O que guardar na geladeira, assim como o que não deve ser guardado, são dúvidas mais comuns do que parecem. Não só em pessoas que começam a sua vida independente e ainda não estão habituadas à vida adulta, mas até mesmo com quem já tem experiência na cozinha e ainda não tem certeza de quais produtos devem ser refrigerados.
Há produtos que, em um primeiro momento, não precisam de geladeira, mas que, após passarem por certos processos ou integrarem uma receita, devem ser refrigerados para não estragar. Essas sutilezas na cozinha podem pegar muitos de surpresa e acabar por estragar alimentos importantes.
Pensando nisso, criamos uma lista com o que guardar na geladeira e fora dela. Confira!
Entenda o que guardar na geladeira
Vamos começar com o que guardar na geladeira, aqueles alimentos que se beneficiam da refrigeração e que precisam dela. A lista é longa, e um dos principais critérios de distinção é o fato desses alimentos serem orgânicos e frescos, com elementos que são facilmente perecíveis.
Há, ainda, uma série de alimentos que podem favorecer o aparecimento de micro-organismos, como mofo e bactérias, quando são colocados fora da geladeira em temperatura ambiente. Por isso, é fundamental conhecer cada um e entender por que seu armazenamento na geladeira é tão importante.
Vegetais e folhas
Por serem considerados frescos, os vegetais e as folhas precisam estar na geladeira. Quando colocados em temperatura ambiente, eles sofrem reações bioquímicas que os degradam, o que não só causa a perda de sua estrutura, como muitas vezes os estraga a ponto de deixá-los impróprios para consumo.
Na lista dos principais, estão:
- Alface;
- Espinafre;
- Escarola;
- Chicória;
- Couve;
- Couve-flor;
- Gengibre;
- Beterraba;
- Abobrinha;
- Aspargo;
- Alho-poró;
- Cenoura.
Por falar em refrigeração, se a sua geladeira gela, mas não congela, é necessário investigar as possíveis causas. Para te ajudar, preparamos um conteúdo sobre o assunto. Confira!
Leite e laticínios
O leite e seus derivados também devem ser mantidos na geladeira. Esses produtos estragam facilmente fora da refrigeração devido à alta suscetibilidade à infestação de micro-organismos. Vale lembrar que o leite longa vida pode ser armazenado fora da geladeira enquanto estiver lacrado, mas deve ser refrigerado após aberto.
- Leites (longa vida, depois de aberto, ou pasteurizado);
- Iogurtes;
- Manteiga;
- Queijos;
- Vitaminas;
- Achocolatados.
Manter esses produtos refrigerados evita a deterioração e possíveis riscos à saúde.
Frios, embutidos e processados
Os frios, embutidos e processados também estão na lista de alimentos para guardar na geladeira. Apesar de alguns conterem conservantes que aumentam sua vida útil, fora da geladeira, eles podem estragar rapidamente. São eles:
- Presuntos;
- Mortadelas;
- Bacons;
- Linguiças;
- Salsichas;
- Nuggets;
- Steaks.
Alguns desses produtos, como salsichas e linguiças, podem ser congelados para aumentar o tempo de conservação.
Leia também: Aprenda como regular a temperatura da geladeira Brastemp frost free
Produtos animais
Carnes de qualquer tipo — vermelha, branca, frutos-do-mar — devem ser armazenadas na geladeira ou congeladas para prolongar sua vida útil. Fora da refrigeração, as carnes podem ser contaminadas por bactérias e se deteriorar rapidamente, tornando-se impróprias para consumo.
Algumas frutas
Nem todas as frutas precisam de refrigeração, mas algumas se beneficiam dela para manter seu sabor e frescor. Entre elas estão:
- Abacaxi;
- Melão;
- Mamão;
- Pêssego;
- Abacate;
- Melancia;
- Uva;
- Amora;
- Laranja;
- Limão.
Essas frutas são sensíveis à temperatura ambiente e, sem refrigeração, podem estragar ou mofar.
Alguns preparos
Molhos, alimentos com alto teor de leite e laticínios (como doces e bolos), devem ser guardados na geladeira para evitar a deterioração.
Caso sua geladeira esteja “suando”, é importante entender o que está acontecendo para resolver o problema. Confira mais detalhes sobre o assunto e assegure a qualidade do seu eletrodoméstico.
O que não guardar na geladeira? Confira a lista!
Assim como há alimentos que devem ser refrigerados, há também aqueles que não devem ser guardados na geladeira, seja porque não precisam ou porque a refrigeração pode até os prejudicar:
- Biscoitos, bolachas e industrializados secos: não necessitam de refrigeração;
- Banana: escurece rapidamente na geladeira;
- Enlatados: foram desenvolvidos para durar fora da geladeira;
- Produtos em pó: como café, leite em pó e farinha, podem absorver umidade na geladeira;
- Grãos e cereais: podem absorver umidade e estragar mais rapidamente;
- Pães: umedecem e estragam com mais facilidade na geladeira.
Dicas para aumentar a vida útil dos alimentos refrigerados
Para maximizar a conservação dos alimentos na geladeira, siga estas dicas:
- Armazene-os sempre em recipientes com tampa, para evitar o contato com outros produtos e reduzir a exposição ao ar frio, o que pode acelerar o processo de deterioração;
- Evite guardar alimentos com umidade, como vegetais e frutas, sem proteção adequada. A umidade favorece o crescimento de fungos e bactérias, acelerando o processo de deterioração;
- Coloque as frutas e os vegetais na gaveta inferior da geladeira, que geralmente é projetada para manter a umidade adequada, preservando a frescura por mais tempo. Além disso, use recipientes de vidro com tampa ou sacos plásticos para armazená-los;
- Tenha atenção com a validade. Para vegetais e frutas frescas, o ideal é consumi-los em até dois dias, enquanto outros produtos refrigerados devem ser consumidos dentro do prazo de validade indicado;
- Separe alimentos crus de alimentos cozidos para evitar contaminação cruzada. Utilize prateleiras diferentes para esses produtos e guarde carnes na parte mais fria da geladeira;
- Coloque os ovos na parte mais alta da geladeira.
Seguindo essas orientações sobre o que guardar e o que não guardar na geladeira, você garantirá que seus alimentos permaneçam frescos, seguros e adequados para consumo. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil. Até o próximo post!