Conforto e economia: como gastar menos com ar condicionado

Caso você viva em uma cidade com clima quente ou oscilações constantes na temperatura, possivelmente já se perguntou sobre como economizar energia com ar condicionado, afinal, quando não garantidos equipamentos confiáveis ou até mesmo aqueles que não se adequem ao espaço a ser arejado, o consumo pode sim crescer exponencialmente.

Com essa realidade em mente, nós da MGParts preparamos este blog post completo para auxiliar você, consumidor de aparelhos responsáveis por tornar os dias mais agradáveis e livres de desconfortos relacionados ao clima – e agora com padrões de consumo e investimentos muito mais baixos.

Quer conhecer mais sobre estas 5 dicas? Siga aqui com a gente!

1. Mantenha o aparelho em temperatura adequada

mão apontando controle de ar condicionado para aparelho na parede

A primeira dica em nossa lista acerta no coração da questão: a resposta de como economizar energia com ar condicionado está intimamente ligada com a temperatura adequada para se manter os aparelhos de climatização.

Além de contribuir para a saúde física dos usuários – que não estarão expostos a grandes flutuações de temperatura, manter o aparelho ar-condicionado em 23ºC consiste em uma iniciativa que fará bem para o orçamento envolvido, diminuindo em até 50% do valor e consumo na conta do mês.

Vale também lembrar que esta temperatura média não significa que o seu aparelho irá liberar o ar a 23ºC, mas irá manter o espaço devidamente climatizado a este número. Interessante, não é mesmo?

Caso você ainda não garantiu o seu equipamento, nós da MGParts preparamos um post especial te explicando como instalar um ar-condicionado em casa: confira!

2. Atenção ao ambiente

imagem de uma sala grande com ar condicionado

A próxima dica nos pede um olhar atento sobre as dimensões do espaço a ser climatizado, isto porque os equipamentos de ar condicionado possuem uma capacidade de funcionamento bem estabelecida.

Portanto, é necessário antes mesmo da instalação, conferir o cálculo base de BTU/h do ambiente – unidade de medida correspondente à energia necessária para elevar a temperatura de uma libra de água de um grau Fahrenheit, – e variações como circulação de pessoas ou passagem de ar.

Adequar estes números à capacidade do equipamento garantirá não apenas aumento em vida útil do ar-condicionado em si, que irá desprender a energia necessária para funcionamento, mas também diminuirá os valores em conta de luz: fique de olho nesta informação e nos conte como funcionou para o seu ambiente.

3. Opte pela função sleep antes de dormir

imagem de quarto de casal com cama e ar condicionado em destaque

Consumidores costumam utilizar a função timer durante as horas de sono – que sim, pode ser necessária para desligar automaticamente o aparelho em contextos específicos, mas a próxima dica vem nos dizer sobre a importância de acionar a opção sleep – como o próprio nome diz, antes de dormir.

Através desta opção, a temperatura irá aumentar 1ºC na primeira hora, e sequencialmente na segunda hora de funcionamento, fazendo com que o desprendimento energético diminua, diminuindo também os esforços para manter o ambiente climatizado.

Confira hoje mesmo esta dica e nos relate como funcionou!

4. Realize a correta limpeza do seu ar-condicionado

imagem de técnico realizando manutenção de ar condicionado

Se você possui dúvidas sobre como limpar o filtro do ar-condicionado, nós da MGParts preparamos um blog post especial com informações necessárias para tornar este momento mais assertivo.

Manter a limpeza do filtro em dia precisa fazer parte de uma rotina dos consumidores do ramo, afinal, toda partícula acumulada é um risco em potencial para a vida útil dos equipamentos, além de contribuir em aumento energético.

Outro fator a se levar em consideração é o risco sanitário em casos de filtros que tardam a ser higienizados, pois aumentam a incidência de fungos, e consequentemente, reações alérgicas e complicações respiratórias graves.

E no caso de trocas necessárias em peças para ar-condicionado, não hesite em efetuá-las a tempo.

5. Tecnologia poupa gastos, invista em economia!

imagem de ar condicionado na parede em destaque

Esta última dica poderia estar no topo de ranking para todas respostas da pergunta de como economizar energia com ar condicionado, afinal apostar em tecnologia reduz – e muito, consumos energéticos.

Investir na compra de equipamentos inverter, por exemplo, é comprovado por especialistas na área que reduz em até 70% os níveis de desprendimento em energia para manter um mesmo ambiente climatizado. O grande responsável por isso são os motores pensados para novos padrões de consumo otimizado.

Portanto, garantir produtos que levem em conta baixa demanda de energia, ao reduzir e elevar as velocidades de rotação de maneira ajustável aos espaços, não apenas reduz consideravelmente o valor das contas de energia, mas contribuem também com conforto por não emitirem muitos ruídos durante o funcionamento.

Pronto para colocar as dicas em prática? Agora que você já sabe tudo sobre como economizar energia com seu aparelho ar-condicionado, atente-se também aos sinais de que o equipamento está com problemas.

Aproveite para acompanhar nossas atualizações aqui no blog: nós da MGParts separamos sempre o melhor conteúdo para te manter informado sobre todas as dicas e novidades do mundo dos eletrodomésticos.

Até o próximo post!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x