Limpeza geral no fogão: passo a passo simplificado

Quem cozinha sabe: o fogão quase que diariamente se enche de gordura, sujeira e alimentos que deixam a cozinha com um aspecto sujo e mal cuidado. Fazemos ali o preparo de alimentos e, por isso, é essencial deixá-lo limpo e higienizado.

Você sabe como limpar o fogão? Ele é o coração da cozinha e é nele que quase todos os alimentos são preparados, aquecidos ou finalizados. Dessa forma, é preciso ter o cuidado para manter esse eletrodoméstico tão importante bem limpo e conservado.

Você não precisa esperar chegar em um estado alarmante, com muita sujeira e gordura acumulada para se preocupar em fazer uma limpeza profunda. O ideal é ter hábitos diários preventivos que vão deixar o fogão limpo todos os dias, aumentando sua durabilidade e usabilidade.

A MGParts separou, neste post, dicas essenciais para fazer a limpeza correta e efetiva do seu fogão. Continue a leitura e descubra o que falta para deixar o seu fogão brilhando:

Passo a passo de como limpar as partes do fogão

Primeiro, precisamos entender que o fogão é formado por diferentes partes: grades, bocas, mesa, forno e sua parte exterior. Essas peças não são iguais em composição e cuidados, ou seja, precisam ser limpas de maneiras distintas. Por isso, preparamos um passo a passo para te ajudar, veja:

1. Retire e limpe as trempes do fogão

As trempes do fogão são feitas em um material específico que não deve ser limpo com palhas de aço ou esponjas mais ásperas. Esses materiais podem remover a camada protetora das grades, fazendo com que percam sua funcionalidade, além de deixá-las feias e gastas.

Para lavá-las, espere que fiquem em temperatura ambiente para poder tirá-las do fogão sem o risco de se queimar e evitando acidentes na cozinhaLave as trempes na pia: uma esponja simples, água e detergente neutro já bastam.

Caso tenha dificuldades na remoção de algumas sujeiras, você pode deixar as grades de molho em água e sabão antes de limpá-las ou, ainda, utilizar um pouco de vinagre na limpeza da gordura.

2. Acendedores e bocais do fogão

De forma parecida com as grades, você pode limpar os botões acendedores do fogão removendo-os – se possível – e lavando na pia com água e sabão.

As bocas do fogão merecem atenção especial: sua limpeza é essencial para permitir o fluxo adequado do gás de cozinha e o acendimento da chama. É possível deixá-las de molho e lavá-las com água e sabão.

Atenção: as tampas dos bocais do fogão – aquelas peças redondas e pretas que ficam no topo da boca – não podem ser deixadas de molho no vinagre e substâncias ácidas! Isso porque elas podem causar o desgaste delas.

Os queimadores costumam ter partes pequenas e mais difíceis de limpar. Para eles, você pode utilizar uma escova de dentes macia e limpar os lugares que são mais difíceis de acessar apenas com a esponja.

Atenção: Jamais jogue os queimadores e espalhadores ainda quente na agua para esfriar, pois isso pode causar o empenamento das peças, gerando assim mau funcionamento ou ate mesmo a perda da peça.

3. Limpando a mesa do fogão corretamente

Com todas as peças removíveis da parte superior já higienizadas, você pode, agora, limpar a mesa do fogão. Para isso, basta utilizar uma esponja simples ou um pano de microfibra com um pouco de detergente ou desengordurante.

Os desengordurantes usados para limpar o fogão são aqueles comuns, encontrados nos supermercados. Estes produtos de limpeza já são o suficiente para a mesa do fogão. Na falta deles, você pode utilizar detergente comum para a remoção da gordura.

Esfregue o pano ou esponja pela mesa, fazendo espuma e limpando a superfície. Feito isso, enxugue com um pano seco ou esponja, removendo todos os resquícios de espuma. Para agilizar o processo de secagem, você pode utilizar papel toalha ou outro papel absorvente não-áspero.

Se você suspeita que o fogão esteja entupido, com a passagem de gás impedida ou atrapalhada com sujeiras, você precisará desentupir o fogão. Para isso, utilize uma agulha para desobstruir os furinhos do injetor de gás.

4. Limpeza do forno 

O forno é uma das partes mais trabalhosas de se limpar, pois o alcance de algumas partes podem ser difíceis. Mas, para o manter o seu funcionamento da maneira ideal, é preciso também manter o forno limpo.

Você pode limpá-lo sempre que usar. Espere que perca temperatura para não se queimar e limpe o interior do forno com um pano, água e detergente. Depois, é só secar com um pano limpo.

5. Deixando os vidros limpos 

Os vidros do fogão, seja o da porta do forno ou aquele que tampa as bocas, nos modelos que o possuem, devem ser limpos por último.

Para higienizá-los, você precisará, mais uma vez, de uma esponja ou pano macio que não solte fiapos, água e detergente. Além disso, faça uma mistura com 50% de água e 50% de vinagre.

Com a esponja ou pano ensaboados, esfregue os dois lados do vidro. Feito isso, utilize um pano ou esponja secos e remova a espuma – você provavelmente precisará enxugar duas vezes, para garantir que a espuma tenha sido removida completamente.

Use outro pano limpo e umedeça-o na solução com água e vinagre. Espalhe a solução pelos dois lados do vidro e deixe que sequem naturalmente.

Mantenha o fogão limpo todos os dias! 

Nossa dica final é que mantenha uma rotina diária de limpeza do eletrodoméstico. Assim, você não precisará se esforçar em limpezas extremas e profundas no fogão todo final de semana.

A dica é que espere o fogão esfriar após o uso e o limpe com a simples solução de água e sabão. Essa pode ser sua rotina, por exemplo, todos os dias após lavar a louça do almoço. Assim, o seu fogão estará sempre limpo e muito bem conservado.

Seguindo o nosso passo a passo simplificado, fica mais fácil ter o seu fogão corretamente higienizado, não é mesmo? E já que estamos com a mão na massa e empenhados na limpeza da cozinha, que tal aprender também como limpar o microondas da forma correta?

E, se quiser encontrar mais dicas como essas, continue com a gente aqui no blog da MGParts: os melhores conteúdos sobre eletrodomésticos e reparos estão aqui!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.