Quem inventou a geladeira? Conheça essa história com a MG Parts!

A vida sem eles pode parecer impossível, pois a chegada dos eletrodomésticos transformou totalmente as formas de organizar o cotidiano. O consumo e as formas de alimentação também foram drasticamente modificados com a chegada deles, principalmente das geladeiras, mas você sabe como elas foram inventadas?

Diferente do que muitos pensam, alguns hábitos totalmente comuns do dia a dia não eram possíveis até a invenção desse objeto que conserva os alimentos pelo resfriamento. Frutas e verduras eram verdadeiras raridades dentro da pirâmide alimentar, e até as carnes tinham o status de “luxo” dentro das refeições básicas.

Mas graças a indústria de carne de Chicago podemos manter uma rotina mais saudável e completa em nutrientes, além de economizar com a conservação de insumos por muito mais tempo. Quer descobrir como essa história começou? Vem com a gente!

Quem inventou a geladeira?

A resposta dessa pergunta se divide entre dois momentos muito próximos da história, por isso é importante entender a relevância de duas invenções muito parecidas para o cenário atual desse eletrodoméstico.

Nossa linha temporal começa em 1854, onde o primeiro sistema refrigerador da história surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, por encomenda de uma indústria frigorífica de carnes. Dois anos depois, uma fábrica australiana produtora de cerveja contratou James Harrison para criar uma câmara refrigeradora de baixa temperatura para suas bebidas.

A terceira parte dessa linha do tempo acontece em 1866, e ela dá o pontapé inicial para o aperfeiçoamento do sistema. Nessa nova configuração, as câmeras refrigerados começaram a ser pensadas para uso doméstico já que, as duas primeiras, serviam apenas para o propósito industrial. Foi a partir daqui que frutas e legumes começaram a ser conservados sem queimaduras do tempo.

Apesar das primeiras tentativas, a primeira geladeira doméstica só surgiu em 1913, e ela foi batizada com o nome Domelre (Domestic Electric Refrigerator, ou refrigerador elétrico doméstico). Para seu funcionamento, era necessário uma bomba de calor que funcionava em duas fases.

Outro modelo bastante conhecido na época foi a Monitor-Top, desenvolvida pela General Eletric, o refrigerador tinha seu compressor acoplado em cima da estrutura, além de ganhar um anel decorativo para disfarçar o motor aparente.

Como as geladeiras mudaram nosso cotidiano?

Além de modificar a estrutura industrial de produtos refrigerados, como as cervejas e as carnes, as geladeiras se “infiltraram” também no cotidiano da população mundial. Os eletrodomésticos são uma parte muito importante na ampliação das opções alimentares e, por consequência, na melhoria direta da nutrição positiva.

Com os refrigeradores domésticos, não e mais necessário comprar alimentos e imediatamente cozinhá-los. Esse hábito pode ser dispensado, e a nova configuração teve impacto inclusive na inserção de mulheres no mercado de trabalho e na construção de mercados mais completos, que também poderiam ofertar uma maior variedade de produtos.

O acessório doméstico também se tornou uma necessidade em termos de consumo, já que ela ganhou o status de “necessário” quando pensamos nas primeiras comprar para uma nova casa. Outro exemplo dessa proporção, é o crescimento, em apenas uma década, de 25% de lares chineses a adquirir uma geladeira, para quase 90%.

As melhores geladeiras do mercado atual

Como itens indispensáveis no dia a dia, a indústria das geladeiras acompanhou a evolução da tecnologia durantes todos os anos desde seu primeiro modelo. Enquanto lá em 1854 não existiam modelos domésticos disponíveis no mercado, atualmente nos deparamos com as mais diversas opções e funcionalidades para escolha.

Tantas possibilidades acabam gerando confusão na hora de cravar aquela que levarem os para casa, por isso, nós separamos três dos modelos mais atuais do mercado para te ajudar a entender a importância de escolher pensando em todos os detalhes, principalmente na manutenção que, com o passar dos anos, se torna inevitável.

Consul Frost Free Duplex

Oferece a seus usuários 340 litros de capacidade para refrigerar 8 níveis de prateleiras e é uma das principais novidades do mercado. Com uma função Turbo de refrigeramento, ela mantém uma geladeira cheia e em baixa temperatura por muito mais tempo, além de oferecer o auto descongelamento do Frost Free.

Side Inverse Evox

As geladeiras da Brastemp sempre ofereceram muita tecnologia para mercado, e com a Side Inverse Evox não seria diferente. Os 540 litros de capacidade estão dispostos em uma nova formatação, onde o refrigerador de duas portas está em cima, e o congelador embaixo, garantindo um aproveitamento mais eficaz de todos os espaços da geladeira.

Side Frost Free

Outra surpresa da categoria, agora disponibilizado pela Electrolux, é a Side by Side Frost Free. A geladeira possui a tecnologia Spill Safe muito útil para o dia a dia, ela protege o ambiente caso ocorra vazamentos de água dentro da geladeira. Ela também disponibiliza água e gelo em um compartimento externo, diminuindo o consumo de energia do aparelho.

Esses avanços indispensáveis na tecnologia ajudam a prolongar a vida útil dos aparelhos, mas em casos de manutenção, elas também são fundamentais para facilitar esse processo. Para peças de garantia e qualidade, é importante consultar sempre especialistas.

Somos revendedores oficiais das principais marcas de eletrodomésticos aqui no Brasil, e podemos garantir peças de qualidade e confiança para que você possa usufruir a melhor experiência dessas tecnologias.

Gostou do post? Aqui no nosso blog buscamos levar os melhores conteúdos para nossos clientes. Não fique de fora das novidades. Até o próximo texto!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.