Manter uma geladeira organizada é essencial para saber onde está cada alimento, assim como para manter a conservação adequada de todos eles. Além de auxiliar na praticidade do dia a dia, a organização facilita na localização dos itens e reduz o desperdício de alimentos e energia, com o abrir e fechar da porta para sempre procurar o que precisa.
Inclusive, armazenar um número maior de alimentos do que a capacidade da geladeira prejudica o eletrodoméstico, o que pode sobrecarregar e prejudicar as peças do aparelho. Por conta disso, preparamos um guia prático para manter sua geladeira organizada. Confira!
Limpeza inicial: como começar com uma geladeira limpa
O primeiro passo para ter uma geladeira organizada é a limpeza. Esvazie-a e retire as prateleiras, gavetas e os demais compartimentos removíveis. Para a higienização, use uma esponja umedecida com os produtos adequados, como detergente neutro.
Já para eliminar odores, utilize uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio, água morna e gotas de detergente. Certifique-se de que os alimentos vencidos ou estragados sejam jogados no lixo. Os itens dentro da validade devem ser dispostos de maneira eficiente, para garantir uma fácil visualização e aumentar a praticidade da sua rotina.
Para manter o ambiente sem bagunça, lembre-se de que é necessário entender o que pode ou não guardar na geladeira.
Zonificação da geladeira: como organizar os alimentos nas zonas corretas
A zonificação de uma geladeira organizada deve ser considerada na hora de colocar os alimentos de volta ao aparelho. Essa prática, além de ajudar com a conservação, prolonga a vida útil dos alimentos expostos em cada compartimento. Com isso, cada prateleira deve contar com diferentes itens alimentícios, como:
- Prateleiras superiores: possuem uma temperatura constante, ideal para os alimentos perecíveis, como bebidas, alimentos prontos para consumo e sobras de comidas já preparadas;
- Prateleira do meio: é específica para produtos com leite, como iogurtes, queijos e requeijões. A temperatura presente nela preserva a textura e garante uma maior suculência;
- Prateleiras inferiores: por serem mais frias, são perfeitas para descongelar alimentos e armazenar carnes cruas, aves e peixes congelados ou in natura;
- Gavetas: auxiliam na criação física de barreiras. Em geladeiras convencionais, as gavetas inferiores servem para depositar verduras, legumes e frutas pela temperatura média que possuem;
- Portas: pelo abre e fecha da geladeira, as portas são os locais com maior mudança de temperatura em uma geladeira organizada. É preferível colocar na região itens não perecíveis, incluindo manteigas, sucos, bebidas e condimentos. Evite deixar ovos e leite.
Você também pode se interessar: Geladeira suando? É normal? Veja possíveis causas.
Recipientes e acessórios ajudam a manter tudo em ordem
O uso de recipientes e acessórios apropriados transforma a maneira como a organização da geladeira é realizada, além de permitir a fácil visualização dos alimentos. Conheça cinco ferramentas úteis para deixar a geladeira organizada:
1. Potes transparentes
Utilizar vasilhas transparentes facilita o armazenamento dos alimentos e a visualização do que está disposto no interior. Dessa maneira, é possível evitar que os alimentos estraguem, além de manter a praticidade para o preparo de refeições.
2. Separador de prateleiras
Os separadores de prateleiras maximizam o espaço e facilitam a organização dos alimentos, permitindo que aqueles menos utilizados fiquem afastados do centro. Além disso, eles evitam o empilhamento de itens, contribuindo para uma cozinha mais prática e funcional.
3. Etiquetas
Etiquetar os recipientes transparentes auxilia na identificação dos alimentos e da validade. Para utilizar de maneira eficaz, insira a data de validade de forma visível para evitar que os produtos estraguem.
Se a geladeira parar de funcionar, temos um conteúdo completo com os possíveis motivos do problema e instruções para solucioná-los. Acesse e confira!
4. Organizadores giratórios
Itens com grande variedade podem ser dispostos em prateleiras giratórias, como condimentos e molhos. Assim, ficará fácil manusear as opções disponíveis.
5. Gavetas adicionais
Gavetas adicionais ou caixas organizadoras auxiliam na criação de novos compartimentos, auxiliando na separação correta dos produtos. Na hora de escolher, prefira as versões transparentes para facilitar a visualização.
Dicas de organização: como manter a organização diariamente
Manter a geladeira organizada é uma tarefa diária e constante que deve ser realizada por todos os moradores da casa. Confira essas dicas de organização para manter o eletrodoméstico em ordem:
- Evite que a geladeira seja sobrecarregada com uma quantidade exagerada de alimentos. Além de prejudicar o aparelho, os itens alimentícios poderão estragar rapidamente se não ter espaço suficiente para que o ar da geladeira percorra todo o aparelho;
- Mantenha a temperatura correta para melhorar o funcionamento do equipamento. Em dias quentes, a temperatura deve ser máxima, enquanto em dias frios, o resfriamento pode estar posicionado no mínimo. Em nenhuma circunstância, a geladeira deve ficar desligada por dias ou semanas;
- Faça uma limpeza semanal para evitar que alimentos estragados entrem em contato com os demais.
Conclusão
Manter uma geladeira organizada oferece inúmeros benefícios, desde a conservação adequada dos produtos até o ganho de praticidade no dia a dia. Assim, o tempo de preparo das refeições é otimizado, e a redução do desperdício de alimentos se torna evidente em poucas semanas.
As práticas compartilhadas no post transformam a geladeira em um espaço eficiente para quem cozinha, facilitando a visualização de itens com validade próxima e os que já estão prestes a acabar.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se quiser aprender mais sobre reparos e peças de eletrodomésticos, continue no blog da MGParts e confira nossos outros posts, como o sobre geladeiras que gelam, mas não congelam.
Até mais!