Dicas simples de como limpar máquina de lavar

Saber como limpar a máquina de lavar é tão fundamental quanto a própria lavagem das roupas!

Para muita gente, o fato de higienizar o eletrodoméstico com certa frequência ainda é novidade. Porém, essa é a melhor maneira para conservá-lo e aumentar sua durabilidade. Aquela água suja e escura que surge durante e após a lavagem, nem sempre vem só das roupas.

Talvez você não tenha percebido, mas se a sua lavadora tem apresentado acúmulo de sujeira quando termina de lavar as peças, pode ser um sinal ou, melhor, um pedido de limpeza!

A seguir, você vai entender por que é importante manter a higienização do equipamento em dia e conferir dicas de como limpar uma máquina de lavar. É só continuar a leitura!

Por que limpar a máquina de lavar?

porque limpar maquina de lavar

Lembra que, há pouco, dissemos que a água suja acumulada ao final da lavagem não é decorrente somente da sujeira das roupas? Pois bem, isso quer dizer que nem sempre a água que sai das vestimentas é expelida quando o processo de limpeza da lavadora termina.

Com o tempo – e se não for dada a devida higienização – o aparelho começa a juntar resíduos, pelos, fiapos, linhas e borras, pois o amaciante em excesso acaba gerando machas e pequenas bolinhas pretas nas roupas, que pode se transformar em algo muito maior, capaz até de estragar o eletro.

Ficou preocupado? Você vai notar que a situação pode piorar.

Limpar a máquina de lavar não se trata apenas de uma questão estética, para deixá-la bonita, ou de organização. Está muito além disso. A limpeza do aparelho tem a ver com a sua saúde e das pessoas que utilizam as roupas que passam por ela.

E não para por aí. A ausência de higienização do eletro resulta em maior gasto de produtos de limpeza. Caso as peças e a água estejam ficando sujas, o correto é dobrar a dose de produtos, não é? Errado! Isso só vai fazer com que a sua conta aumente no final do mês.

Como diz o velho ditado – que gostamos de reforçar por aqui -, “é melhor prevenir do que remediar”.

Dicas de como limpar a máquina de lavar

tipos de lavadoras

Tudo bem, você não era único que não sabia sobre a importância de manter a limpeza  interna e externa da lavadora em dia. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos algumas dicas fáceis. Dá uma olhada!

Limpeza interna

Você já deve ter reparado que ficam resíduos acumulados dentro do aparelho depois que suas roupas são retiradas, não é?

Para acabar com esse problema, você vai precisar de:

  • Alvejante;
  • Água quente (opcional, porem auxilia à limpeza);

Lavadoras Top Load (abertura por cima).

Em primeiro lugar, encha a máquina até o nível máximo com a água quente. Depois, acrescente um litro de alvejante e ligue o equipamento por 1 minuto. A ideia é somente agitar a mistura.

Feito isso, mantenha o líquido repousando por, mais ou menos, uma hora. Passado esse tempo, retorne o processo de lavagem e centrifugação normalmente, até que seja finalizado.

É possível aproveitar o mesmo líquido para limpar a parte de fora e a superfície do aparelho. Por fim, seque-o com um pano limpo e macio.

Lavadoras abertura Frontal.

Para as lavadoras de abertura frontal, adicione diretamente dentro do cesto o alvejante, feche a porta e coloque a mesma para fazer ciclo normal, porem com água quente. Após a finalização, remova o filtro e realize a limpeza dele, pois os resíduos soltos durante o processo de limpeza, podem ficar acumulado.

As lavadoras mais novas, já contam com funções em sua programação com a função de limpeza do cesto, quando disponível se deve utilizar essa função.

Caso você queira, você pode substituir o alvejante por água sanitária comum. No entanto, diminua a quantidade do produto para meio litro.

  • Limpeza externa;
  • Nesse momento, tenha em mãos:
  • Três panos limpos e macios;
  • Detergente neutro;
  • Água morna.

Umedeça um dos panos, aplique o detergente neutro e passe por toda a superfície da máquina, esfregando com cuidado.

Em seguida, com o outro pano seco, remova o sabão e certifique-se de que não tenha ficado nenhuma mancha ou marca no aparelho. Caso ainda tenha sujeiras, repita o processo.

Agora, se estiver tudo limpo, é só secar a máquina de lavar com o terceiro pano seco.

Para higienizar a parte externa, é importante evitar álcool ou qualquer outro produto que seja abrasivo. Líquidos com esse tipo de formulação podem danificar a pintura da lavadora.

Atenção: antes de iniciar o procedimento, observe se não há roupas dentro do eletrodoméstico. É imprescindível que ele esteja vazio!

Higienização rápida para o dia a dia

Nós compreendemos que a rotina corrida, muitas vezes, impede que façamos uma limpeza completa, com água quente e os devidos produtos, como deve ser.

Por isso, se não puder realizá-la semanalmente, pelo menos limpe-a com um pano e detergente neutro sempre que terminar uma lavagem. Dessa forma, dá para minimizar um tanto dos resquícios.

Não se esqueça de limpar as peças da máquina que são removíveis, como o dispenser. Elas também acumulam resíduos, ok?

Você acabou de conferir algumas dicas simples de como limpar máquina de lavar. Agora é só ficar de olho no seu eletrodoméstico para preservá-lo em boas condições.

Para acompanhar outras postagens com conteúdos relacionados, é só ficar ligado em nosso blog. Toda semana publicamos um novo artigo repleto de informações.

precisando de peças para sua lavadora? Visite o site MGParts

Deixe um comentário