Geladeira pode ficar desligada? Tire essa e outras dúvidas!

Você vai viajar, deixar a casa sozinha por alguns dias, e aí bate uma dúvida: será que deixar a geladeira pode ficar desligada? Danifica o eletrodoméstico?

Pois é, as geladeiras são itens super importantes em nossas casas e há décadas fazem parte fundamental da qualidade de vida das famílias. É natural, portanto, que algumas dúvidas e mitos ocupem a mente quando não estamos informados o suficiente.

Se essa é uma das suas preocupações quanto ao funcionamento desse eletrodoméstico tão fundamental para o lar, está no lugar certo. Neste conteúdo, você vai conferir alguns mitos e verdades sobre a utilização do equipamento.

1. Geladeira desligada estraga?

Não. A geladeira não irá estragar apenas por ficar desligada. Porém, é preciso fazer a parada das atividades de forma correta. Nesse sentido, ler o manual de instruções do fabricante é fundamental para evitar danos e quebras.

Geladeira aberta fora da tomada

Por outro lado, as geladeiras são equipamentos que não foram feitos para serem desligados a todo momento. Esse perfil de uso pode danificar o eletrodoméstico rapidamente. Assim, você deve desligar seu refrigerador somente quando for realmente necessário.

A justificativa de que se a geladeira pode ficar desligada ou não está mais suscetível à ação do tempo e pode sofrer com a oxidação de peças e outros componentes. Você pode nem perceber a vida útil do eletrodoméstico se esvaindo, já que não está em contato constante com o eletrodoméstico.

2. Deixar a geladeira no mínimo é melhor do que desligar?

Durante uma viagem de férias ou do trabalho, o cenário ideal é reduzir o termostato da geladeira para a temperatura mínima, principalmente se ela estiver vazia ou com poucos alimentos. Se ela estiver com muitos itens, reduza o resfriamento do máximo para o nível dois.

Essa é uma forma de economizar mais na conta de luz. Você pode estar se perguntando, como assim uma geladeira ligada no mínimo gasta menos do que ela desligada? Sim, na média, é o que acontece. A quantidade de energia que o eletrodoméstico irá consumir para voltar a gelar e para estabilizar a temperatura será consideravelmente maior do que mantê-lo funcionando continuamente.

Aproveite para conferir qual a temperatura ideal de funcionamento da geladeira em um conteúdo exclusivo no blog da MGParts.

3. Pode desligar a geladeira frost free?

No geral, as geladeiras frost free não precisam ser desligadas para realizar procedimentos como degelo. Ou seja, se for pensar quanto tempo uma geladeira pode ficar desligada, então, nesse caso, só retire da tomada em casos específicos. Entretanto, é importante verificar as indicações do fabricante antes de qualquer decisão.

Caso opte por desligá-la, esvazie completamente o congelador, retire água nos espaços que acumularam líquido e não esqueça de esvaziar as forminhas de gelo.

4. A geladeira não gelou, será que o gás acabou?

O gás da geladeira desligada não acaba assim, de uma hora para outra. Se isso acontecer, sua geladeira pode estar com algum vazamento no sistema. Dessa forma, o técnico deverá encontrar o local e realizar a solda de vazamento.

Mulher com a palma estendida em referência ao pare com uma foto da traseira da geladeira atrás

Caso o gás seja recolocado e a solda não seja feita, no curto espaço de tempo, você vai precisar gastar com uma nova manutenção. Então, fique muito atento quando o profissional afirmar que o gás acabou ou está fraco. Aprenda a ler os sinais que indicam que o gás da geladeira acabou com as dicas aqui do blog.

5. Posso ligar a geladeira nova depois de quanto tempo?

O ideal é esperar 60 minutos antes de plugar o eletrodoméstico na energia. Essa dica vale também para quando você precisa fazer uma mudança, fazer uma limpeza na geladeira ou desligar o aparelho por qualquer outro motivo.

Foto de uma de uma geladeira nova em cima de um carrinho de transporte

Essa ação é necessária para que o óleo e o gás do eletrodoméstico voltem a ocupar a posição correta dentro do sistema de refrigeração. Assim, desembarque a geladeira, posicione-a no lugar onde ela irá ficar e aguarde.

Tenha paciência, já que ligar o motor antes do tempo irá fazer com que todo o eletrodoméstico fique exposto a condições inseguras de funcionamento.

Dicas para otimizar o funcionamento do seu refrigerador?

Como já foi apontado por aqui, antes de ligar seu equipamento pela primeira vez ou entender melhor o funcionamento dele, é muito indicado que você leia o manual de instruções. Nele, vai encontrar dicas e informações específicas sobre seu modelo e marca de geladeira.

Por isso, o blog da MGParts recomenda que você aproveite aqueles 60 minutos antes de ligar o eletrodoméstico para ler o manual de instruções. Enquanto isso, acompanhe algumas dicas básicas:

  • Deixe um espaço entre a parede e a geladeira: o motor do refrigerador precisa de um espaço para circulação de ar. Jamais posicione seu refrigerador colado à parede da sua cozinha;
  • Posicione seu refrigerador distante do fogão e do micro-ondas: o refrigerador funciona pela troca de calor do ambiente interno com o externo, e quanto mais difícil for a troca, mais energia ele consome. Por isso, afaste sua geladeira das fontes de calor, o que inclui os demais eletrodomésticos e a exposição ao sol;
  • Não coloque roupas para secar na grade: as roupas úmidas abafam a parte traseira da geladeira e tornam ainda mais difícil a troca de calor com o ambiente externo. Tudo isso se manifesta na sua conta de energia e pode exigir muito do seu aparelho refrigerador;
  • Não guarde alimentos quentes na geladeira: o ideal é esperar que os alimentos esfriem antes de guardá-los no refrigerador. Caso forem inseridos quentes, eles podem aquecer todos os outros alimentos que já estavam refrigerados, além de fazer o aparelho trabalhar em maior intensidade para dar conta de abaixar as temperaturas;
  • Troque as borrachas sempre que necessário: as borrachas da geladeira têm o importantíssimo papel de vedar o aparelho. Na hipótese de elas estiverem ressecadas, sem a devida elasticidade e aderência, vão deixar o frio escapar, e todo o interior do refrigerador ficará mais quente.

Porém, para fazer com que sua geladeira funcione da melhor forma possível, e você tire o melhor proveito do eletrodoméstico, é importante conhecer o tipo de geladeira que você tem em casa. Dessa maneira, você evita sustos e contratempos que poderiam ser evitados.

O que fazer para preservar os alimentos se a energia for cortada temporariamente?

Primeiramente, mantenha a porta da geladeira fechada para evitar a perda de frio. Isso ajuda a prolongar a temperatura interna e preservar os alimentos por mais tempo. Se a interrupção for de curta duração, a maioria dos alimentos refrigerados deve permanecer segura.

No entanto, se a falta de energia persistir, considere transferir itens essenciais para uma caixa de isopor com gelo ou sacos de gelo para manter a temperatura baixa.

Por aqui, você pode esclarecer alguns mitos e verdades, como saber se uma geladeira pode ficar desligada estraga, se o gás do equipamento acaba facilmente e também dicas para otimizar o funcionamento do eletrodoméstico. O blog da MGParts espera que sejam dicas muito úteis para você.

Até a próxima!

4.5/5 - (Total de avaliações: 15)
MGParts

Autor: MGParts

38 comentários em “Geladeira pode ficar desligada? Tire essa e outras dúvidas!”

  1. Olá boa noite comprei uma geladeira frost free faz um ano só que ela está da mesma maneira que chegou porotivoa pessoais eu não pude ligar ela. Esta na embalagem da mesma maneira gostaria de saber se tem algum problema e se quando for ligar irá da algum defeito.

    Responder
  2. Tenho uma geladeira e uma máquina de lavar e fiz uma mudança tem 5 meses porém onde estou morando a voltagem é diferente.A geladeira e a máquina estão desligados desde então, gostaria de saber se tem algum problema.

    Responder
  3. A geladeira da minha mãe não está gelando na parte do congelador, logo depois colocamos a minha que por sinal é antiga mas gela perfeitamente e agora ela apresenta o mesmo problema. Será que é algo na tomada que está afetando o gás?

    Responder
  4. Olá, Luana. Obrigado por deixar seu comentário no nosso post!

    Sobre o defeito informado, acredito que não há nenhuma relação com a rede elétrica ou a tomada. Deve ter sido uma coincidência mesmo. Para você tentar descobrir porque o congelador não está gelando, nós temos um post falando sobre isso, você pode dar uma olhadinha nele, segue link: https://blog.mgparts.com.br/congelador-de-geladeira-nao-congela/

    Qualquer dúvida entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em ajudá-la.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  5. Bom dia Marilene, tudo bem?

    Agradecemos por deixar sua pergunta pra nós.

    Não há nada que impeça de você deixar sua geladeira desligada durante um ano. Porém, é importante lembrar que com a geladeira desligada nós não conseguimos saber se a mesma está com algum problema. É por isso que muitas pessoas deixam sua geladeira desligada e ao reativá-la acabam detectando o problema e acabam relacionando com o fato da geladeira ter ficado desligada.

    Outro fator importante, é a forma como deve ser guardada a geladeira desligada. Ela precisa ser abrigada longe da chuva, do sol e de outros fatores podem prejudicá-la.

    Qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte que teremos o maior prazer em atendê-la.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  6. Olá, Eliane.

    Obrigado por deixar seu comentário.

    A sua geladeira não vai estragar por simplesmente estar desligada. Desde que, ela esteja armazenada em local seco, longe do sol e de outros fatores que podem danificar o aparelho. Você pode ligar e testar a geladeira de períodos em períodos, caso detecte algum problema, leve imediatamente para o conserto, para não correr risco dela ficar desligada com o problema.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  7. Olá, Doralce.

    Agradecemos pelo comentário deixado.

    A geladeira por ficar desligada não vai estragar, porém, é necessário que ela fique desligada e guardada em um local adequado, com ventilação, longe da chuva. do sol e de outros fatores que podem danificá-la.

    Faça um cronograma de limpeza, para que ela sempre fique no melhor estado possível, além de testá-la dentro de um período, para ver se a geladeira encontra-se perfeita para uso.

    Qualquer dúvida estamos á diposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  8. Olá Shirley, obrigado por deixar seu comentário.

    A geladeira não estragará simplesmente por estar desligada, obviamente se ela ficar guardada da maneira adequada, longe de fatores que podem ser prejudiciais.

    O gás só irá sair, caso a geladeira esteja com algum vazamento no sistema. O correto seria deixar a geladeira fechada e frequentemente abri-la para realizar uma limpeza para deixar tudo em ordem. Lembramos também, que quando uma geladeira fica desligada por muito tempo, ela acaba ficando sem a devida atenção, por isso, em alguns casos ela acaba desenvolvendo algum problema, problema este que só será percebido quando a geladeira for reativada. É por isso que algumas pessoas relacionam ao fato dela ficar desligada.

    Qualquer dúvida, nós estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  9. Olá, Fenelon, muito obrigado por deixar seu comentário aqui pra nós.

    Ficamos felizes de ter ajudado!

    Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  10. Olá! Muito obrigado por deixar seu comentário.

    Pode ser que durante esse tempo desligado, a geladeira tenha sofrido algum desgaste de alguma peça que fez com que o funcionamento dela fosse alterado.

    Nós indicamos que a senhora chame uma autorizada especializada na marca para que eles avaliam de uma melhor forma a sua geladeira, para poder diagnosticá-la da forma correta.

    Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em ajudá-la.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  11. Olá Clecia, tudo bem? Obrigado pela pergunta.

    Não há necessidade de ligar a geladeira assim que ela chegar. Inclusive recomendamos, que a senhora deixe a geladeira embalada, do jeitinho que chegou da loja e guarde-a em um lugar seguro que a geladeira não entre em contato com o sol ou com chuva.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  12. A minha dúvida é a mesma da última pergunta. É preferível não ligar a geladeira do que ligar por algumas horas para vê se está funcionando bem e depois desliga-la e guarda-la por 2 meses que é o meu caso? Ainda estou nos primeiros 7 dias da compra, ou seja, poderia trocá-la caso tivesse algum problema. O modelo é side by side. Já agradeço a atenção!

    Responder
  13. Olá, Elaine, tudo bem?

    A geladeira não estragará simplesmente por ficar desligada, caso a sua desativação seja feita da maneira correta, colocando-a em um lugar longe da ação da chuva e do sol.
    Agradecemos por ter deixado sua pergunta pra nós!

    Qualquer outra dúvida, estamos á disposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  14. Olá, Felipe, tudo bem?

    Sobre esse defeito informado, ele pode ser causado por diversos motivos. Sugerimos que busque uma assistência autorizada da marca para que eles avaliem a sua geladeira para identificar com certeza o problema.

    Qualquer dúvida, nós estamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  15. Olá, Dheyciane!

    A geladeira não foi feita para ficar ligando e desligando com frequência diária, isso pode prejudicar e estragar o eletrodoméstico. É melhor desligar somente quando for extremamente necessário.

    Qualquer dúvida, ficamos à disposição. Obrigado por visitar nosso blog e por deixar sua pergunta!

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  16. Na minha cozinha tem só uma tomada e quando vou usar o liquidificador, por exemplo, eu desligo a geladeira da tomada por aproximadamente 1 minuto e depois ligo de novo. Faço isso pelo menos duas vezes ao dia.
    Corre risco de estragar a geladeira assim?

    Responder
  17. Olá Gabriel!

    Muito obrigado por deixar sua pergunta.

    O ideal é evitar ficar desligando a geladeira diariamente, pois isso acaba forçando mais o motor.

    Se for possível, tente colocar uma tomada régua para que você não precise desligar a geladeira.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    Suporte – MG Parts

    Responder
  18. Olá, Ângela!
    Agradecemos por deixar seu comentário.
    Você pode deixar a geladeira desligada sim, desde que não fique alimentos dentro.

    Qualquer dúvida ficamos à disposição.

    Atenciosamente,
    Matheus Mendes.
    MG Parts

    Responder
  19. Tenho uma cervejeira, e queria ligá-la somente quando tiver festa em casa. Uma vez por mes, no restante do mes quero desligá-la, vazia. Pode ou não pode?

    Responder
    • Boa tarde, Sr. Claudio. Não tem problema algum. Aconselhamos apenas dois procedimento que são: Após uso, secar o aparelho internamente e deixar a porta um pouco aberta 48 horas, evitando assim que fique cheiro ruim dentro do produto e bolor na borracha. Outro detalhe é que antes de carregar o produto para uso, ligue o produto pelo menos 24 horas antes. Agradecemos seu contato. Att. Equipe MGParts.

      Responder

Deixe um comentário

https://membership.iapi-indonesia.org/slot777/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/idn/https://rsmatamakassar.org/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus-slot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/thailand/https://ejournal.neurona.web.id/kamboja/https://hr.tarunabakti.or.id/sbobet/https://jakarta.perdami.or.id/idn/https://bkat.whs.or.id/public/platinum/https://journal.iapi-indonesia.org/toto/https://pesma-annur.net/kamboja/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/zeus/https://journal.loupiasconference.org/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/luar-negeri/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/mpo/https://hr.tarunabakti.or.id/maxwin/https://roippo.org.ua/triofus/https://membership.iapi-indonesia.org/maxwin/https://kabarkalsel.com/uploads/akun-pro-thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/nexus/https://hr.tarunabakti.or.id/terbaru/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/easy-win/https://fush.fui.edu.pk/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/toto/https://hr.tarunabakti.or.id/depo-10k/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/pasarantogel2/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/platinum/https://journal.iapi-indonesia.org/khmer/https://virtual-economics.eu/https://jae.perhepi.org/depo-10k/https://digital.indef.or.id/https://jurnal.pusatsains.com/pasarantogel2/https://journal.iapi-indonesia.org/garansi/https://journal.iapi-indonesia.org/zeus/https://ejournal.usm.my/public/slot-luar-negeri/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-kamboja/https://membership.iapi-indonesia.org/idn/https://asaeca.org/wp-includes/pasarantogel2/https://asaeca.org/wp-content/slot-kamboja/https://journal.iapi-indonesia.org/demo-lucky-neko/https://ejournal.usm.my/public/slot-dana/https://www.hama-univ.edu.sy/slot-luar/https://v-rouge.com/slot-depo-10k/https://membership.iapi-indonesia.org/mpo/https://lokakarya.arab-um.com/https://daurah.arab-um.com/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://publicaciones.svrid.org.ve/https://web.rsmatamakassar.org/asset/https://web.rsmatamakassar.org/akun-pro-kamboja/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/pasarantogel2/https://pjmhsonline.com/pasarantogel2/https://pusatsains.com/wp-includes/idn/https://pusatsains.com/wp-content/pasarantogel2/https://journals.uab.pt/sugar-rush/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/starlight-princess/http://sulj.oduvs.od.ua/demo-lucky-neko/https://nv.nung.edu.ua/https://journal.iapi-indonesia.org/classes/https://jmc.edu.ph/blogs/http://periodicos.unifap.br/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-thailand/https://jms.ump.edu.pl/pasarantogel2/https://iedi.edu.br/wp-includes/sigma/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://wpcpublisher.com/slot-luar-negeri/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://jltl.com.tr/idnslot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://journals.zetech.ac.ke/slot-depo25-bonus25/https://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-depo-10k/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-dana/https://cwsconsulting.id/assets/uploads/slot-depo-10k/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-luar-negeri/https://jltl.com.tr/idnslot/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-jepang/https://www.sa-ijas.org/sweet-bonanza/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://webscience-journal.net/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/sigmaslot/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/