Como instalar ar condicionado: aprenda com a MGParts

O correto funcionamento do ar-condicionado traz uma série de vantagens para a família ou para o escritório, com o aparelho proporcionando o conforto térmico esperado, consumindo a faixa de energia correta e prevenindo o aparelho contra danos e necessidades de manutenção e reparos que poderiam ser evitados.

Para isso, é fundamental saber como instalar o ar-condicionado corretamente, observando todos os detalhes técnicos e logísticos que envolvem a operação desse tipo de equipamento.

Pensando nisso, a MGParts preparou este conteúdo cheio de informações em um passo a passo para você entender como é a instalação do ar-condicionado split e do ar de parede. Confira abaixo!

Cuidados antes de instalar o ar-condicionado

Antes de instalar o aparelho, é preciso observar alguns pontos técnicos relativos à instalação do aparelho, para o melhor funcionamento e eficiência do eletrodoméstico, bem como na sua vida útil.

Por outro lado, você deve observar também as regras do condomínio ou residência onde mora, para evitar problemas, acidentes e outros transtornos. Confira em detalhes esse e outros aspectos importantes para analisar antes da instalação do seu ar-condicionado.

O aparelho certo para o ambiente

Esta é uma dica para antes mesmo de comprar o ar-condicionado. Por isso, certifique-se de que o produto que você está adquirindo atende as necessidades do ambiente.

É preciso fazer algumas contas, considerando otamanho do cômodo, a presença de fontes de calor, janelas, número de pessoas que frequentam o local, etc. Tudo isso deve ser comparado à capacidade e potência do seu futuro ar.

Manual de instruções

Pode parecer chato, mas uma das principais formas de entender como funciona e como instalar o ar-condicionado e qualquer outro aparelho, é por meio do manual de instruções. Sem contar que ele explica em detalhes a melhor forma de utilizar o aparelho em qualquer situação. Ler o manual de instruções é fundamental.

Aproveite para descobrir os problemas com ar-condicionado mais comuns e as causas mais prováveis deles.

Além disso, cada modelo e marca apresenta especificações próprias, tanto de instalação, como de funcionamento e manutenção. Então, tudo o que você precisa saber sobre esses três aspectos está no manual.

Verificar a tensão do aparelho

A maior parte dos aparelhos que você encontra em lojas físicas ou on-line são compatíveis com rede de 220 Volts. De qualquer forma, é importante consultar o manual do fabricante para ter certeza da potência do seu aparelho, evitando que você tenha o aparelho danificado por ligá-lo na rede errada.

Criar passagem para mangueiras

Os aparelhos de ar-condicionado modernos são divididos em duas unidades. Desse modo, na etapa de instalação do aparelho, encontre um local para a unidade condensadora e outro para a unidade evaporadora, que ficam do lado externo e interno, respectivamente.

Assim, elas precisam se comunicar e isso é feito por mangueiras, em que água e ar circulam constantemente. Justamente por isso, a recomendação é que o comprimento da tubulação seja de 1 a 15 metros, além de ter no máximo 5 metros de desnível.

Outro ponto importante é relacionado à altura mínima ideal para a unidade interna, que é de 1,5 metros do chão, com a mangueira de drenagem instalada abaixo da unidade interna.

Normas do condomínio ou residencial

Se você mora em condomínio ou residência deve se atentar às normas e diretrizes de instalação de ar-condicionado nas habitações. A justificativa é que os aparelhos alteram a fachada dos prédios e podem causar barulho e incômodos aos vizinhos e também provocar acidentes.

Dessa maneira, verifique se o aparelho que você deseja comprar é compatível com as normas do local onde você mora. Com isso, você vai realizar uma aquisição mais assertiva e evitar dores de cabeça.

Presença de disjuntores e tomadas

Verificar a presença de disjuntores é um passo essencial para garantir a segurança e proteção do aparelho e de todo o circuito elétrico da sua residência. Assim, é essencial que o aparelho de ar-condicionado seja instalado em um disjuntor próprio com amperagem compatível com a potência do produto.

Mas para quê esse trabalho todo? O disjuntor desarma o sistema quando acontece uma sobrecarga no circuito elétrico, cortando a corrente e desligando o aparelho imediatamente. Isso evita, por exemplo, que a queda de um raio nas imediações da sua casa queime seu ar-condicionado e cause um curto circuito em todo sistema.

Distância entre unidades interna e externa

As unidades interna e externa de um ar-condicionado trabalham em conjunto para proporcionar o conforto térmico desejado. O ideal é que estejam o mais próximas possíveis, sendo a distância máxima permitida de 15 metros.

Observar a distância entre as unidades têm influência direta na diminuição de gastos com manutenção e até mesmo impacta nos custos e utilização do aparelho. Por isso, em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções do aparelho.

Checar mangueira de drenagem

Saiba que tanto a unidade evaporadora quanto a condensadora acumulam água e precisam dar vazão para esse líquido. Dessa forma, a tubulação da unidade externa deve ser posicionada de forma vertical ou diagonal.

Em alguns projetos, a drenagem é feita diretamente na tubulação de esgoto. Caso você não tenha essa possibilidade, será preciso quebrar o piso ou parede para retirar a água ou mesmo achar uma solução para reaproveitá-la. Colocar vasos de plantas ou estocar o líquido para posterior aplicação doméstica são ótimas ideias.

Passo a passo de como instalar o ar-condicionado

Agora que você já conhece os cuidados necessários para se aplicar antes da instalação do seu ar-condicionado novinho em folha, vamos ao passo a passo de como instalar o aparelho na sua residência ou local de trabalho.

No mercado, existem dois tipos de aparelho: o split e o de janela. Confira agora como é o procedimento com cada um deles.

Ar condicionando Split

Instalando o ar-condicionado split

Uma dificuldade da instalação do ar condicionado split é que ele requer uma mão de obra especializada, devido aos requisitos técnicos que precisam ser observados para que o aparelho funcione adequadamente.

  1. A unidade interna deve ser instalada primeiro. A parede não deve ter obstruções, tendo 15 centímetros de espaço livre em torno do aparelho. Ele ainda deve ser sustentado altura mínima de 2 metros do chão;
  2. Instale a placa de montagem na parede interna e certifique-se de que ela esteja nivelada;
  3. Faça o buraco para a tubulação, levando em conta a abertura do suporte de montagem, o comprimento do tubo e a distância entre a unidade externa e interna;
  4. O buraco deve ter, aproximadamente, 7,5 centímetros de diâmetro, tem inclinação descendente no sentido da área externa do imóvel;
  5. Cheque as conexões de eletricidade para que estejam posicionadas como mostra a indicação no ar-condicionado;
  6. Conecte os tubos das unidades, passando a tubulação pela parede. Corte um tubo de PVC de 6 milímetros e insira a tampa do tubo na ponta interior do tubo de PVC. Depois, introduza na parede;
  7. Prenda os cabos de alimentação, tubos de cobre e tubos de drenagem com fita isolante;
  8. Utilize duas chaves em direções opostas para fixar o tubo na unidade interna;
  9. Conecte o tubo de drenagem na base da unidade interna, passe os cabos pela parede. Certifique se de que o tubo escorra a água para o local adequado;
  10. Fixe a unidade interna na placa de montagem fixada.

Agora vamos passar para a instalação da unidade externa do equipamento.

  1. Instale a unidade externa longe de áreas com muita poeira, sol e circulação de ar;
  2. Coloque uma placa de concreto sob a unidade, para que ela fique nivelada e acima do nível de água acumulado com chuva e possíveis inundações;
  3. Faça a conexão dos fios, tendo como base o diagrama de fiação apresentado no aparelho ou no manual do fabricante. Depois basta fixar os cabos com um braçadeira;
  4. Prenda os tubos;
  5. Proceda com a drenagem do ar e da umidade no circuito de refrigeração. Depois, remova as válvulas de 2 a 3 vias e da porta de serviço;
  6. Conecte a mangueira de bomba a vácuo e espere ela atingir o nível de 10 mm/hg;
  7. Feche o botão para reduzir a pressão, depois desligue a bomba a vácuo;
  8. Realize teste em todas as válvulas ao mesmo tempo e verifique a existência de vazamentos;
  9. Desconecte a porta de serviços e reposicione a porta de serviço e as placas;
  10. Prenda as conexões e articulações dos fios com fita e isolante, depois fixe a tubulação na parede com abraçadeiras;
  11. Finalize com a selagem do buraco na parede com espuma de poliuretano.
  12. Seu ar-condicionado está pronto para funcionar!
Ar condicionando Janela

Instalação do ar-condicionado de janela

A instalação do ar-condicionado de janela é menos complexa e mais prática do que o split. Entretanto, isso não quer dizer ausência de detalhes técnicos que precisam ser observados. Por isso, mesmo para instalar o ar-condicionado de janela é recomendado o serviço de um profissional.

  1. Meça o ambiente e instale o aparelho em uma altura entre 1,5 e 1,8 metros do chão;
  2. Para melhor distribuição e circulação do ar, instale o equipamento em uma posição centralizada no ambiente;
  3. Escolha um suporte compatível com o tamanho e peso do aparelho;
  4. Posicione o ar-condicionado de dentro para fora na abertura da parede e verifique se ele está firme no suporte;
  5. Para evitar a entrada de ar vindo do exterior, realize a vedação no entorno do ar.
  6. Utilize uma tomada exclusiva para ligar o ar, como também um disjuntor próprio;
  7. Retire barreiras e obstáculos que dificultem a circulação do ar pelo ambiente. Ajuste a temperatura!

Com esses passos, você pode instalar o ar-condicionado em qualquer ambiente da sua casa, apartamento ou local de trabalho. Opte por colocá-lo no local onde você passa mais tempo ou onde precisa ter mais conforto térmico.

O Blog da MGParts espera que essas informações sejam muito úteis para você. Por aqui, você conferiu informações importantes para se atentar antes de instalar o ar-condicionado e os passos necessários de como instalar ar-condicionado split e de parede.

Aproveite agora para conferir dicas de como economizar energia com o ar-condicionado e evitar surpresas desagradáveis na conta de luz.

Até a próxima!

Avalie este post
MGParts

Autor: MGParts

Deixe um comentário

https://sibacargo.co.id/storage/akun-pro-thailand/https://membership.iapi-indonesia.org/slot777/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/idn/https://rsmatamakassar.org/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/slot-zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus-slot/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/maxwin/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/thailand/https://ejournal.neurona.web.id/kamboja/https://hr.tarunabakti.or.id/sbobet/https://jakarta.perdami.or.id/idn/https://bkat.whs.or.id/public/platinum/https://journal.iapi-indonesia.org/toto/https://pesma-annur.net/kamboja/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/zeus/https://journal.loupiasconference.org/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/luar-negeri/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/mpo/https://hr.tarunabakti.or.id/maxwin/https://roippo.org.ua/triofus/https://membership.iapi-indonesia.org/maxwin/https://kabarkalsel.com/uploads/akun-pro-thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/idn/https://hr.tarunabakti.or.id/nexus/https://hr.tarunabakti.or.id/terbaru/https://hr.tarunabakti.or.id/zeus/https://hr.tarunabakti.or.id/thailand/https://hr.tarunabakti.or.id/easy-win/https://fush.fui.edu.pk/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/toto/https://hr.tarunabakti.or.id/depo-10k/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/pasarantogel2/https://hr.tarunabakti.or.id/pasarantogel2/https://ktadigitalpgri.org/assets/dist/img/platinum/https://journal.iapi-indonesia.org/khmer/https://virtual-economics.eu/https://jae.perhepi.org/depo-10k/https://digital.indef.or.id/https://jurnal.pusatsains.com/pasarantogel2/https://journal.iapi-indonesia.org/garansi/https://journal.iapi-indonesia.org/zeus/https://ejournal.usm.my/public/slot-luar-negeri/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-kamboja/https://membership.iapi-indonesia.org/idn/https://asaeca.org/wp-includes/pasarantogel2/https://ojs.hospitalelcruce.org/pages/slot-luar-negeri/https://journal.iapi-indonesia.org/demo-lucky-neko/https://ejournal.usm.my/public/slot-dana/https://www.hama-univ.edu.sy/slot-luar/https://v-rouge.com/slot-depo-10k/https://membership.iapi-indonesia.org/mpo/https://lokakarya.arab-um.com/https://daurah.arab-um.com/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://publicaciones.svrid.org.ve/https://web.rsmatamakassar.org/asset/https://web.rsmatamakassar.org/akun-pro-kamboja/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/pasarantogel2/https://pjmhsonline.com/pasarantogel2/https://pusatsains.com/wp-includes/idn/https://pusatsains.com/wp-content/pasarantogel2/https://journals.uab.pt/sugar-rush/https://ojs.didaktik-der-mathematik.de/starlight-princess/http://sulj.oduvs.od.ua/demo-lucky-neko/https://nv.nung.edu.ua/https://journal.iapi-indonesia.org/classes/https://jmc.edu.ph/blogs/http://periodicos.unifap.br/https://ouvidor.rubineia.sp.gov.br/uploads/akun-pro-thailand/https://jms.ump.edu.pl/pasarantogel2/https://iedi.edu.br/wp-includes/sigma/https://www.unjc.cu/depo10k/https://untref.edu.ar/uploads/demo/gates-of-olympus/https://untref.edu.ar/uploads/demo/sweet-bonanza/https://fjot.anfe.fr/https://tokorumput.com/wp-content/slot-depo-10k/https://wpcpublisher.com/slot-luar-negeri/https://nrais.dgda.gov.bd/public/pasarantogel2https://jltl.com.tr/zeus-slot/https://jltl.com.tr/idnslot/https://mediapencerahanbangsa.co.id/https://journals.asmarya.edu.ly/pasarantogel2/https://pdamindramayu.co.id/images/luar/https://pdamindramayu.co.id/demo/https://journals.zetech.ac.ke/slot-depo25-bonus25/https://aihc.amexihc.org/toto/http://himatikauny.org/wp-includes/zeus/https://cstvcnmt.gialai.gov.vn/demo/https://sedimentologia.org.ar/slot-depo-10k/https://conference.vestnik-vsuet.ru/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/mpo/https://bundamediagrup.co.id/wp-includes/sv388/https://journal.dntb.gov.ua/slot-depo-10k/https://fjot.anfe.fr/js/https://portalderevistas.uam.edu.ni/public/pasarantogel2/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-depo-10k/https://ejournal.aibpmjournals.com/gates-of-olympus/https://ucardioj.com.ua/slot-depo-10k/https://journals.qmu.ac.uk/sv388/https://journals.qmu.ac.uk/api/depo-10k/https://ois.unsa.ba/slot-deposit-pulsa/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-dana/https://cwsconsulting.id/assets/uploads/slot-depo-10k/https://vagas.unimedjau.com.br/storage/slot-luar-negeri/https://jltl.com.tr/idnslot/https://membership.iapi-indonesia.org/akun-pro-jepang/https://www.sa-ijas.org/sweet-bonanza/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/akun-pro-kamboja/https://webscience-journal.net/https://esic.novacanaapaulista.sp.gov.br/uploads/sigmaslot/https://civitic.indoamerica.edu.ec/wp-includes/pasarantogel2/https://www.unjc.cu/sweet-bonanza/