3 tipos de ar condicionado para conhecer: qual o melhor para sua casa?

Você sabia que existem vários tipos de ar condicionado? Também, basta as temperaturas aumentarem que eles se tornam o principal eletrodoméstico da casa, proporcionando momentos de conforto e comodidade para os que o possuem.

No entanto, não é somente no ambiente doméstico que os aparelhos de ar condicionado estão presentes: comércios, restaurantes, edifícios e até mesmo condomínios se utilizam dos benefícios desses equipamentos – e com razão.

Graças à imensa área de aplicação, hoje já existem muitos modelos: com diferentes funções, aplicações e tipos de uso, sendo cada um deles adaptado para o uso nesses vários tipos de ambientes, tais como:

  1. Janela;
  2. Split;
  3. Portátil;

Quer conhecer mais sobre as características específicas de cada modelo e qual o ideal para sua casa? Então acompanhe a leitura e saiba todas as informações que o blog MGParts separou especialmente para este conteúdo, olha só:

Ar condicionado: 3 tipos para conhecer

Caso você possua um aparelho em casa ou está pensando em adquirir um, com certeza já se deparou com a imensa quantidade de opções disponíveis no mercado. Tudo isso, claro, pode gerar muitas dúvidas, especialmente entre os que não entendem do assunto.

Porém, não se preocupe: preparamos uma lista com os principais modelos, suas características e para quais ambientes eles são mais adequados, confira:

1. Modelo Janela

O AC (ar condicionado) do tipo janela é o mais antigo, mas provavelmente o que tem sido utilizado por mais tempo em ambientes comerciais e residenciais. Trata-se de uma peça única, em formato de caixa que, como o nome sugere, é instalado em um tipo específico de janela ou em um buraco na parede.

Nesse sistema, o ar quente é direcionado para fora, e o frio, para dentro, climatizando o ambiente. São opções compactas e, por esse motivo, são mais indicados para espaços menores, como quartos ou salas comerciais.

Outra característica que faz que esse modelo ainda seja utilizado, é quando em prédios ou estabelecimentos onde não se pode alterar à estética das fachadas, geralmente isso ocorre em construções um pouco mais antiga.

A sua instalação é bem mais simples, pois basta encaixar e ligar o aparelho na tomada, não sendo necessário instalação de tubulações extras. Porém, a cada dia que passa, mesmo com modelo mais eficientes sendo lançados pelos fabricantes, eles sido substituídos cada vez mais pelos modelos split, mais modernos e silenciosos.

Aliás, temos um post exclusivo com dicas de instalação para seu ar condicionado – não deixe de conferi-lo!

2. Modelos Split

Como você já sabe, os modelos split são considerados a evolução do tipo anterior, o janela. Isso porque os AC’s desse tipo são eficientes, relativamente silenciosos e muito adequados para ambientes de todos os tipos.

Diferentemente do anterior, os splits são formados por duas partes: uma externa, chamada de condensadora, e uma interna, a evaporadora. Por esse motivo, sua instalação pode ser dificultada, e exige a contratação de um profissional especialista no assunto.

As principais vantagens do ar condicionado split é a sua eficiência, silêncio e estética, sendo que alguns modelos podem simplesmente ser usados como objeto de decoração além da facilidade de manutenção.

Aliás, você sabia que existem diversos modelos de AC split? Confira os principais deles na lista que a MGParts preparou, olha só:

  • Split Cassete: Instalado no teto, a opção cassete é discreta e ideal para locais e amplos e salões comerciais;
  • Split Inverter: Mais do que um tipo de aparelho split, o inverter é uma tecnologia, que pode ser empregada em diversos modelos. Com ela, o compressor mantém-se ligado, autorregulando a necessidade de maior ou menor fluxo, conforme a temperatura do ambiente;
  • Split Piso-Teto: Esses aparelhos possuem a vantagem de poderem ser instalados tanto no piso quanto no teto. A desvantagem é que não são tão discretos quanto os cassetes, mas possuem maior custo-benefício, sendo ideais para ambientes grandes;
  • Multisplit: Semelhante ao inverter, como o nome indica, o modelo multisplit permite até 8 evaporadoras para uma mesma condensadora. Ou seja, tem-se uma vantagem econômica e principalmente no espaço.

 

3. Ar condicionado portátil

Já imaginou ter a possibilidade de carregar o seu ar condicionado contigo onde for? Com os ACs portáteis é possível! E essa é a grande vantagem desse modelo – a mobilidade e a praticidade, pois dispensam instalação.

Eles são, basicamente, uma peça única, móvel, que funcionam semelhantemente ao modelo janela, por meio da expulsão do ar quente e o retorno do ar refrigerado, climatizando o ambiente.

Não existe restrições de local para ter-se um ar portátil, mas é preciso que você se atente à necessidade de ter uma janela por perto, uma vez que o ar quente precisa ir para algum lugar e recomendamos a parte exterior do imóvel.

As desvantagens desse tipo de aparelho incluem a emissão de ruídos que podem ser considerados incômodos e a eficiência, que é menor que os modelos mais utilizados, como o split, por exemplo. Mas, se você procura a comodidade de um aparelho portátil e acionado por controle remoto, essa é uma boa opção!

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tipos de ar condicionado disponíveis no mercado, saiba quando atentar-se aos sinais de quando o ar condicionado está com problemas, para manter-se sempre prevenido(a). Aproveite também, para acompanhar nossas atualizações de conteúdo aqui no blog. Até a próxima postagem!

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.