Como funciona o ar-condicionado? Aprenda com a MGParts!

O aparelho ar-condicionado já é um item essencial nos lares e empresas, isso porque ele possui diversas funções interessantes, que vão muito além de só gelar o ambiente. Mas você sabe como ele consegue realizar essa façanha?

Se a resposta foi não, pode ficar tranquilo. A MGParts preparou um guia completo com tudo que você precisa saber em relação ao funcionamento do seu ar-condicionado. Continue a leitura e descubra todo o potencial do seu aparelho!

Afinal, como o ar-condicionado resfria o ambiente?

O funcionamento do ar-condicionado lembra o processo que a geladeira faz para manter nossos alimentos conservados. Mas algumas modificações permitem que o aparelho resfrie uma área muito maior. Existem 4 componentes básicos em um ar-condicionado:

  • Evaporador;
  • Condensador;
  • Compressor;
  • Motor ventilador.

O processo de resfriamento inicia quando o aparelho suga o ar do ambiente e o faz passar por um grupo de serpentinas, por onde circula o gás refrigerante, que quando pressurizado dentro da evaporadora, muda do estado líquido para o gasoso, fazendo com que a temperatura caia drasticamente. Desta forma, quando o ar quente passa pela serpentina, ocorre a troca de temperatura, fazendo com que o gás esquente e volte ao estado liquido.

Nessa parte do processo a substância precisa ir para a parte externa do ar-condicionado: o condensador. Lá ela conseguirá trocar calor com o ambiente e retornar ao estado líquido, uma válvula também ajuda na perda de pressão. Agora, a substância está pronta para reiniciar todo processo.

Close em ar-condicionado e filtro para ar-condicionado

E como ele esquenta o ar?

No processo de aquecimento o caminho do gás ocorre de maneira inversa, mas seguindo a mesma ideia. O gás vai primeiro para o evaporador, assim o evaporador esquenta o ambiente e o condensador, do lado de fora, fica resfriado.

Isso faz com que o ar-condicionado possa ser usado também no inverno, ajudando a combater temperaturas baixas que são muito comuns em diversas regiões do país. Além disso ele também consegue melhorar a qualidade do ar, através dos filtros, e também pode ser usado como ventilador.

Lembre-se de ficar atento às formas de economizar energia no inverno, é muito comum ficarmos de olho na conta de luz apenas durante o verão. Mas a época de frio também pode gerar um susto no talão.

Close em ar-condicionado split

Como descobrir a capacidade ideal do ar-condicionado?

Se o seu ar-condicionado não está dando conta de resfriar todo o ambiente, talvez seja porque a capacidade dele não é suficiente para toda a área em que o mesmo está instalado. Para resolver esse problema precisamos verificar o BTU do aparelho.

O termo vem do inglês e significa British Thermal Unit, que pode ser traduzido como unidade térmica britânica. Essa medida é usada para referenciar a capacidade do ar-condicionado. Se o seu aparelho não tiver a quantidade adequada, ele terá dificuldades para realizar qualquer função no ambiente.

Para descobrir a quantidade ideal multiplique 600 BTUs para cada metro quadrado e adicione + 600 para cada aparelho eletrônico no local e também para cada morador. A quantidade de BTUs do seu aparelho deve ser superior à esse resultado.

No caso de incidência de luz no espaço a capacidade também deve ser avaliada, o mesmo ocorre em lugares em que há entrada e saída constante de pessoas. Outros problemas técnicos podem causar situação incomodas como ruído e mau cheiro, acesse nosso post sobre o assunto e entenda melhor!

Ar-condicionado split instalado e mulher pensativa

O funcionamento do ar-condicionado resseca o ar?

Essa é uma dúvida muito comum e tem base para existir, já que durante o processo de resfriarão o aparelho retira a umidade do ambiente. Por isso o ar-condicionado acaba “gerando” água, que na verdade, é a umidade do ar condensada.

Isso ocorre principalmente no verão, quando passamos muito tempo em um ambiente fechado e resfriado. A dica então é o uso de umidificadores, fazendo com que a sensação do ambiente seja ideal. Lembre-se também de beber bastante água e evitar ficar perto da saída de ar frio.

Diversos modelos de ares-condicionados

Tipos de ar-condicionado

A invenção de Willis Carrier, que ocorreu em 1902, já ganhou diversas modificações que deixaram o ar-condicionado com a cara que está hoje. O engenheiro formado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, com certeza não sabia de toda a projeção que seu equipamento iria ganhar.

Atualmente existem diversos modelos de ar-condicionado que oferecem funções distintas e apresentam características bem específicas. Confira abaixo os principais modelos e descubra qual o melhor para você!

Ar-condicionado portátil

A principal característica desse modelo é a facilidade de movimentação. O ar-condicionado portátil não precisa de uma instalação minuciosa, ele pode ser usado em diferentes cômodos, fazendo sua portabilidade seja o seu grande diferencial.

Por outro lado o ar-condicionado portátil tem uma capacidade bem reduzida e precisa ser posicionado de forma estratégica, já que a troca de calor na parte traseira pode comprometer a eficiência do aparelho. Por isso, deixe-o mais próximo de uma porta ou janela.

Ar-condicionado Split

O funcionamento desse modelo de ar-condicionado é muito interessante para quem busca eficiência e o mínimo de ruído, ele pode ser usado tanto em casa como em ambientes comerciais, sendo necessário uma uma instalação especial nesse modelo.

Isso se deve ao fato do modelo Split possuir duas partes essenciais em seu funcionamento: a evaporadora e o condensador. A primeira vai na parte que será resfriada, já a segunda é instalada fora do ambiente, o que melhora a eficiência e deixa a operação mais silenciosa.

Ar-condicionado Split Cassete

Esse modelo de ar-condicionado funciona de forma muito similar ao modelo apresentado anteriormente, a grande diferença vem na instalação da parte interna no centro da sala e não no meio. Isso proporciona algumas vantagens interessantes, confira:

  • Modelo mais discreto e elegante;
  • Melhor desempenho;
  • Ideal para escritórios sem divisão de paredes;
  • Abre espaço para decorações na parede.

Ar-condicionado Split Inverter

O Ar-condicionado Split Inverter também funciona da mesma forma que o Split tradicional, a diferença está em uma peça no motor chamada inversor, que melhora consideravelmente o consumo de energia ao controlar o compressor para que o mesmo funcione com mais eficiência.

Esse modelo é indicado tanto para quem busca economia no uso do ar-condicionado, quanto por quem quer busca um aparelho mais ecológico, já que o gás R-410ª utilizado nesse modelo não agride a camada de ozônio. Uma opção muito interessante que deve estar na sua lista!

Entender o funcionamento de cada modelo de ar-condicionado é o primeiro passo rumo a escolha certa do aparelho, que irá proporcionar o máximo de conforto no ambiente sem estourar o orçamento.

Confira o post com dicas para economizar ainda mais com o ar-condicionado aqui mesmo no blog da Ibyte. Queremos te ajudar a usar seu aparelho com a máxima eficiência, seja no frio ou no calor, e sem levar um susto no final do mês.

Estamos sempre trazendo conteúdos relevantes sobre o uso de eletrodomésticos. Continue acompanhando o blog para ficar por dentro das melhores dicas e informações sobre o tema. Obrigado e até o próximo post!

Avalie post

Deixe um comentário