira inverse
É o caso das geladeiras inverse, um modelo que invertem a porta do refrigerador, trazendo o congelador para a parte de baixo da geladeira, também contando com a tecnologia inverter.
Essa estrutura tem sido cada vez mais adotada devido à praticidade oferecida, já que os produtos ficam melhor posicionados, facilitando o acesso a eles sem precisar se abaixar para pegar os itens guardados nas prateleiras inferiores.
3. Geladeira multi ou french door
Uma geladeira multi ou french door é aquela que possui 3 portas, separando cada porta para diferentes finalidades. Por exemplo: pode conter uma porta destinada somente a bebidas e gelo, uma para alimentos e outra para o congelador.
Por isso, ela oferece ainda mais praticidade e facilidade na hora de organizar a geladeira e encontrar os itens dentro do eletrodoméstico. A Toshiba é uma marca que se destaca como uso pioneiro da tecnologia inverter nesse modelo.
Quais as vantagens de adquirir uma geladeira com tecnologia inverter?
Além do principal benefício, que é a redução dos gastos com energia, as geladeiras com tecnologia inverter possuem outras vantagens muito interessantes para você. Por exemplo:
- Menor emissão de ruídos: já que não precisa ligar e desligar toda vez que a porta é aberta, consegue manter a temperatura ideal mesmo em baixa rotação;
- Maior durabilidade: os motores com tecnologia inverter sofrem menos desgastes devido à inteligência dos sensores na hora de distribuir a friagem;
- Excelente desempenho: apresentam funcionalidade padrão ou superior do que outras geladeiras;
- Alto período de garantia: podem chegar até 10 anos de garantia, dependendo da marca;
- Conta com modelos sustentáveis: podem funcionar à base de gás ecológico (R410A), evitando emissão de gases prejudiciais à camada de ozônio.
Leia também: Entenda como funciona a geladeira frost free
Inverse e inverter nas geladeiras são o mesmo?
Apesar de os nomes serem parecidos, existe uma grande diferença entre esses modelos de geladeiras. Na verdade, o termo “inverse” é usado somente para sinalizar que as portas do refrigerador e do congelador são invertidas. Ou seja, a porta do congelador fica na parte inferior do eletro.
Já “inverte” é o nome dado à tecnologia que possui todas as atribuições descritas neste texto. Ou seja, tanto geladeiras tradicionais quanto geladeiras inverter podem conter a tecnologia inverse.
Aposte nas otimizações das geladeiras inverse
Por trabalhar integralmente, as geladeiras são responsáveis por boa parte do registro de energia que consta nas nossas contas de luz. Por isso, as com tecnologia inverse são implacáveis na hora de trazer economia para o seu bolso!
A MGParts sempre traz para você informações de primeira mão. Confira também em nosso blog mitos sobre geladeira para ficar por dentro. Até lá!