Ar-condicionado pingando: o que fazer para resolver?

Ar-condicionado pingando nunca é um bom sinal. Isso porque, a sua funcionalidade correta não descreve gotejos como parte do seu desempenho. Sendo assim, é importante entender o que está havendo de errado.

Se você não faz ideia de por onde começar a investigar, a MGParts está aqui para te dar uma ajudinha. Nesse post, você vai aprender sobre as possíveis causas para esse problema, como ele pode ser resolvido e receber dicas para evitar que o aparelho fique pingando! Acompanhe:

Por que o ar-condicionado pinga?

Existem algumas causas prováveis para a situação e algumas podem levar a problemas com o ar-condicionado. Para que isso não ocorra, esteja atendo a:

Problemas de instalação

Se o ar-condicionado é recém-instalado e já está apresentando pingamentos, a causa mais provável é que a instalação tenha sido mal sucedida e precisará ser refeita. A instalação de um ar-condicionado é um procedimento que exige a presença de um profissional capacitado para realizar a montagem do aparelho.

Do contrário, os pingamentos serão um dos primeiros sinais dessa má instalação.

Peças sujas ou entupidas

Outro possível causador dos gotejos em um ar-condicionado é a falta de limpeza adequada às peças do aparelho. Com o tempo, isso pode gerar peças sujas ou entupidas, o que, definitivamente, vai causar o pingamento e outros transtornos, como ruídos em excesso por parte do ar-condicionado.

Por isso, é importante também que um especialista realize a limpeza completa do ar condicionado pelo menos uma vez ao ano. Para limpezas periódicas, você pode seguir o manual de instruções do seu aparelho e higienizá-lo 1 vez a cada semana ou quinzena.

Bomba de dreno queimada

Mais um fator que também causa respingos é a falta de manutenção na bomba de dreno danificada. Essa peça é responsável por retirar a água captada pela umidade do ambiente e permitir que saia pela tubulação.

Esse sistema funciona condensando a umidade que chega para o ar-condicionado, transformando vapor em água e direcionando o líquido para o ambiente externo. Quando queimada, obstruída ou mal posicionada, a bomba de dreno não libera a água apropriadamente, gerando assim o pinga-pinga.

Um técnico de confiança deve ser acionado para realizar a manutenção da peça.

Vazamento de ar

A má vedação do ar-condicionado também pode ocasionar os pingamentos. Isso porque o ar quente externo entra em contato com o ar gelado produzido pelo aparelho, promovendo outro processo de condensação e aumentando o nível de água presente no dreno.

Consequentemente, a capacidade do dreno é preenchida acima do esperado e a água acaba sendo destilada pelo aparelho.

Aproveite para ler depois: Como cuidar do controle de ar-condicionado?

Congelamento da serpentina

A serpentina do ar-condicionado é outra peça que pode causar vazamentos. Ela é presente em modelos Split e, quando entupida por acúmulo de sujeira, perde a eficiência na regulagem da temperatura emitida pelo aparelho.

Por isso, em dias com temperatura amena, o ar gelado que entra pelo eletrodoméstico e chega à serpentina congela a peça. Esse gelo em excesso pode causar a indesejada pingueira. Também é um caso que exige o diagnóstico de um técnico especializado!

Outras possíveis causas

Algumas outras situações também podem ocasionar o pingamento do ar-condicionado, como:

  1. falhas no sensor de degelo;
  2. ambientes com alta umidade;
  3. quedas bruscas de temperatura.

Em todo caso, é importante ressaltar que a resolução desses problemas deve acontecer pelas mãos de um profissional de confiança. Somente ele poderá examinar, identificar e solucionar permanentemente a situação.

Como evitar vazamento de água do ar-condicionado?

Como orientado, problemas técnicos precisam passar pela supervisão de um profissional da área, para evitar prejuízos ainda maiores. No entanto, existem algumas boas práticas para prevenir pingamentos que podem comprometer o uso do seu aparelho ar-condicionado. A MGParts reuniu as principais dicas para você logo abaixo!

Aproveite para ler também: Como funciona o ar-condicionado?

Realize a limpeza preventiva

A limpeza preventiva se refere aos cuidados que o usuário pode adotar para manter o aparelho ar-condicionado livre de poeiras, sujeiras e outras partículas que possam entupir ou danificar o exterior, ou o filtro do equipamento.

Para a limpeza externa, passar uma flanela limpa toda semana ou a cada 15 dias é suficiente. Se tiver muita poeira acumulada, um pano umedecido com sabão pode ser aplicado para realizar a limpeza.

Para a higienização do filtro e algumas outras partes internas, você precisará seguir os seguintes passos:

  • Retire o aparelho da tomada;
  • Remova o painel frontal;
  • Use um pano úmido com sabão para limpar os feixes metálicos;
  • Desencaixe o filtro do aparelho;
  • Use água morna com detergente neutro para lavar o filtro;
  • Espere o filtro secar antes de reencaixá-lo no ar-condicionado;
  • Teste o aparelho!

Pronto! Agora você já pode manter a sua rotina de limpeza do seu ar-condicionado! A nossa recomendação é que essa higienização aconteça semanalmente ou, no máximo, quinzenalmente.

Confira peças e tubulações metálicas

Confira se peças e tubulações metálicas estão encaixadas e posicionadas corretamente. Assim você garante que a passagem do ar e da água condensada seja feita de maneira apropriada.

Você pode aproveitar para observar se as partes estão em boas condições para uso. Diante de qualquer irregularidade, acione um técnico especialista para verificar se será necessária a troca e, assim, evitar danos maiores.

Faça a instalação, manutenção e limpeza com equipe especializada

Mais uma vez, instalações, manutenções e limpezas completas de ar-condicionados devem ser realizadas por profissionais atuantes do ramo desses aparelhos.

Essa é a principal boa prática que você pode assumir para garantir a durabilidade, qualidade e desempenho do seu ar-condicionado, evitando que no futuro ele fique pingando.

Você também pode achar interessante: Como eliminar o cheiro ruim vindo do ar-condicionado?

Na dúvida, consulte o blog da MGParts

Se você não tem certeza se o seu problema pode ser resolvido manualmente ou deve ser encarado por alguma equipe especializada no assunto, consulte o blog da MGParts!

Aqui você encontra tudo sobre assistência e eletrodomésticos. Até a próxima!

Avalie este post
MGParts

Autor: MGParts

Com mais de uma década de experiência, a MGParts é uma marca autorizada que garante grande disponibilidade de peças a pronta entrega, vindo dos maiores fabricantes do mercado nacional de eletrodomésticos. Aqui no blog, descomplicamos sua vida com dicas e esclarecimentos sobre manutenção e reparo. Vamos começar?

Deixe um comentário