Você sabia que a função dry de um ar-condicionado pode ser um fator decisivo para uma compra? Esse atributo tem como característica umidificar ou desumidificar o ar, permitindo o controle de regulagem da umidade dentro do cômodo.
Principalmente em épocas mais quentes, a umidade do ar aumenta e diversas pessoas podem sofrer problemas respiratórios, sendo necessário a utilização desse equipamento. Pensando nisso, no texto de hoje você vai entender o que é o modo dry, quando usar e muito mais. Confira o texto!
Você também pode se interessar: Como funciona o ar-condicionado? Aprenda com a MGParts!
O que é o modo dry do ar-condicionado?
O modo dry do ar-condicionado é a opção que permite a regulagem da umidade do ar. De forma resumida, os aparelhos com esse serviço controlam e mantêm a umidade equilibrada em índices adequados para o ambiente.
Além dessas atribuições, a função do desumidificador é retirar o excesso de umidade do cômodo onde ele é instalado. Por isso, a instalação deve ser feita corretamente e em um local onde o ar consiga alcançar as 4 paredes.
Para o uso adequado dessa funcionalidade, o ar-condicionado deve estar em ótimas condições de uso. Barulhos ou mau cheiro no ar-condicionado não são bons sinais.
Se necessário, entre em contato com um técnico especializado para fazer uma avaliação no seu equipamento.
Quando usar o dry do ar-condicionado?
Há diversos ambientes onde a ajuda do dry é de bastante importância, principalmente em regiões onde há pouca ou muita umidade. Confira a seguir quando usar a função:
- Em dias de chuva: Em dias com chuvas fortes e intensas é comum que umidade do ar aumente, por isso os espaços ficam mais pegajosos e molhados. Para isso, você pode utilizar o dry do seu ar-condicionado e equilibrar o ambiente, deixando ele mais confortável;
- Para evitar mofo: Com a retenção da umidade, as paredes podem começar a apresentar manchas causadas por mofo. Essa utilidade do ar-condicionado evita que esses mofos apareçam na parede;
- Em dias muito quentes: Em um dia muito quente é comum que a umidade caia, deixando o ar seco. O serviço dry atua equilibrando os níveis adequados, melhorando a qualidade e bem-estar do usuário.
Como é feita a desumidificação do ar-condicionado?
Os aparelhos de ar-condicionado que contam com a função dry conseguem identificar o nível de umidade presente no ar e, assim, retirar todos os excessos sem deixar o ar seco.
O aparelho irá captar o vapor de água que está no ambiente e irá condensá-lo em uma recipiente dentro do ar. Já em estado líquido, a água será eliminada pelo próprio ar por meio de um equipamento chamado dreno.
Assim que os sensores do dispositivo analisarem que a umidade presente no ar é de 40% a 60%, o dispositivo entende que esse é o nível ideal e desliga automaticamente. Voltando a funcionar somente quando o índice voltar a subir novamente.
Principalmente em um país tropical como o nosso, o uso da função acaba sendo muito frequente. O único problema está relacionado à conta de luz, que pode aumentar. Pensando nisso, temos um conteúdo perfeito para você, confira: Como Economizar Energia Com Ar-Condicionado?
Como ativar a função dry do ar-condicionado
Ativar a função dry no ar-condicionado é uma tarefa bem simples. Deve ser feito diretamente no controle do ar e em algumas opções você pode ativá-lo utilizando o botão “mode”. Em seguida, basta apenas escolher o modo que você preferir:
- refrigerador de ar;
- modo automático;
- desumidificar;
- ventilar;
- entre outros.
Porque adquirir um ar-condicionado com dry?
O ar-condicionado com a função dry é indicado às pessoas com problemas respiratórios, como asma, rinite, sinusite, entre outros. Por se tratar de doenças que podem ter seus sintomas agravados devido à presença de umidade no ar, é importante ter um ar-condicionado que consiga deixar o ambiente regulado.
Além disso, as pessoas que contam com um aparelho com essa funcionalidade podem auxiliar na conservação de documentos, quadros, roupas e outros objetos. Isso ocorre devido à umidade controlada, diminuindo a incidência de mofo no ambiente e aumentando a vida útil dos objetos.
Quanto tempo deixar o desumidificador do ar-condicionado ligado?
O tempo ideal para que o desumidificador fique ligado e cumpra sua função é de 24 horas aproximadamente. Porém, manter o aparelho ligado esse tempo todo pode aumentar consideravelmente a conta de luz. Por isso, é aconselhável deixá-lo funcionando entre 10 e 12 horas por dia.
É indicado que você divida o tempo de funcionamento. Você pode deixar o aparelho ligado 6 horas durante o dia e 6 horas durante a noite. Com esse intervalo de tempo, vai estar garantido que a umidade do ambiente esteja regulada em níveis mais adequados sem forçar o aparelho.
Agora que você já conhece como funciona o dry de um ar-condicionado, você também pode se interessar por esse conteúdo: 3 tipos de ar condicionado para conhecer: qual o melhor para sua casa?