Qual a temperatura ideal da geladeira? Descubra!

Por vezes, vamos pegar um alimento em nossa geladeira e nos deparamos com algo totalmente congelado, principalmente em situações em que a temperatura ambiente já está mais baixa. Para que isso não aconteça é preciso estar sempre de olho na temperatura selecionada, tanto para os modelos que utilizam termômetros digitais quanto os modelos analógicos presentes em cada tipo desses eletrodomésticos.

Pensando nisso, nós, da MGParts, preparamos um conteúdo completo sobre qual é a temperatura ideal da geladeira, para que você tire todas as dúvidas que abrangem o funcionamento desse eletro tão utilizado em residências e espaços comerciais.

Continue lendo para ficar por dentro de todas as informações. Confira:

Afinal, qual é a temperatura ideal da geladeira?

Primeiramente devemos dizer que não há uma temperatura correta para todos os aparelhos existentes ao redor do mundo, uma vez que existem diversos modelos, marcas e especificações de geladeiras espalhadas pelas casas dos indivíduos. Contudo, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA –, o indicado é que o termômetro fique abaixo dos 5 graus.

Alguns pontos necessitam ser levados em consideração quando o assunto é o clima dentro dos eletrodomésticos, que podem variar entre mínimo, médio e máximo.

Veja alguns deles:

Quantidade de alimentos

O espaço interior da geladeira é medido por litros, sendo 120 litros a 600 litros as capacidades mais comuns de serem encontradas no mercado. Portanto, a quantidade de alimento que cabe nesses eletrodomésticos variam de acordo com a medida – em litros – disponível.

O recomendado é que você analise quantos mantimentos estão sendo guardados, assim como a temperatura do ambiente. Ou seja, a temperatura perfeita vai depender da quantidade de alimento presente nas prateleiras do eletrodoméstico e também se está frio, calor ou um clima agradável.

  • Temperatura no mínimo: quando existem poucas comidas no refrigerador e o clima está abaixo dos 25 ºC;
  • Temperatura média: se há uma quantidade comedida de alimentos e a temperatura está entre 25 ºC e 30 ºC;
  • Temperatura no máximo: caso tenha uma boa quantidade de itens e o tempo fique acima dos 30 ºC.

Quantidade de vezes que a porta do refrigerador é aberta

Se a geladeira é aberta várias vezes ao dia, a temperatura em seu interior tende a não se estabilizar. Isso acontece porque, com o “abre e fecha”, o aparelho não consegue manter um clima contínuo, visto que a interferência exterior influencia diretamente no funcionamento e na temperatura interna do aparelho.

Logo, se há o desejo de que os produtos fiquem gelados de forma agradável, não fique abrindo a porta do refrigerador. Ou, se for extremamente necessário realizar aberturas repetidamente, evitando ao máximo a troca de temperatura com o ambiente externo, que em sua maioria, é mais elevada se comparado à geladeira.

Temperatura dos alimentos

Cada tipo de alimento que vai ser guardado na geladeira possui uma temperatura ideal de armazenamento. Devido a isto, hoje na grande maioria das geladeiras, os fabricantes disponibilizam compartimentos específicos para cada um deles, por isso é comum encontrar dentro das geladeiras o local para guardar verduras, frutas e até mesmo os derivados de leite separadamente. Essas gavetas servem para organizar e principalmente para deixar os alimentos protegidos, prolongando sua vida útil.

Por conta disso, quanto mais itens quentes são colocados, maior vai ser a variação de temperatura. Esse fato dificulta que o aparelho como um todo permaneça em sua temperatura correta, além disso, os alimentos demoram mais para refrigerar, consequentemente gerando consumo maior de energia por parte da geladeira.

3 dicas que vão auxiliar a manter a temperatura da geladeira estável

Alguns cuidados especiais podem ajudar no momento de manter o aparelho doméstico em uma boa temperatura. Assim, suas refeições vão ser feitas da maneira correta, sem que nada estrague por estar fora da sua temperatura ideal.

Confira quais são as 3 dicas:

Limpe e abasteça o refrigerador da forma correta

Na maioria das vezes, acreditamos que o problema é maior do que realmente é e, devido a esse fato, começamos a criar situações que com apenas uma boa limpeza pode ser resolvida.

Caso a sua geladeira não esteja refrigerando da forma correta, tente primeiro fazer uma boa higienização em seu interior e reorganizar os alimentos. Se mesmo assim, não voltar a funcionar recomendamos entrar em contato com uma empresa autorizada da marca do seu aparelho para uma análise e identificação de uma possível falha, que pode estar gerando o funcionamento incorreto

Tenha cuidado com o eletrodoméstico

Parece óbvio, mas não é. O cuidado com o eletrodoméstico deve ser constante para que ele seja conservado de maneira uniforme. É extremamente importante manter os produtos em seu interior organizados.

Logo, não coloque em suas prateleiras mais itens do que o permitido. Lembre-se: quanto menos itens, mais rápido a geladeira vai chegar na temperatura ideal, certo? Aproveite e faça um check-up nela de tempos em tempos, ou seja, confira se as borrachas estão vedadas corretamente e se todas as peças estão funcionando.

Não deixe o aparelho perto de fonte de calor

Como exemplo, o forno e o fogão são itens destinados ao preparo de alimentos quentes, não é mesmo? E, por isso, não podem ser colocados perto da geladeira que possui exatamente a função contrária. Além disso, evite deixar a geladeira em local onde há incidência direta de raios solares.

Viu só como é possível deixar a geladeira em uma temperatura ideal? É só compreender e colocar em prática nossos truques e dicas. Temos certeza que a vida útil do seu aparelho vai ser ainda maior!

O que achou do nosso post? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e trocar informações com os seus colegas no universo online.

Até o próximo post!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x