Geladeira suando? É normal? Veja possíveis causas

Se você chegou na cozinha e se deparou com sua geladeira suando, saiba que é comum — por mais estranho que seja —, mas é preciso entender o porquê pode estar acontecendo com o eletrodoméstico.

Por isso, criamos esse post para você entender melhor as possíveis causas e como solucionar. Continue a leitura e confira todos os detalhes!

1. Borracha não está vedando

A borracha não esta vedando e agora?

Sabe aquela borracha que veda a porta da geladeira, impedindo que a mesma fique constantemente aberta? Essa borracha magnética pode ter sofrido um ressecamento natural ou estar rasgada, o que pode ser a causa do suor externo de sua geladeira. Se perceber rachaduras e ressecamentos na borracha magnética, será preciso trocá-la para que o suor pare.

Contudo, se o problema for um dos casos citados acima, a solução é simples, basta realizar a troca da borracha se for possível, visto que existem alguns modelos que possuem a borracha colada.

Após trocar a borracha da geladeira, você vai perceber que a borracha voltará a vedar normalmente e, consequentemente, a sua geladeira não irá mais suar.

2. Umidade do ar elevado

Umidade do ar elevado

Quando o tempo está mais ameno, principalmente em dias invernais, é perfeitamente normal perceber o suor na parte externa da geladeira. Isso se deve ao fato da alta umidade do ar.

Nesse caso, não há muito o que fazer. O recomendado, é que você seque o eletrodoméstico com um pano seco e macio para não riscar. Além disso, reposicione o termostato no mínimo para buscar o equilíbrio da temperatura.

3. Problemas de termostatos

Problemas de termostatos

Outro fator que é possível ser a causa do suor de sua geladeira é um defeito no termostato, aquele dispositivo interno que mantém estável a temperatura do eletrodoméstico.

Primeiramente, cheque o regulador de temperatura para averiguar se o medidor não foi alterado sem querer, ocasionando em uma geladeira congelada, consequentemente, o suor da geladeira.

No entanto, ao constatar a normalidade do medidor de temperatura, o problema pode estar no termostato ou no controlador eletrônico.

Nesse caso, a manutenção não é tão simples como se pensa e por ser um problema elétrico, recomendamos o auxílio de um profissional especializado.

4. Armazenamento de alimentos quentes

Armazenamento de alimentos quentes

Outra causa muito comum que deixa a geladeira transpirando é o armazenamento constante de alimentos quentes. Quando o fazemos, o compressor opera com maior frequência, gastando mais energia.

Além disso, alimentos muito quentes e com muita água tendem a produzir umidade em excesso, o que pode corroborar à formação de suor na parte interna e, até mesmo, na parte externa do refrigerador.

Ademais, alimentos reservados ainda quentes tendem a mudar as correntes de ar do refrigerador, de modo que o ar quente tende a subir e o frio a descer, prejudicando a funcionalidade do equipamento.

Para resolver este problema é simples, antes de guardar qualquer alimento em sua geladeira, busque esperar o resfriamentodo mesmo, assim você garante que a sua geladeira não sofrerá sudação.

Se você tem dúvidas em relação à temperatura do seu eletrodoméstico, confira o nosso post falando sobre qual a temperatura ideal da geladeira!

5. Deficiência de isolamento térmico

Deficiência de isolamento térmico

O isolamento térmico é importante para as geladeiras, uma vez que dificulta que a temperatura do refrigerador se dissipe. Quando há deterioração ou falha do isolamento térmico do refrigerador, pode ocorrer suor nesse local.

Desse modo, o suor externo da sua geladeira pode ser um efeito direto da deficiência do isolamento térmico, o que pode levar a baixas da temperatura das paredes do refrigerador, gerando condensação.

Neste caso, é importante localizar e substituir o isolamento térmico do eletrodoméstico, caso seja possível. Para isso, busque ajuda de um profissional especializado.

6. Falta de ventilação ao redor da geladeira

Quando uma geladeira não tem espaço suficiente ao seu redor, o fluxo de ar necessário para dissipar o calor gerado pelo compressor pode ser barrado.

O que acontece é que essa falta de ventilação é um acúmulo de calor ao redor da geladeira, fazendo com que ela trabalhe para manter a temperatura inadequada.

Dessa forma, a diferença de temperatura entre o interior e o exterior do eletrodoméstico pode aumentar, ocasionando em mais condensação na superfície externa.

7. Mau funcionamento do sistema de descongelamento

O sistema de descongelamento é responsável por tirar todo o acúmulo de gelo que se forma dentro do congelador ao longo do tempo. Quando esse sistema para de funcionar corretamente, pode ocasionar em problemas de condensação.

Dessa forma, ocorre um acúmulo excessivo de gelo nas bobinas do evaporador dentro do congelador, fazendo com que as passagens de ar fiquem bloqueadas e até impedindo o fluxo de ar frio para o compartimento do refrigerador.

Como resultado, a temperatura interna da geladeira pode aumentar e o excesso de gelo na condensação, ocasionando em goteiras excessivas dentro da geladeira e, até mesmo, fora.

Você também pode se interessar por: Geladeira está vazando água? Isso pode ser um sinal!

O que fazer se minha geladeira estiver suando muito internamente?

O melhor a se fazer, primeiramente, é assegurar que os alimentos fiquem bem embalados para evitar a umidade excessiva. Abra a porta menos vezes e somente quando necessário.

Caso o problema seja a má vedação, você pode ajustar os pés estabilizadores inclinando um pouco para trás.

É normal ver gotas de água dentro da minha geladeira?

Esse processo nada mais é do que a condensação, que acontece quando o ar quente e úmido do ambiente entra em contato com a parte fria do interior da geladeira. Isso acontece mais quando há uma grande diferença entre a temperatura exterior e interior da geladeira, como em torno das paredes do congelador.

Conforme a porta é aberta, a umidade presente no ar pode se condensar nas partes mais frias, causando as gotas de água.

Leia também: Guia de como organizar a geladeira!

Gostou do post de hoje? Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog. Aqui, postamos com frequência dicas essenciais para te auxiliar na resolução dos problemas típicos de eletrodomésticos.

Não se esqueça de acessar a nossa loja MGParts. Lá, você encontra um catálogo completo de peças para fazer a manutenção de sua geladeira com eficiência e qualidade. Venha conferir!

4.5/5 - (Total de avaliações: 6)
MGParts

Autor: MGParts

Com mais de uma década de experiência, a MGParts é uma marca autorizada que garante grande disponibilidade de peças a pronta entrega, vindo dos maiores fabricantes do mercado nacional de eletrodomésticos. Aqui no blog, descomplicamos sua vida com dicas e esclarecimentos sobre manutenção e reparo. Vamos começar?

Deixe um comentário