Mangueira da máquina de lavar: veja como aumentar o tamanho e trocar em casa!

Ter máquina de lavar em casa deixou de ser um artigo de luxo para se tornar um item de extrema necessidade. No momento da compra, nem todo mundo se atenta sobre o tamanho do espaço em que a máquina vai ficar e pode ocorrer do comprimento padrão da mangueira da máquina de lavar ser muito curto.

Para que esse problema não vire um transtorno, vamos ensinar como você mesmo pode fazer a troca da mangueira da máquina de lavar, na sua casa.

O comprimento padrão da mangueira da maioria das máquinas de lavar roupa geralmente varia entre 1,5 a 2 metros, para algumas pessoas esse pode parecer um tamanho grande, mas nem sempre é o ideal entre a distância da máquina de lavar e da torneira em que sai a água ou do tanque.

Como identificar a mangueira de entrada e a mangueira de saída?

As máquinas de lavar contam com duas mangueiras, uma que fica conectada entre a torneira e a máquina, responsável por encher a máquina de água e outra que liga a máquina ao tanque ou ao ralo, responsável por jogar fora a água suja da máquina.

Ou seja, para que você possa lavar as suas roupas sem problemas, a máquina precisa estar próxima da torneira e do tanque, mas nem todas as casas têm espaço suficiente e em alguns casos é necessário fazer a troca de uma das mangueiras por uma maior ou uma emenda.

A princípio, fazer a troca das mangueiras pode ser um bicho de sete cabeças, mas vamos te mostrar que a missão pode ser um pouco mais fácil se seguirmos os passos corretos.

Trocando a mangueira de entrada

Antes de começar, é importante pegar uma trena para a medir a distância entre a máquina e a torneira. Feito isso, é só comprar uma mangueira que seja compatível com o modelo da sua e mão na massa

Passo 1

Feche o registro de água do local que a sua máquina fica e certifique-se que realmente está fechado. Veja também se a máquina está ligada na tomada, caso esteja, desligue-a. Depois tire a mangueira antiga desrosqueando o lado da máquina e da torneira.

Passo 2

Agora é só colocar a mangueira nova, rosqueando primeiro na entrada da torneira e depois na da máquina. Verifique se a mangueira está bem apertada dos dois lados para que a água não vaze quando a máquina estiver ligada.

Passo 3

Para ter certeza de que está tudo funcionando, abra novamente o registo de água e depois a torneira. Se a água estiver passando para a máquina, seu serviço está terminado. Mas se acontecer de vazar, é só repetir o processo apertando todas as conexões.

DICA: não aperte demais a mangueira para não correr o risco da peça arrebentar ou danificar.

Trocando a mangueira de saída

Assim como no caso da mangueira de entrada, antes de começar você deve medir a distância entre a máquina e o tanque ou ralo e comprar uma mangueira compatível, de preferência original, para que não ocorram problemas.

Passo 1

Verifique se a máquina está ligada na tomada, se estiver, desligue e tire roupas, sabão ou água de dentro. Ela precisa estar completamente vazia e desligada. Feito é necessário deitar a lavadora para ter acesso a parte inferior. Agora é só desencaixar a mangueira da eletrobomba drenagem para soltar a mesma.

Passo 2

Agora é só pegar a mangueira nova e repetir o processo inverso na máquina de lavar. Caso você tenha um tanque, é possível usar a curva plástica para fixar a mangueira no mesmo e garantir que durante o funcionamento da máquina a mangueira na saia do lugar com a pressão da água. Algumas casas ou apartamentos contam com um tubo que serve para escoar a água da máquina, nesse caso não é necessário usar a curva. Mas lembre-se: o diâmetro do tubo deve ter no mínimo 5cm.

Passo 3

Certifique-se de que a mangueira está bem presa. Agora, é só ligar a máquina para testar se tudo está funcionando.

DICA: A altura do tanque ou do tubo de escoamento da água não deve ser mais baixo que 85 cm e nem mais alto que 1,20 m em relação a mangueira da máquina. Caso esteja abaixo, a máquina não conseguirá completar o nível de água suficiente e caso esteja acima, não será possível escoar a água.

Nem é tão difícil assim trocar a mangueira da sua máquina!

É muito importante lavar sua máquina de lavar!

Essa afirmação pode parecer um pouco estranha, mas lavar sua máquina é muito importante para o bom funcionamento do aparelho e também para evitar problemas futuros, como os vazamentos ou até mesmo entupimento da válvula.

Provavelmente você nunca deve ter se atentado a isso. Mas com certeza já deve ter se deparado com bolinhas pretas nas roupas. Sabe o que é isso? Essas bolinhas são acúmulo de resíduos como excesso de amaciante e sabão, linhas e fiapos das roupas e até mesmo pelos de animais.

Uma maneira muito simples de resolver isso é com alvejante e água quente. Se você quiser dicas mais detalhadas veja nosso post com dicas simples de como limpar a máquina de lavar.

Com esse passo a passo você já está apto para trocar a mangueira da sua máquina. Para mais dicas como essa, não deixe de acompanhar o nosso blog. Até a próxima!

Deixe um comentário