Sua geladeira está congelando embaixo? Saiba o que fazer!

Podemos concordar que a geladeira é uma dos principais eletrodomésticos da atualidade, certo? A maior prova disso é a dor de cabeça que chega quando descobrimos que a nossa geladeira está congelando os alimentos na parte de baixo quando deveria apenas resfriá-los!

Se você está passando por esse problema, não se desespere! Há vários motivos que explicam a geladeira gelando demais e que podem ser descobertos por pessoas leigas na área. Achou a missão difícil? Não se preocupe, com as dicas que trouxemos no post de hoje do blog da MGParts, você vai conseguir entender melhor porque isso acontece.

Independente do modelo do seu refrigerador e da tecnologia utilizada, há dispositivos fundamentais no bom funcionamento de todas as geladeiras. Saiba se essas peças estão defeituosas e se representam as possíveis causas para a sua geladeira estar congelando embaixo. Vamos lá?

Como descobrir porque sua geladeira está congelando demais?

Analisando o funcionamento do seu refrigerador de forma minuciosa. Não desejamos a ninguém a experiência de abrir a geladeira e ver alimentos que perderam sua textura original por estarem congelados. E para evitar isso, você pode seguir o nosso passo a passo:

1) Faça testes com o termostato da geladeira

A peça responsável por dizer ao motor da geladeira quando gelar ou não é o termostato e nos modelos mais modernos os sensores e a placa de controle. Considerando que a faixa de temperatura ideal dos refrigeradores é de -4ºC a 2ºC, crie o hábito de verificar se o termostato está selecionado na posição correta, pois acredite, é mais comum do que se imagina a troca acidental da temperatura.

Como há diferentes modelos de geladeira, os termostatos podem se apresentar sob diversos formatos: barra com numeração em torno, botão giratório ou painel digital. Após a leitura do manual do seu eletrodoméstico, vá aumentando progressivamente a temperatura por meio do termostato.

2) Repare quais locais da geladeira estão mais propensos a congelar os alimentos

A primeira coisa que deve ser levado em conta, é em quais prateleiras os alimentos que estão congelando foram colocados. Dessa maneira, você terá condições para entender se o fluxo do ar direto está causando esse problema, pois como esse ar em contato direto com o produto pode ocasionar o congelamento dos alimentos.

Recomenda-se, que por exemplo, os alimentos mais sensíveis, sejam armazenados na parte inferior da geladeira, uma vez que nessa região a temperatura é mais alta naturalmente. Por este motivo é que, sempre se deve guardar os alimentos nos compartimentos específicos dentro do refrigerador.

Além disso, a boa organização dos alimentos dentro do refrigerador gera consequências diretas no desempenho do aparelho! Vale a pena aprender meios de organizar a geladeira para evitar inconvenientes como esses.

3) Verifique se há obstrução na saída de ar do eletrodoméstico

As saídas de ar são regiões que precisam ter a passagem sempre livre. Nas mais diferentes marcas de geladeira, é possível encontrá-las na parede de fundo do aparelho, sendo formadas por aberturas estreitas que permitem a circulação do ar interno.

Quando os alimentos estão muito próximos dessas saídas de ar, o congelamento é certeiro! Evite esse tipo de efeito ao preservar uma distância mínima de 10 cm da área de ventilação.

4) Agende uma visita técnica

Se após tomar todos os cuidados que mencionamos a sua geladeira continuar a congelar os alimentos na parte de baixo, chegou o momento de pedir ajuda! Contrate um técnico especializado e explique para ele o passo a passo que você realizou para tentar descobrir a fonte do problema.

Com o olhar crítico de quem tem formação adequada e experiência na área, o técnico saberá dizer se o caso da sua geladeira gelando demais se trata de um vazamento de refrigeração ou ou algum outro fator.

E aí, gostou da série de dicas que apresentamos hoje? Converse conosco pelos comentários e sane as dúvidas que surgiram enquanto você tenta descobrir a causa do congelamento excessivo da sua geladeira!

Para continuar aprendendo métodos corretos de uso do seu refrigerador, recomendamos a leitura do post “Saiba como descongelar sua geladeira corretamente“. Afinal, um congelador limpo e bem cuidado é uma das principais regras para assegurar que o eletrodoméstico tenha uma vida útil longa e que não gere gastos desnecessários como o aumento da conta de luz e visitas técnicas constantes para manutenção.

Até o próximo conteúdo!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x