Sua máquina de lavar não enche? Veja possíveis problemas!

lavadora não enche

Quando os eletrodomésticos começam a dar problema, o estresse é certeiro! Porém, um dos problemas mais comuns – e que mais nos tiram do sério – é justamente quando a máquina de lavar não enche.

No momento de lavar as roupas, é essencial que tudo funcione bem, pois trata-se de um procedimento essencial na rotina de qualquer pessoa. É verdade que as implicações que envolvem as lavadoras podem ser causadas por motivos diferentes.

No entanto, caso você note que sua lavadora não está enchendo, que sequer entra água, impedindo que o eletrodoméstico execute funções simples, como lavar e enxaguar as roupas, é bem provável que o problema seja de fácil resolução.

Por que a sua máquina de lavar não enche?

Pode acontecer de sua máquina de lavar ficar muda ao ser programada para iniciar a lavagem. É comum que ela ligue e desligue, mas não tenha nenhuma ação para executar a lavagem.

Normalmente, ao se depararem com essa falha, os usuários automaticamente atribuem o problema a defeitos na placa. Esse tipo de defeito, com certeza, tornaria a manutenção mais cara e complicada.

Entretanto, em muitos casos, o erro está na válvula de entrada da água. Mas, como identificar essa falha? Vejamos a seguir!

Erro na válvula de entrada a água: identificando o problema

erro na válvula da lavadora

Antes de definir se os erros são provenientes da válvula de entrada da água ou da placa, você precisará fazer alguns testes externos. O primeiro é verificar se tem água na torneira que está ligada a máquina.

Esse pode parecer um passo insignificante, porém, por falta de atenção, às vezes esses detalhes passam desapercebidos. Ao se certificar que existe água na torneira, é importante avaliar o fluxo.

É possível que haja fluxo, mas que ele seja insuficiente para abastecer a máquina. Feito isso, por último, retire a mangueira de entrada da água e analise se há dejetos no local. Se tiver, limpe a mangueira.

São esses os fatores externos capazes de interferir no funcionamento da válvula. Se isso não resolver a situação, daí, provavelmente, o problema esteja na própria válvula.

Para confirmar essa possibilidade, basta acionar o eletrodoméstico na função de enxágue, se a água entrar significa que o problema está mesmo na válvula. Pode ser, ainda, que a placa eletrônica que aciona a válvula seja o defeito, mas as chances são pequenas.

Vejamos, então, como realizar a manutenção em casos como esse.

Como realizar a manutenção em máquinas de lavar que não enchem?

manutenção da válvula da lavadora

Geralmente, os problemas valvulares acontecem em uma das três válvulas que compõem o sistema de entrada da água. São elas: a válvula principal, válvula de enxágue e válvula do alvejante.

Seu primeiro passo será desparafusar a tampa da lavadora e retirá-la. Em seguida, retire os conectores que as seguram e utilize o multímetro para medir sua resistência. Caso a bobina da válvula de entrada da água esteja aberta, a situação é de fácil resolução.

Estamos nos referindo, aqui, às válvulas mais comuns, com uma entrada e três saídas. Também encontramos máquinas com válvulas de uma, duas e até três saídas. Depende da marca, do tipo e do tamanho da lavadora.

De qualquer maneira, depois de remover os conectores, você irá fazer a substituição da válvula, conectá-la da mesma forma como estava anteriormente, aparafusar a tampa da máquina e fechá-la.

Um dica importante é ter em mente, ou fotografar, a posição exata dos cabos conectores para que ao conectá-los a instalação esteja correta. Após finalizar esses passos, ligue o eletrodoméstico novamente e confira se ele está trabalhando normalmente.

É possível que essas tarefas sejam suficientes para sanar o problema. Fazendo isso, você vai economizar dinheiro, tempo e evitar dores de cabeça.

Se, depois de todos esses processos, sua máquina de lavar continuar não funcionando, é hora de chamar um especialista! Afinal, a causa pode envolver a placa eletrônica do eletrodoméstico, o pressostatos, mangueira de nível entre outros.

Com a MG Parts, a manutenção da sua máquina de lavar fica mais fácil!

Aqui na MG Parts você encontra tudo o que precisa para realizar a manutenção da sua máquina de lavar. Temos válvulas, placas, parafusos, mangueiras e muitos equipamentos fundamentais para esses processos.

Você que trabalha com manutenção de eletrodomésticos ou que deseja começar a apostar no “faça você mesmo”, venha conhecer nossa loja e tenha acesso a produtos originais, de boa qualidade, procedência garantida e o melhor: tudo isso por um preço que cabe no seu bolso.

Esperamos que esse post tenha sido útil para te ajudar a resolver o problema da sua lavadora que não enche. Esperamos você na próxima semana, com outras sugestões e dicas. Acompanhe nosso blog!