Ar-condicionado no inverno: 4 dicas para baixas temperaturas

Que o ar-condicionado é um grande aliado para lidar com as temperaturas mais elevadas no verão, especialmente em regiões mais quentes do país, acho que todo mundo concorda, não é mesmo?

Mas como utilizar esse grande companheiro do dia a dia para climatizar os ambientes da melhor forma no inverno? É possível utilizar o aparelho para amenizar o frio que sentimos com a chegada das baixas temperaturas? Vem com a gente e confira dicas valiosas para você aproveitar o seu ar-condicionado no inverno.

É possível utilizar o ar-condicionado no inverno sem prejuízo?

Para responder a essa pergunta é necessário antes entender qual é o modelo do seu aparelho, isto é, se você possui um ar-condicionado Reverso ou um Inverter. O primeiro é o mais indicado para ser utilizado no inverno, já que possui as funções de aquecer e resfriar os ambientes de forma eficaz.

Já o segundo modelo, o Inverter, tem como característica principal manter a temperatura do ambiente estável sem que você precise ligar ou desligar o aparelho, resultando em uma economia na sua conta de energia no fim do mês.

Vale a pena ressaltar que existem modelos Inverter que são também Reversos, ou seja, têm tanto a funcionalidade de resfriar quanto de aquecer os ambientes.

Agora, vamos às nossas dicas para otimizar o uso do seu ar-condicionado no inverno.

Como aproveitar o ar-condicionado em dias frios

No inverno mais recente, o Brasil passou por uma onda de frio extremo e, segundo especialistas, a previsão é que esse se torne um padrão comum nos próximos anos. Veja como amenizar a sensação térmica usando seu equipamento:

Dica 1: Evite as temperaturas muito altas

Selecionar as temperaturas muito altas é o principal fator para que o uso do ar-condicionado impacte de forma significativa na sua conta de energia, já que o aparelho vai precisar trabalhar de modo intenso para regular a temperatura do ambiente para a que você selecionou.

Isto significa que você precisa escolher um número intermediário quando for climatizar o seu espaço, para que seu ar-condicionado esteja trabalhando de forma otimizada e econômica.

Para se ter uma ideia, a temperatura média sugerida pela Anvisa e pela NR 17 (Norma Regulamentadora – Guia Trabalhista) é 23º graus para o bem-estar coletivo nas empresas. E é exatamente sobre isso a nossa próxima dica!

Dica 2: Climatizar o ambiente entre 23º e 26º graus é o ideal

Apesar do conforto térmico ser algo muito pessoal, essa média de temperatura é a mais indicada para o bem-estar da maioria das pessoas, já que não são temperaturas muito quentes ou frias.

Para exemplificar melhor essa dica, pense que se os termômetros estão marcando 32ª na sua cidade e você quer climatizar o seu ambiente em 17º; nesse caso o seu aparelho precisará reduzir 15º da temperatura, o que forçará o seu aparelho a trabalhar mais e, consequentemente, ocasionará em um gasto maior de energia.

O mesmo é válido para o inverno: se o clima fora do ambiente estiver em 10º e você quer climatizar o seu espaço em 28º, esteja ciente que o equipamento irá consumir mais energia.

A princípio, quando está muito frio, colocar o ar-condicionado para funcionar nessa faixa pode parecer que não vai resolver o problema do desconforto térmico que o inverno causa, porém se você esperar um pouco mais, o clima dentro do espaço vai se estabilizar aos poucos e você sentirá a diferença.

Pensando nisso, você deve seguir também a nossa próxima dica para otimizar o uso do seu aparelho.

Dica 3: Mantenha o ambiente fechado para atingir o clima ideal

Essa dica também é fundamental para economizar com o uso do ar-condicionado no inverno (assim como no verão).

Quem faz uso do aparelho há mais tempo com certeza já faz uso desta dica, já que manter portas e janelas fechadas na maior parte do tempo quando o ar-condicionado está trabalhando é sempre o mais indicado.

Isso faz com que o aparelho opere de forma constante, não precisando utilizar mais energia para readequar o clima do ambiente, ocasionando uma economia no seu orçamento mensal com eletricidade.

Claro que essa dica é muito mais fácil de ser colocada em prática quando estamos falando no uso doméstico do aparelho. Em ambientes comerciais com grande circulação de pessoas é mais difícil manter o ambiente fechado do que em ambientes residenciais.

A dica aqui é: sempre tente fazer o que for possível, para economizar ao final do mês na conta de luz, mantenha o ambiente bem acondicionado em relação à portas e janelas.

Dica 4: Não se esqueça de fazer a manutenção no seu ar-condicionado

Apesar de parecer óbvia, essa dica não pode ficar de fora.

No verão, é bastante comum que as pessoas que utilizem ares-condicionados lembrem de realizar as manutenções, já que o uso é quase que diário nessa época do ano. Contudo, também devemos dar atenção para os aparelhos no inverno, sobretudo com relação a limpeza dos filtros dos equipamentos.

Filtros sujos impedem a circulação do ar de forma livre e forçam o equipamento a trabalhar mais. Além disso, não realizar limpezas periódicas pode ser prejudicial à saúde de seus usuários.

Normalmente, a poeira do dia a dia já facilita a proliferação de ácaros, fungos e bactérias nos filtros dos ares-condicionados. E no inverno, devemos considerar também que a umidade do ar é relativamente maior na maioria das cidades do Brasil, fazendo com essas impurezas estejam ainda mais presentes no equipamento.

Portanto, realizar a limpeza dos filtros também no inverno é de grande importância, tanto para o bem-estar dos usuários quanto para a economia de energia no uso do aparelho.

Além disso, é preciso estar atento a qualquer alteração no funcionamento do seu equipamento, pois utilizar o ar-condicionado com possíveis defeitos, além de gerar mais gastos, pode comprometer sua vida útil.

Gostou do post? Leia também o nosso post sobre 5 formas de economizar energia no inverno para enxugar ainda mais os seus gastos nessa época do ano.

Fique sempre atento nas atualizações do blog da MGParts. Nós trazemos informações relevantes para o cuidado com os seus aparelhos domésticos toda semana!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x