Saiba como limpar o filtro do ar-condicionado!

Em um país tropical como o nosso,  temperaturas exorbitantes são totalmente naturais, não é mesmo? E dependendo da cidade, um ar-condicionado não é apenas um item de luxo e sim um item de necessidade.

O ar-condicionado é um dos aparelhos mais requisitados para nos trazer conforto e, em algumas regiões do país, pode-se dizer que são até mesmo fundamentais para se conseguir trabalhar, estudar e até dormir.

Contudo, é muito comum que nestas cidades os aparelhos de ar-condicionado congelem, pois costumam ficar ligados por várias horas seguidas. Mas, você sabe, realmente,  porque seu ar-condicionado congela? Se ainda não, acompanhe o post e entenda porque limpar o filtro do ar-condicionado pode ajudar neste calor.

Afinal, porque o ar-condicionado congela?

porque congela

Quando essa situação acontece, sem dúvidas, você tem um problema para resolver. O primeiro passo é sempre se atentar ao motivo que levou o aparelho congelar.

A primeira desconfiança quase sempre é com relação ao gás do aparelho, ou melhor, a falta dele no interior do refrigerador, até mesmo por que é um elemento fundamental para o funcionamento de um ar-condicionado.

Contudo, existem outros fatores que podem levar ao congelamento do equipamento. Entenda com a gente!

O principal motivo do aparelho de ar-condicionado congelar é quando a sua circulação de ar começa a ficar a comprometida e há pouca circulação na saída do ar.

A verdade é que para que seu ar-condicionado funcione corretamente, é necessário que a circulação de ar esteja sempre correndo bem, sem problemas. Quando isso não está acontecendo com eficiência, o sistema de arrefecimento é afetado e isso implica no início do congelamento do ar.

E quando o equipamento é levado ao extremo, isso acontece ainda mais rapidamente, pois o equilíbrio pressão-temperatura é desordenado e, então, as bobinas de arrefecimento começam a congelarem de fato. Quando isso ocorre, as bobinas começam a funcionar como se fosse um sistema de frigorífico até que congelam por completo, nesse ponto, elas fazem com que o ar-condicionado entre em colapso e pare de funcionar.

O que impede a circulação do ar-condicionado é justamente a utilização de filtros de ar-condicionado sujos. Isto é, a sujeira atrapalha a circulação do ar e este problema é iniciado. Olhando desse ponto de vista, entendemos que essa é uma situação de simples resolução, não é mesmo?

Basta limpar os filtros do ar-condicionado ou trocá-los quando estes estiverem desgastados. O grande problema aqui, é realizar essa manutenção de forma assertiva, evitando erros que comprometam ainda mais o funcionamento do seu aparelho. 

Afinal, como fazer a limpeza de um ar-condicionado?

afinal como fazer a limpeza do filtro do ar-condicionado

Para fazer a limpeza do eletrônico diretamente, o processo é bastante simples, basta que você saiba como retirar esses filtros da forma correta para não danificar o equipamento.

Então, você precisará entender como abrir a parte frontal do seu ar-condicionado para retirar os filtros. Geralmente, estamos considerando peças que se desencaixam facilmente, portanto, não deve ser difícil retirar os filtros. Então, com água e detergente, você irá, literalmente, lavar os filtros. Após isso, você deve secá-los para voltar a encaixar no aparelho novamente.

Caso você faça esse procedimento regularmente, sobretudo, no verão, quando costumamos ligar o aparelho, praticamente, o dia todo. O recomendado é que se realize esta limpeza pelo menos uma vez a cada duas semanas.

Além de ser fundamental para que o aparelho não congele, a limpeza também evita outros problemas que um filtro de ar sujo pode trazer para você. Quando os filtros de ar estão sujos, você pode tanto ter problemas para a sua saúde, quanto para o seu bolso.

Filtros limpos melhoram a qualidade do ar que está circulando no ambiente, já que não terá poeira e ácaros que, normalmente, são mandados diretamente para seus pulmões. Para quem tem problemas de rinite ou sinusite alérgica, isso pode ser prejudicial e agravar as crises.

Já com relação ao seu bolso, o fato é quanto mais sujo estiverem os filtros, mais o ar-condicionado irá trabalhar, ou seja, o equipamento começa a forçar o seu sistema e, consequentemente, a puxar mais energia e a gastar mais. Com certeza, você irá sentir a diferença ao final do mês.

Claro, que além desses importantes fatores, o principal também é que efetuando a manutenção preventiva do seu aparelho, você não irá comprometer o funcionamento do seu ar-condicionado.

Peças para o seu ar-condicionado é com a MG Parts!

a onde comprar

Contudo, se você não fez esta manutenção preventiva do seu ar-condicionado e chegou a um ponto de estar com alguma de suas peças danificadas, não pense que você precisa descartar o seu equipamento, já que é possível efetuar a manutenção corretiva também.

Caso você tenha qualquer problema com relação às peças do seu ar-condicionado, confira as opções de peças que estão disponíveis na loja online da MG Parts e encontre exatamente aquela que você está precisando.

Inclusive, temos também filtros de ar, caso o seu já esteja desgastado. Lembre-se também que um filtro de ar novo significa mais qualidade no ar que está respirando, além de representar economia para o seu bolso no final do mês. Confira a nossa categoria de peças para ar-condicionado!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.