Dicas práticas para a manutenção do filtro de água

Se você escolheu um filtro ou bebedouro para sua casa ou ambiente de trabalho, certamente preza pela saúde e qualidade de vida de todos, mas para manter a água sempre limpa e livre das impurezas que são comuns em diversos sistemas, manter uma rotina de manutenção do filtro de água é indispensável. Esse processo é muito mais prático do que você imagina e faz uma grande diferença para a vida útil dos aparelhos e para nossa própria saúde.

Por que é importante estar em dia com a manutenção do filtro?

Importância da manutenção de filtros de água

A manutenção do filtro de água é uma das mais importantes dentre os eletrodomésticos da casa, afinal, tem uma relação direta e essencial com a manutenção da vida. Imagine o impacto de beber água suja e até mesmo com compostos tóxicos?

A maioria dos filtros purificadores trabalha com uma peça de carvão ativado ou outro composto mineral que promove sua purificação conforme mantém contato com a água do sistema público, por causa disso existe um limite médio de litros por hora, assim como um limite de litros por refil de carvão ativado.

O mineral do refil tem um limite de capacidade de absorção, e quando fica esgotado, já não é capaz de filtrar a água. Com isso, a impurezas passam a se acumular por todo o aparelho, causando vazamentos, contaminação da água e até outros danos na vida útil do aparelho. A falta de manutenção do filtro de água pode implicar na perda da garantia prolongada da maioria das marcas.

A água do sistema público de captação vem tratada com cloro, isso ajuda a combater a proliferação de uma série de agentes contaminantes, mas quando passa pelo purificador, a água é tratada desse cloro, então toda água que vaza dentro do aparelho pode ser oportuna para a proliferação de diversos agentes contaminantes, como bactérias.

Quando devo trocar o refil do meu filtro?

Quando trocar o refil do filtro

O limite do filtro depende da sua média de uso. Em sua casa, o ideal é trocar em torno de 6 em 6 meses, já em espaços públicos, onde o consumo é muito maior, seria interessante fazer a troca entre 3 a 4 meses, de acordo com o nível médio de consumo.

Ao primeiro sinal de sabor, odor ou coloração na água, além de mal estar sem justificativa, é importante providenciar a troca urgentemente.

Vale a pena manter a documentação que acompanha seu filtro, pois nela geralmente consta uma série de indicações práticas para fazer sua manutenção e até desmontar o aparelho, além de informar o modelo adequado para realizar a troca do refil.

Mas mais do que trocar o refil do filtro, é importante limpar seu aparelho com regularidade. De preferência a cada 3 meses. Você pode solicitar a ajuda de um profissional credenciado ou acompanhar as instruções que acompanham seu aparelho.

Higienização de bebedouros e filtros

Como higienizar filtros de água

Como dissemos antes, a água pura vazando dentro dos aparelhos pode ser ideal para a proliferação de bactérias. Não apenas nos tanques, mas também nas torneiras e borrachas do aparelho, que também merecem um cuidado especial.

Prepare uma solução com 1 parte de detergente neutro para cada 6 de água mais algumas gotas de água sanitária.

Para lavar o tanque, siga as mesmas instruções caso fosse substituir o refil, então esfregue todos os encaixes com o auxílio de uma bucha de cozinha. Outros aparelhos exigem que a tampa seja removida para ter acesso ao reservatório. É fundamental tirar o aparelho da tomada para realizar esse procedimento, evitando assim o risco de choque elétrico.

Na higienização de bebedouros, a solução é a mesma, e você pode despejar a solução com água quente e manter por alguns minutos na cúpula do aparelho. Então enxágue bem.

No caso das torneiras, você pode usar cotonetes ou palitos para remover a sujeira dos bicos e até desmontá-las, caso sejam do modelo de rosquear, para higienizar seu pistão.

O gotejador deve ser removido e limpo com bastante sabão neutro ao menos a cada 30 dias, já que costuma acumular bastante água.

Depois da limpeza, é importante deixar a água ligada e correndo por alguns minutos, até remover os resquícios da solução. Se tiver dúvidas sobre o manuseio do aparelho, busque ajuda técnica.

É importante sempre adquirir filtros originais e, caso seu filtro seja de refrigerador, aqui na MGParts também temos um post te ensinandoquando trocar o filtro! Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de uma série de conteúdos que podem te auxiliar a cuidar dos eletrodomésticos de toda a casa.

Deixe um comentário