Como limpar a geladeira? Passo a passo com dicas simples!

Manter a cozinha sempre limpa e cheirosa é essencial para uma ambientação agradável, principalmente se considerarmos o fato de que esse cômodo é um dos mais importantes da casa. Para isso, saber como limpar a geladeira é fundamental, não é mesmo?

Há muitos eletrodomésticos na cozinha que precisam de atenção. O fogão e o micro-ondas, por exemplo, devem ser higienizados e cuidados com frequência, evitando transtornos que possam diminuir o tempo de vida dos aparelhos.

No caso da geladeira, manter a limpeza em dia também significa evitar o acúmulo de detritos que podem interferir de modo muito prejudicial à nossa saúde. Por isso, higienizar a geladeira, em especial, é uma atividade que demanda alguns cuidados.

Alimentos expostos sem proteção, líquidos que vazaram, prazos de validade vencidos. Imagine tudo isso em um único ambiente, sem a devida limpeza? É claro que o mau cheiro toma conta, e nesses momentos, uma limpeza básica pode não ser suficiente.

É hora da faxina! Hora de expulsar germes, bactérias e fungos. Evitar os riscos de intoxicação alimentar e deixar tudo cheiroso, com aspecto de cozinha bem cuidada e sem perigos para saúde.

Pensando em te auxiliar nessa missão, a MGParts preparou algumas dicas e sugestões para você aprender a limpar sua geladeira de forma correta. Continue a leitura desse post e anote nossas instruções.

Passo a passo para limpar sua geladeira corretamente.

Quando o assunto é a limpeza da geladeira, todos os aspectos considerados anteriormente são importantes. Porém, além das questões higiênicas, de combate a maus odores e também da estética, precisamos nos lembrar do fator gelo.

Geladeiras que não são limpas com frequência costumam ser tomadas por camadas e camadas de gelo. Com isso, o eletrodoméstico precisa consumir muito mais energia para conseguir manter os alimentos resfriados.

Para evitar todas essas situações, siga nosso passo a passo.

Primeiro passo: evitando acidentes

passo 1 tire a geladeira da tomada e os alimentos de dentro

Primeiramente, precisamos pensar na segurança, certo? Por isso, antes mesmo de iniciar a limpeza da sua geladeira, é preciso desligá-la. Feito isso, é hora de retirar todos os alimentos e deixá-la totalmente vazia.

Aproveite esse momento para revisar os prazos de validade, a situação dos legumes e verduras que estavam guardados. Também é preciso prestar atenção naqueles alimentos que precisam de mais refrigeração, caso seja necessário, guarde-os em caixas de isopor durante a limpeza.

Afinal, caso sua geladeira não seja frost free, será preciso aguardar o descongelamento completo do eletrodoméstico. Vale a pena lembrar que não compensa limpar a geladeira com gelo, é preciso ter paciência e aguardar para que a limpeza seja realidade rápida e precisamente.

Segundo passo: higienização dos componentes internos

passo 2 limpeza dos componentes

É importante iniciar a limpeza retirando as prateleiras, gavetas, suportes para ovos e outros componentes internos. Lave todos esse itens com água corrente, uma esponja macia e sabão ou detergente neutro.

Caso sua geladeira possua itens de vidro, evite água morna, pois ela pode causar danos a esse material.  Também não é indicado que esses componentes sejam secados ao sol. Sendo assim, ao terminar de lavá-los enxugue-os com um pano limpo e seco, e os devolva à geladeira.

Terceiro passo: é hora de limpar o interior da geladeira

passo 3 limpeza interna da geladeira

Ao contrário do que diz as crenças populares, limpar o interior da geladeira com sabão e detergente não é uma boa ideia. A melhor solução é a água limpa morna. Assim, o cheiro dos produtos de limpeza não irá impregnar os alimentos posteriormente.

Em caso de sujeira mais grossa é possível usar detergente neutro, bicarbonato de sódio e algumas colheres de vinagre. Utilizando quantidades equilibradas – que vão variar de acordo com a necessidade, esses componentes serão suficientes para deixar sua geladeira em dia.

Quarto passo: atenção antes de religar 

cuidado ao religar a geladeira

Antes de colocar a geladeira na tomada novamente, é preciso se certificar de que ela esteja bem seca. Por isso, com um pano limpo e seco, seque os lugares mais extremos, de difícil alcance.

Ao observar que a geladeira está bem seca, basta a religar e organizar os alimentos em seu interior novamente. Faça isso pensando em como preservar esse eletrodoméstico limpo pelo maior tempo possível, então, evite guardar alimentos em más condições novamente.

Freezer e congelador: passos à parte?

A higienização do congelador ou de um freezer acontece de forma bem parecida com a geladeira. Da mesma maneira, eles precisam estar vazios e descongelados para serem limpos. Além disso, também é recomendado limpá-los apenas com água e vinagre.

A diferença básica entre a limpeza desses itens e da geladeira, é que eles precisam de mais tempo até que estejam totalmente descongelados. Além disso, em casos de geladeiras com frost free, os congeladores nem precisam ser descongelados.

E então, gostou do post? Esperamos que agora você possa limpar sua geladeira sem grandes problemas. Para continuar a receber dicas como essa, basta acompanhar nosso blog.

Leia mais: Como limpar sua máquina de lavar!

Aproveite e confira o site da MGParts, lá você encontra variados tipos de peça para sua geladeira, entre outros. Confira!

Fique de olho, nos vemos nas próximas semanas com mais dicas para você!

Deixe um comentário