Pode transportar geladeira deitada? Tire suas dúvidas aqui!

A principal dúvida doméstica de muitas pessoas é saber se é possível transportar geladeira deitada e como movê-la para um novo local com segurança. Se você nunca chegou a transferir o produto de uma casa a outra, precisa entender como ela deve ser transportada para evitar danos e problemas com seu eletrodoméstico.

Com a MGParts você descobre a melhor e mais recomendada maneira de carregar a geladeira, preservando o funcionamento e o tempo de vida útil do eletrodoméstico. Acompanhe!

Geladeira pode ser transportada deitada?

O transporte de refrigerador pode ser feito deitado em um ângulo de até 45° graus. A recomendação, porém, é que a geladeira se mantenha na vertical o tempo todo, independentemente do tipo de movimentação, como entregas do produto a domicílio ou mudanças.

É importante que você saiba que não é recomendado transportar geladeira deitada, pois isso pode ocasionar problemas sérios em seu funcionamento. Se o produto ainda é novo e você precisa se mudar, solicite que o refrigerador seja colocado na vertical no caminhão para evitar problemas.

A geladeira pode ser transportada deitada em momentos muito específicos, quando você não encontrar um serviço de frete para enviá-la a um novo endereço, por exemplo. É neste processo que o objeto pode ser colocado temporariamente acima do carro ou no porta-malas se houver espaço. No entanto, nesse caso, a geladeira não deve ser ligada logo após o transporte.

O que acontece se transportar uma geladeira deitada?

Caso você transporte a sua geladeira totalmente deitada, o sistema interno é danificado por conta do gás que pode vazar e chegar a áreas indevidas. Isto faz com que o motor fique seco, além das demais partes do eletrodoméstico ficarem lubrificadas inadequadamente, colocando em risco a funcionalidade das peças.

Se você verificar na parte traseira da sua geladeira, perceberá que ela possui uma tubulação ao lado do motor com um “cabo” curvado.

Quando você mantém o eletrodoméstico deitado e o coloca em pé depois de algumas horas, por exemplo, aquele gás que atingiu as demais áreas do refrigerador retorna para baixo, e pela falta de pressão para adentrar no motor, fica acumulado na curvatura.

Quando a geladeira for religada, o gás que deveria circular apenas pela tubulação é enviado a cada compartimento do produto, se misturando também ao óleo e entupindo o fio capilar.

Esse fio é um tipo de “arame” localizado próximo ao motor que, quando congestionado, não funciona adequadamente, da mesma forma que acontece com uma veia do coração que se encontra sobrecarregada. 

Você não pode transportar geladeira deitada mesmo que por poucos minutos, embora se necessário exista a possibilidade. O recomendado é evitar ao máximo e contratar apenas um serviço de transporte qualificado para ajudar na transferência adequada do item, mantendo-o de pé.

Aproveite e leia também: Como saber quando o gás da geladeira acabou? Entenda com a MGParts!

Qual a melhor forma de transportar uma geladeira?

A melhor e mais recomendada maneira de transportá-la é na posição vertical, pois, conforme explicado, ao deitá-la tanto o óleo quanto o gás entopem a tubulação e podem ficar presos em partes do refrigerador, causando problemas sérios no aparelho.

Além disso, se você não transportar a geladeira na vertical, há muitas possibilidades de o produto deixar de funcionar ou não apresentar a mesma qualidade que tinha antes de ser transportado.

Caso você não tenha encontrado nenhuma empresa adequada e tenha de transportá-la a um novo local por conta própria, mantenha-a posicionada em até 45°. Não a deite para nenhum dos lados, pois, da mesma forma que completamente deitada, o gás e o óleo se espalham em áreas indevidas.

Quanto tempo para ligar a geladeira depois de transportar deitada?

É importante que você aguarde pelo menos doze horas antes de ligá-la novamente, mesmo que tenha sido transportada verticalmente, pois o refrigerador pode ter se movimentado no veículo e o gás ter saído levemente do lugar.

No momento em que você ligar a geladeira, coloque-a na temperatura recomendada para o modelo — informação que pode ser encontrada no manual do eletrodoméstico. Quando ela estiver gelada o suficiente, ajuste a temperatura.

E já que falamos em tempo mínimo para ligar a geladeira, será que existe também um tempo máximo? Ou seja, geladeira desligada pode estragar? Acesse nosso post e confira mais sobre esse assunto!

Como transportar a geladeira em pé?

Pelo menos 24 horas antes do transporte, desligue a sua geladeira. Esse procedimento permite que a água seque, evitando que qualquer tipo de líquido fique preso no freezer ou em áreas internas.

No mesmo dia do desligamento, é necessário esvaziá-la. Tire todos os alimentos presentes no freezer, nas prateleiras e portas, limpando cada parte adequadamente com um pano úmido.

Tem como deixar a geladeira mais leve?

A geladeira pode ficar mais leve ao retirar prateleiras e grades, o que facilita seu transporte. Caso seu modelo seja side by side, é possível remover as duas portas para diminuir ainda mais o seu peso.

Tudo o que é necessário ter em mãos para removê-las é uma chave de rosca tamanho 10, que auxilia a tirar os parafusos localizados na área superior da porta.

Além disso, se a sua geladeira for neste mesmo modelo, uma dica é desconectar a mangueira d’água, localizada na parte de baixo da geladeira.

O que acontece se eu ligar a geladeira antes da hora?

O tempo mínimo para religar a sua geladeira é de até duas horas, portanto, pode não haver problemas caso você não espere pelo tempo explicado anteriormente. No entanto, tenha atenção quanto a isso para não colocá-la na tomada em menos de cinquenta minutos, pois esse ato impede que o gás retorne ao local certo, o que pode danificar o eletrodoméstico.

Por motivos como esse, você não pode transportar geladeira deitada, mesmo que o serviço de fretamento especifique que pode. Caso isso aconteça, procure por uma empresa qualificada no mercado para te auxiliar na locomoção do produto até o novo endereço.

Como organizar a geladeira depois de ligar?

Com a geladeira funcionando adequadamente, coloque as prateleiras e a gaveta. Em seguida, tudo o que deve ser feito é acrescentar os seus alimentos em cada parte.

Se você nunca chegou a organizar o refrigerador, acompanhe conosco a maneira correta para manter os alimentos dispostos no interior e não ocupar espaços desnecessários, voltados a outros tipos de produtos.

Para isso, anote estas dicas:

  • Prateleira superior: coloque os alimentos que precisam de mais refrigeração. Leites, iogurtes, manteigas, requeijões, ovos e sobras de comidas;
  • Prateleiras do meio: doces, bolos, sobremesas, diversos alimentos enlatados, garrafas de suco ou vinhos. Ovos e o leite também podem ser postos nesta parte;
  • Gaveta: alimentos que não necessitam de muita refrigeração, como as frutas, legumes, verduras previamente lavados e separados em potes para manter o tempo de vida útil;
  • Porta da geladeira: coloque os molhos e condimentos, como as maioneses, mostardas, temperos para salada, vinagres, molhos shoyu ou ketchups;
  • Freezer: carnes, peixes e alimentos de consumo rápido, como o sorvete, assim como cubos de gelo.

Além dessas dicas, sugerimos o uso de vasilhas e embalagens próprias para os alimentos, para melhorar a conservação de cada produto após o transporte da geladeira.

Se necessário, para facilitar a identificação dos produtos, coloque etiquetas coloridas com o nome e data de armazenamento, para evitar ter que abrir diversos tupperwares desnecessariamente.

Tenha controle de todos os alimentos presentes na geladeira, principalmente aqueles que se deterioram com mais facilidade, como algumas frutas, legumes e verduras. Descarte-os quando não estiverem bons, evitando ter que lidar com o mau-cheiro e tendo problemas para limpar a sujeira.

Com a MGParts você descobriu que não pode transportar a geladeira deitada devido aos seus inúmeros malefícios. Para ter controle no deslocamento do eletrodoméstico, siga todas as nossas dicas para preservar o tempo de vida do produto.

Complemente ainda sua leitura com nosso post sobre “Quais são as causas de a geladeira ter parado de funcionar?“. Agradecemos por ter lido e até o próximo conteúdo!

Avalie este post
MGParts

Autor: MGParts

Deixe um comentário

https://membership.iapi-indonesia.org/slot777/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/idn/https://rsmatamakassar.org/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-zeus/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-depo-10k/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus-slot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/thailand/https://ejournal.neurona.web.id/kamboja/https://hr.tarunabakti.or.id/sbobet/https://jakarta.perdami.or.id/idn/https://bkat.whs.or.id/public/platinum/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/depo-10k/https://journal.iapi-indonesia.org/toto/https://pesma-annur.net/kamboja/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/zeus/https://journal.loupiasconference.org/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/luar-negeri/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/mpo/https://hr.tarunabakti.or.id/maxwin/https://roippo.org.ua/triofus/https://membership.iapi-indonesia.org/maxwin/https://kabarkalsel.com/uploads/akun-pro-thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/nexus/https://hr.tarunabakti.or.id/terbaru/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/easy-win/https://fush.fui.edu.pk/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/toto/https://hr.tarunabakti.or.id/depo-10k/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/pasarantogel2/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/platinum/https://journal.iapi-indonesia.org/khmer/https://virtual-economics.eu/https://jae.perhepi.org/depo-10k/https://digital.indef.or.id/https://jurnal.pusatsains.com/pasarantogel2/https://journal.iapi-indonesia.org/garansi/https://journal.iapi-indonesia.org/zeus/https://ejournal.usm.my/public/slot-luar-negeri/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-kamboja/https://membership.iapi-indonesia.org/idn/https://asaeca.org/wp-includes/pasarantogel2/https://asaeca.org/wp-content/slot-kamboja/https://journal.iapi-indonesia.org/demo-lucky-neko/https://ejournal.usm.my/public/slot-dana/https://www.hama-univ.edu.sy/slot-luar/https://v-rouge.com/slot-depo-10k/https://membership.iapi-indonesia.org/mpo/https://lokakarya.arab-um.com/https://daurah.arab-um.com/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://publicaciones.svrid.org.ve/https://web.rsmatamakassar.org/asset/https://web.rsmatamakassar.org/akun-pro-kamboja/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/pasarantogel2/https://pjmhsonline.com/pasarantogel2/https://pusatsains.com/wp-includes/idn/https://pusatsains.com/wp-content/pasarantogel2/https://journals.uab.pt/sugar-rush/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/starlight-princess/http://sulj.oduvs.od.ua/demo-lucky-neko/https://nv.nung.edu.ua/https://journal.iapi-indonesia.org/classes/https://jmc.edu.ph/blogs/http://periodicos.unifap.br/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-thailand/https://jms.ump.edu.pl/pasarantogel2/https://iedi.edu.br/wp-includes/sigma/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://wpcpublisher.com/slot-luar-negeri/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://jltl.com.tr/idnslot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://journals.zetech.ac.ke/slot-depo25-bonus25/https://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-depo-10k/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-dana/https://cwsconsulting.id/assets/uploads/slot-depo-10k/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-luar-negeri/https://jltl.com.tr/idnslot/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-jepang/https://www.sa-ijas.org/sweet-bonanza/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/akun-pro-thailand/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://webscience-journal.net/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/sigmaslot/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/