Mitos sobre geladeira: ela estraga se ficar desligada? Existe gás fraco? Entenda!

As geladeiras são eletrodomésticos super importantes em nossas casas e há décadas fazem parte fundamental da qualidade de vida das famílias! É natural, portanto, que esse item tão familiar e relevante fosse rodeado de alguns mitos e credos criados ao longo dos anos. 

É o famoso “ouvi por aí”, uma fonte pouco confiável que pode nos levar a adotar ações nada interessantes ao funcionamento dos refrigeradores. Alguns mitos nos fazem gastar mais dinheiro com manutenções, outros prejudicam a integridade de peças e mecanismos, outro fazem com que sua geladeira fique mais gastona, criando um gargalo de energia na sua fatura mensal. 

Hoje, vamos te ajudar a identificar verdades e mentiras sobre refrigeradores, completando tudo com algumas dicas que vão otimizar o uso de energia e cuidar do seu eletrodoméstico.

Os mitos sobre geladeiras

Mito 1: Geladeira desligada estraga!

Essa afirmação tem certo sentido, afinal, as geladeiras não foram feitas para serem ligadas e desligadas a todo momento. Fazer isso com frequência pode, de fato, estragar seu eletrodoméstico. É melhor desligá-las apenas quando necessário!

A dúvida aparece naqueles momentos em que precisamos desligar o refrigerador para um evento especial, como uma viagem, mudança, uma limpeza mais extensa, uma manutenção ou troca. Nessas horas, nos perguntamos: se o aparelho ficar desligado por muito tempo, pode estragar? Quanto tempo posso deixar minha geladeira desligada?

Geladeira aberta fora da tomada

De início, podemos garantir que sua geladeira não vai estragar apenas por estar desligada. Caso a desativação for feita da maneira correta – com o degelo adequado do freezer, a remoção de qualquer umidade e o armazenamento em um local seco, sem exposição direta ao sol – sua geladeira muito provavelmente estará em ótimo estado quando for ligada novamente.

Mesmo assim, vale lembrar que uma geladeira desligada está sujeita aos efeitos do tempo como qualquer outro objeto. A oxidação contínua das partes internas e da tubulação pode afetar alguma área importante do funcionamento, mas o mesmo ocorreria se sua geladeira estivesse em uso. 

O que acontece é que, com as geladeiras que usamos todos os dias, ficamos bem mais atentos às falhas de funcionamento e aos efeitos negativos do tempo e da oxidação. Os equipamentos guardados podem ficar esquecidos, sem receber a manutenção ou as trocas de peças que necessitam.

Mito 2: A geladeira não está gelando? O gás deve estar fraco!

Este mito é especialmente difundido por técnicos mal intencionados que esperam fazer dinheiro fácil diante da pouca experiência dos consumidores comuns. Ouviu a expressão “gás fraco” por aí? Desconfie.

Mulher com a palma estendida em referência ao pare com uma foto da traseira da geladeira atrás

O gás da sua geladeira não é “gasto” ao longo do tempo. Na verdade, ele circula de maneira contínua, em constante renovação e não acaba aos poucos. Caso sua geladeira esteja presentando problemas de funcionamento relacionados ao gás, a causa deve ser um vazamento do sistema. Nesses casos, a ação adequada é identificar a região do vazamento, realizar o reparo e repor o gás perdido. 

Na hipótese de seu técnico afirmar que o gás está fraco e deve ser reabastecido, sem mencionar a soldagem do vazamento, questione e fique muito atento. O gás do seu aparelho vai vazar da mesma maneira e o problema vai se repetir rapidamente, te fazendo investir ainda mais!  

Mito 3: Posso ligar a geladeira assim que chega da loja!

Cuidado! Caso o seu refrigerador acabou de chegar na sua casa, muito provavelmente foi transportado e retirado de sua posição vertical. Para que o óleo e o gás tenham tempo de ocupar a posição correta dentro do aparelho, posicione-o corretamente e aguarde cerca de 1 hora antes de conectá-lo à tomada.

A mesma dica vale para qualquer situação em que o refrigerador precisa ser movido ou virado depois da mudança, durante

Foto de uma de uma geladeira nova em cima de um carrinho de transporte

 manutenções e limpezas. Ligá-lo antes da hora pode forçar o motor e expor seu eletrodoméstico a condições nada seguras de uso.  

Dicas para otimizar o funcionamento do seu refrigerador

  • Deixe um espaço entre a parede e a geladeira: o motor do refrigerador precisa de um espaço para circulação de ar. Jamais posicione seu refrigerador colado à parede da sua cozinha!
  • Posicione seu refrigerador distante do fogão e do micro-ondas: o refrigerador funciona pela troca de calor do ambiente interno com o externo, e quanto mais difícil for a troca, mais energia ele consome. Por isso, afaste sua geladeira das fontes de calor, o que inclui os demais eletrodomésticos e a exposição ao sol. 
  • Não coloque roupas para secar na grade: as roupas úmidas abafam a parte traseira da geladeira e tornam ainda mais difícil a troca de calor com o ambiente externo. Tudo isso se manifesta na sua conta de energia e pode exigir muito do seu aparelho refrigerador.
  • Não guarde alimentos quentes na geladeira: o ideal é esperar que os alimentos esfriem antes de guardar no refrigerador. Caso forem inseridos quentes, eles podem aquecer todos os outros alimentos que já estavam refrigerados, além de fazer o aparelho trabalhar em maior intensidade para dar conta de abaixar as temperaturas.
  • Troque as borrachas sempre que necessário: as borrachas da geladeira têm o importantíssimo papel de vedar o aparelho. Na hipótese delas estiverem ressecadas, sem a devida elasticidade e aderência, elas vão deixar o frio escapar e todo o interior do refrigerador ficará mais quente.

O resultado: uma geladeira menos eficiente e mais gastona. A boa notícia é que trocar as borrachas é fácil e dá pra fazer em casa. Inclusive, temos um post completo te ensinando; olha só: “Como trocar a borracha da geladeira em casa?”.  

E aí, te ajudamos a desvendar alguns mitos sobre o seu refrigerador? Esperamos que sim! Conte pra gente quais foram suas experiências e dúvidas durante a leitura, incluindo os assuntos relevantes que você gostaria de ver aqui no blog. São as suas contribuições que tornam nosso espaço cada vez mais otimizado e cheio de informações úteis. 

Nos vemos no próximo post.

33 comentários em “Mitos sobre geladeira: ela estraga se ficar desligada? Existe gás fraco? Entenda!”

  1. Na minha cozinha tem só uma tomada e quando vou usar o liquidificador, por exemplo, eu desligo a geladeira da tomada por aproximadamente 1 minuto e depois ligo de novo. Faço isso pelo menos duas vezes ao dia.
    Corre risco de estragar a geladeira assim?

    • Olá Gabriel!

      Muito obrigado por deixar sua pergunta.

      O ideal é evitar ficar desligando a geladeira diariamente, pois isso acaba forçando mais o motor.

      Se for possível, tente colocar uma tomada régua para que você não precise desligar a geladeira.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

    • Olá, Dheyciane!

      A geladeira não foi feita para ficar ligando e desligando com frequência diária, isso pode prejudicar e estragar o eletrodoméstico. É melhor desligar somente quando for extremamente necessário.

      Qualquer dúvida, ficamos à disposição. Obrigado por visitar nosso blog e por deixar sua pergunta!

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  2. Eu desliguei a geladeira da tomada e em seguida religuei, só que não funcionava, deixei uma meia hora e coloquei na tomada de novo, só que desta vez não funcionou. Por favor me ajudem

    • Olá, Felipe, tudo bem?

      Sobre esse defeito informado, ele pode ser causado por diversos motivos. Sugerimos que busque uma assistência autorizada da marca para que eles avaliem a sua geladeira para identificar com certeza o problema.

      Qualquer dúvida, nós estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  3. A minha dúvida é a mesma da última pergunta. É preferível não ligar a geladeira do que ligar por algumas horas para vê se está funcionando bem e depois desliga-la e guarda-la por 2 meses que é o meu caso? Ainda estou nos primeiros 7 dias da compra, ou seja, poderia trocá-la caso tivesse algum problema. O modelo é side by side. Já agradeço a atenção!

    • Olá, Elaine, tudo bem?

      A geladeira não estragará simplesmente por ficar desligada, caso a sua desativação seja feita da maneira correta, colocando-a em um lugar longe da ação da chuva e do sol.
      Agradecemos por ter deixado sua pergunta pra nós!

      Qualquer outra dúvida, estamos á disposição.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  4. Olá gostaria de saber ser assim que comprada a geladeira precisar ser ligada ,pretendo comprar uma mas não vou usá-la de imediato pois vou me mudar meses depois ,posso comprar e deixar guardada.

    • Olá Clecia, tudo bem? Obrigado pela pergunta.

      Não há necessidade de ligar a geladeira assim que ela chegar. Inclusive recomendamos, que a senhora deixe a geladeira embalada, do jeitinho que chegou da loja e guarde-a em um lugar seguro que a geladeira não entre em contato com o sol ou com chuva.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

    • Olá, Fenelon, muito obrigado por deixar seu comentário aqui pra nós.

      Ficamos felizes de ter ajudado!

      Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  5. Minha geladeira Brastemp Frosfree duplex só tem um ano. Ficou desligada dois meses. Agora liguei mas só a parte do freezer que está funcionando, a parte geladeira não está gelando. O que pode ser?

    • Olá! Muito obrigado por deixar seu comentário.

      Pode ser que durante esse tempo desligado, a geladeira tenha sofrido algum desgaste de alguma peça que fez com que o funcionamento dela fosse alterado.

      Nós indicamos que a senhora chame uma autorizada especializada na marca para que eles avaliam de uma melhor forma a sua geladeira, para poder diagnosticá-la da forma correta.

      Qualquer dúvida que tiver, entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em ajudá-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  6. Boa tarde
    Minha geladeira irá ficar desligada por 1 ano ( motivo de viagem)… posso deixá-la aberta? É mito ou verdade quando falam que o gás desaparece ao ficar aberta?

    Desde já agradeço!

    • Olá Shirley, obrigado por deixar seu comentário.

      A geladeira não estragará simplesmente por estar desligada, obviamente se ela ficar guardada da maneira adequada, longe de fatores que podem ser prejudiciais.

      O gás só irá sair, caso a geladeira esteja com algum vazamento no sistema. O correto seria deixar a geladeira fechada e frequentemente abri-la para realizar uma limpeza para deixar tudo em ordem. Lembramos também, que quando uma geladeira fica desligada por muito tempo, ela acaba ficando sem a devida atenção, por isso, em alguns casos ela acaba desenvolvendo algum problema, problema este que só será percebido quando a geladeira for reativada. É por isso que algumas pessoas relacionam ao fato dela ficar desligada.

      Qualquer dúvida, nós estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

    • Olá, Doralce.

      Agradecemos pelo comentário deixado.

      A geladeira por ficar desligada não vai estragar, porém, é necessário que ela fique desligada e guardada em um local adequado, com ventilação, longe da chuva. do sol e de outros fatores que podem danificá-la.

      Faça um cronograma de limpeza, para que ela sempre fique no melhor estado possível, além de testá-la dentro de um período, para ver se a geladeira encontra-se perfeita para uso.

      Qualquer dúvida estamos á diposição.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

    • Olá, Eliane.

      Obrigado por deixar seu comentário.

      A sua geladeira não vai estragar por simplesmente estar desligada. Desde que, ela esteja armazenada em local seco, longe do sol e de outros fatores que podem danificar o aparelho. Você pode ligar e testar a geladeira de períodos em períodos, caso detecte algum problema, leve imediatamente para o conserto, para não correr risco dela ficar desligada com o problema.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição!

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

    • Bom dia Marilene, tudo bem?

      Agradecemos por deixar sua pergunta pra nós.

      Não há nada que impeça de você deixar sua geladeira desligada durante um ano. Porém, é importante lembrar que com a geladeira desligada nós não conseguimos saber se a mesma está com algum problema. É por isso que muitas pessoas deixam sua geladeira desligada e ao reativá-la acabam detectando o problema e acabam relacionando com o fato da geladeira ter ficado desligada.

      Outro fator importante, é a forma como deve ser guardada a geladeira desligada. Ela precisa ser abrigada longe da chuva, do sol e de outros fatores podem prejudicá-la.

      Qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte que teremos o maior prazer em atendê-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  7. A geladeira da minha mãe não está gelando na parte do congelador, logo depois colocamos a minha que por sinal é antiga mas gela perfeitamente e agora ela apresenta o mesmo problema. Será que é algo na tomada que está afetando o gás?

    • Olá, Luana. Obrigado por deixar seu comentário no nosso post!

      Sobre o defeito informado, acredito que não há nenhuma relação com a rede elétrica ou a tomada. Deve ter sido uma coincidência mesmo. Para você tentar descobrir porque o congelador não está gelando, nós temos um post falando sobre isso, você pode dar uma olhadinha nele, segue link: https://blog.mgparts.com.br/congelador-de-geladeira-nao-congela/

      Qualquer dúvida entre em contato conosco, que teremos o maior prazer em ajudá-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  8. Tenho uma geladeira e uma máquina de lavar e fiz uma mudança tem 5 meses porém onde estou morando a voltagem é diferente.A geladeira e a máquina estão desligados desde então, gostaria de saber se tem algum problema.

    • Olá Josiane! Obrigado por deixar sua pergunta pra nós.

      A geladeira apenas por estar desligada não estragará, claro se o desligamento foi feito da maneira correta, com o degelo adequado do freezer, remoção de qualquer umidade e o armazenamento em um local seco, sem exposição direta ao sol. Seguindo essas dicas, provavelmente quando você voltar a ligar sua geladeira, ela estará em boas condições.

      Esperamos ter ajudado com a nossa resposta. Qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte que teremos o maior prazer em ajudá-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  9. Olá boa noite comprei uma geladeira frost free faz um ano só que ela está da mesma maneira que chegou porotivoa pessoais eu não pude ligar ela. Esta na embalagem da mesma maneira gostaria de saber se tem algum problema e se quando for ligar irá da algum defeito.

    • Olá Vanilia, muito obrigado por deixar sua pergunta!

      Não há problema nenhum em deixar a geladeira desligada desde que da maneira correta, em um lugar armazenado, seco e longe do contato com o sol.

      Dessa forma, com certeza sua geladeira ao ser ligada funcionará sem problema algum.

      Qualquer dúvida entre em contato com o nosso suporte que teremos o maior prazer em auxiliá-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

  10. Minha geladeira e da Brastemp frosfire desliguei ela há 2 mês agora liguei ela 5 dias ligada, não está gelando. acredito que seja por muito tempo desligada … Queria saber se e normal tudo isso de dias esperando para gela ou não e normal??

    • Olá, Patricia.

      Agradecemos por deixar sua pergunta aqui no nosso blog!

      Provavelmente a geladeira teve algum problema nesse período e pelo fato dela estar desligada, só foi possível perceber assim que ela fosse ativada novamente.

      Nós temos um post no qual abordamos alguns motivos que podem fazer sua geladeira para de gelar. Segue link: https://blog.mgparts.com.br/o-que-pode-ter-feito-geladeira-parar-de-funcionar/

      Sugerimos dar uma conferida nesse post e, se for o caso, chamar um especialista para melhor avaliar a sua geladeira.

      Qualquer dúvida, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em ajudá-la.

      Atenciosamente,
      Matheus Mendes.
      Suporte – MG Parts

Deixe um comentário