Como tirar mau cheiro do micro-ondas? Aprenda

O micro-ondas vive salvando nossas refeições de forma prática, sem trabalho com panelas e fogão, além, é claro, de poupar todo mundo do monte de louça que acabaria sobrando depois. O fato é, que ele se tornou um eletrodoméstico básico em casa, e sua praticidade é tanta, que às vezes até acabamos nos esquecendo de tomar algumas medidas de precaução com ele. 

A forma como ele trabalha acaba criando situações onde os cheiros dos alimentos ficam mais intenso e “impregnados” no aparelho, o que acaba incomodando bastante. Por isso, hoje trouxemos dicas de como tirar cheiro do micro-ondas e mantê-lo higienizado no dia a dia de forma prática!

Microondas aberto com alimentos do lado e dentro

Como tirar alguns cheiros do micro-ondas:

  • Micro-ondas é sinônimo de pipoca. Mas pipoca de micro-ondas é sinônimo de um cheiro muito forte. Parece um grande dilema, mas uma dica prática para tirar cheiro de pipoca do micro-ondas é simplesmente deixar o micro-ondas aberto por um bom tempo após terminar de estourar a pipoca, a circulação de ar logo após o preparo evita o acúmulo da gordura que se assenta no aparelho.

Deixar a porta aberta por um tempo após o uso é uma recomendação para a maior parte das comidas muito gordurosas, que muitas vezes tem um odor mais forte e que impregna por mais tempo.

  • O uso regular do micro-ondas acaba acumulando cheiros, é inevitável, e nem sempre há tempo para ficar passando paninho ou esponja. Caso o micro-ondas estiver relativamente limpo mas você acabar preparando algo que costuma causar um cheiro mais desagradável, talvez valha a pena preparar algum outro alimento ou líquido com um cheiro intenso e que se dissipa um pouco mais rápido, como chás, massas e legumes.
  • Uma forma de tirar o cheiro de queimado do micro-ondas (que é um dos mais incômodos) é preparando uma solução com uma xícara pequena de sumo de limão misturado com água e deixe aquecer entre 4 a 6 minutos. A citricidade tem um poder forte no combate aos odores intensos, já percebeu como muitos artigos de limpeza da casa tem odores desse tipo?

Mas se você sentiu que a limonada não resolveu muito, nós temos mais uma dica, que envolve um nível mais intenso de limpeza:

  • Antes de tudo, dê uma limpada prévia no micro-ondas. Então pegue um recipiente, com metade do volume em água e preencha a segunda metade com vinagre branco.
  • Agora adicione um pouco de suco de limão ou as próprias rodelas cortadas de um limão mais maduro.
  • Deixe aquecer entre 4 a 6 minutos.
  • O segredo aqui, além do aquecimento, é manter o vapor produzido pela solução circulando por dentro do micro-ondas, em torno de 20 minutos após o aquecimento.

Aproveitando que você deixou o vapor agir, vale a pena dizer que esse processo também pode ajudar a dar uma amolecida em manchas amareladas recentes, como aquelas produzidas pela pipoca de micro-ondas.

Esse é um bom momento para aproveitar e dar uma boa passada com pano levemente umedecido ou buchinha; remova o prato e aproveite para dar uma boa limpada nos trilhos do prato, pois esta região costuma ser menos limpada no dia a dia, e pode ter um acúmulo maior de manchas que talvez nem sejam percebidas por conta do prato.

Limpeza mais pesada

Caso as manchas não sejam tão recentes, você pode experimentar fazer uma solução com 1 colher de água para cada 4 de bicarbonato de sódio. Prepare o quanto precisar da solução seguindo a proporção. Então distribua, com as mãos mesmo, sobre as manchas e deixe agir por em torno de meia hora, sem fechar a tampa do micro-ondas. Depois basta esfregar e secar. Mas use uma buchinha macia, para evitar causar riscos.

Foto de colheres com produtos para a limpeza pesada de microondas

Mantendo o micro-ondas em ordem

Agora que você aprendeu como tirar mau cheiro do micro-ondas e ocasionais manchas, temos mais algumas dicas bem práticas para o dia a dia, para evitar ter muito trabalho na hora de higienizar:

Microondas aberta com vasilhas de organização de alimento do lado de fora

  • Tenha uma tampa especial de micro-ondas, com superfície mais fina mas resistente ao calor e buracos respiradores, que envolva maior parte das tuppewares e pratos. Acredite, isso vai te poupar de muitas explosões de comida e diminuir o mau cheiro.
  • Evite usar recipientes fechados sem respiradores, essa é outra chance de você acabar explodindo um alimento e liberar odores fortes no aparelho.
  • Fure alimentos que acumulam muita água, como carnes, ovos e massas com recheio no interior.
  • Cuide da manutenção técnica de seu micro-ondas: um aparelho funcional, com peças novas ou bem conservadas consegue gastar menos energia e tempo, evitando que você precisa aumentar a intensidade e tempo de aquecimento.

No blog da MG Parts você aprende diversas técnicas e encontra dicas para cuidar de seus eletrodomésticos, mas caso precise de manutenção profissional, temos peças novas originais e assistência especializada. Entre em contato conosco, teremos prazer em atendê-lo!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x