Como trocar a borracha da geladeira? Aprenda os passos!

como trocar a borracha da geladeira

A manutenção da geladeira é super importante para quem pretende preservar a vida útil do eletrodoméstico.

A quantidade de vezes que abrimos o eletro vai desgastando a borracha com o tempo.

Muitas lojas especializadas indicam a troca da geladeira quando a vedação começa a falhar. Mas não é bem assim. Um aparelho novo é um investimento alto e esse problema tem conserto.

Acompanhe o post para saber como trocar a borracha da sua geladeira!

Afinal, como efetuar a troca da borracha da sua geladeira?

Existem alguns passos quando se trata da troca da borracha.

O primeiro, é encontrar a opção correta para fazer a substituição. Para isso, basta saber  qual é a marca e o modelo do seu aparelho. 

Mas como saber se é a hora certa de efetuar a troca?

hora certa pra trocar a borracha da geladeira

Quando a peça começa a ressecar e rachar em alguns pontos, e a porta do eletrodoméstico fica folgada e entreaberta, essa é a hora de trocar.

Vale ressaltar também que as borrachas têm uma espécie de imã que faz que com a porta se mantenha fechada. Com o tempo, é normal que ele vá perdendo pressão.

Então, depois de verificar que será necessário substituir, você deve adquirir a borracha correta para a sua geladeira.

Veja como proceder!

Em alguns raros casos, você vai precisar apenas de uma chave Philips ou uma parafusadeira para realizar a troca, pois a grande maioria dos refrigeradores fabricados nos últimos 15 anos, utiliza a borracha apenas encaixada, não sendo necessário nenhum tipo de ferramenta para substituir.

Antes de começar a remoção das borrachas, lembre-se de tirar o eletrodoméstico da tomada para não correr o risco de levar um choque.

Depois, com a chave, vá desparafusando cada um dos parafusos que fixam a borracha até que ela comece a soltar aos poucos.

É importante dizer que há geladeiras que não possuem os parafusos na borracha. Em algumas, os parafusos que seguram as borrachas também seguram as portas, por isso, tome cuidado. Se for o seu caso, certifique-se que a porta não cairá no chão.

Antes de colocar a nova borracha, faça uma limpeza geral na sua geladeira

limpeza-antes-de-instalar-a-borracha

É essencial fazer uma boa limpeza na porta antes de instalar a nova borracha. É normal que ela esteja suja de resíduos de alimentos e bebidas que foram armazenadas.

Com um pano com álcool ou outro produto de limpeza similar, higienize toda a extensão para não correr o risco de restar sujeira que dificulte a fixação da peça.

Antes de instalar, é recomendado deixar a borracha fora da embalagem por pelo menos um dia, porque ela vem dobrada. É necessário que ela retorne ao estado original, sem marcas de dobras.

Algumas pessoas preferem deixá-la exposta ao sol durante um período para que amoleça e facilite o trabalho de colocá-la nas canaletas (vãos) corretamente. Para dar certo, é preciso que essas canaletas também estejam muito bem limpas.

Existem alguns macetes para os modelos de geladeiras que não tem as borrachas fixadas por parafusos que podem contribuir com a instalação. Uma opção é colocar um pouco de detergente para melhorar a inserção das novas borrachas.

Ao realizar a instalação da borracha, primeiramente, encaixe os cantos e depois o restante para um melhor ajuste, evitando assim a possibilidade de esticá-la na hora da instalação.

É possível usar um secador de cabelo para fazer um ajuste fino, visto que, após a troca, aparentemente a borracha nova não tem nenhuma pressão, passando falsa sensação de defeito – porém, isso não é defeito, pois a borracha vai se assentando e a pressão voltando com o passar dos dias.

Após o encaixe completo é de suma importância realizar a regulagem e nivelamento da porta, observe se as dobradiças estão gastas ou tortas e verifique se as buchas plásticas, que estão entre a porta e a dobradiça, estão desgastadas ou com folga, o que é bastante comum em geladeiras antigas.

Após o encaixe completo é de suma importância realizar a regulagem e nivelamento da porta, observe se as dobradiças estão gastas ou tortas e  verifique se as buchas plásticas, que estão entre a porta e a dobradiça, estão desgastadas ou com folga, o que é bastante comum em geladeiras antigas.

Ainda está com dúvida sobre a aplicação da borracha? Temos um vídeo que pode te auxiliar:

E aí, nosso post foi útil para te ajudar a efetuar a troca das borrachas da sua geladeira? Se quiser economizar e fazer o serviço sozinho, saiba que aqui na loja da MG Parts temos borrachas novas para diversos modelos de geladeiras com excelentes preços. Trabalhamos somente com as melhores marcas, com certeza, a borracha do seu eletro está aqui em nossa loja online. Confira agora!